X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novo bispo é ordenado em Cachoeiro de Itapemirim


 

Imagem ilustrativa da imagem Novo bispo é ordenado em Cachoeiro de Itapemirim
Monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza será ordenado bispo. |  Foto: Divulgação

Será realizada neste sábado (19), às 16h, na Catedral São Pedro, em Cachoeiro de Itapemirim, a ordenação episcopal do monsenhor Andherson Franklin Lustoza de Souza, nomeado pelo papa Francisco em dezembro como novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

Por causa da pandemia, a santa missa será restrita e, somente pessoas que já foram inscritas previamente, poderão participar.

Depois de ordenado, dom Andherson será apresentado como bispo auxiliar na Arquidiocese de Vitória, no dia 4 de março, às 18h, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Biografia

Monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, no dia 3 de novembro de 1969. Ingressou no Seminário Bom Pastor, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim, para cursar o Propedêutico e a Filosofia, em Fevereiro de 1992. Concluiu o curso de Filosofia em 1995, sendo o mesmo reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ingressou no Seminário São João Maria Vianney, localizado em Vitória, a fim de cursar a Teologia, no Instituto de Filosofia e Teologia da arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, concluindo o mesmo em 1999. Sua ordenação presbiteral foi celebrada no Ginásio da Faculdade Camiliana, em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 25 de março de 2000.

Assumiu, como administrador paroquial, a Paróquia Senhora Sant´Ana em Apiacá até setembro de 2001, momento no qual foi enviado para Roma, a fim de iniciar o Mestrado em Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Gregoriana.

A conclusão do Mestrado se deu no ano de 2004, mesmo período do início do seu Doutorado, na mesma universidade, sendo este concluído no ano de 2009. Em setembro de 2009, monsenhor Andherson Franklin Lustosa de Souza assume o encargo de pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Itaipava, Espírito Santo, pelo período de 2009-2016.

De 2016 até o momento presente, monsenhor Andherson é vigário da Paróquia Nosso Senhor dos Passos em Cachoeiro de Itapemirim. Após o seu retorno de Roma até o momento atual é professor de Teologia Bíblica no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória, hoje chamado de Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia.

Leciona também no Instituto Teológico Dom Hermínio Malzone Hugo, da diocese de Governador Valadares, Minas Gerais. Por fim, é professor e diretor acadêmico da Escola Diaconal Santo Estevão, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: