Novo aplicativo para fazer carteira de identidade, CNH e marcar consultas
Ferramenta vai contar com serviços de, pelo menos, 58 órgãos públicos. Será possível ainda solicitar remédio pela Farmácia Cidadã
Escute essa reportagem
Para democratizar o acesso a serviços públicos, que antes eram usados de forma presencial, o governo do Estado decidiu criar um portal on-line e também um aplicativo de smartphone. O objetivo é garantir maior acessibilidade à população.
Com isso, quem precisar emitir segunda via de documentos, como carteira de identidade e CNH, não precisará mais ir até os postos presenciais dos órgãos responsáveis pela emissão. O aplicativo vai contar com serviços de, pelo menos, 58 órgãos públicos.
“Se você já é identificado pelo governo, ou seja, já tem registro, já emitiu a primeira via da identidade, por exemplo, quando acessar o aplicativo ou o portal, já será reconhecido. Não será mais preciso ir até um posto para emitir a segunda via”, explicou o coordenador estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado, Victor Murad.
O secretário informou ainda que o documento será reemitido dentro do próprio portal ou aplicativo, de forma digital. Mas, quem optar por recebê-lo em casa, também contará com a opção de impressão física.
Um outro serviço que estará disponível é a solicitação de remédios e recebimento deles em casa. Fornecidos pelo programa Farmácia Cidadã, hoje as medicações são entregues de forma física nos postos que participam do programa.
“Atualmente, você tem de levar seus documentos no local, ficar monitorando quando chegar o remédio e, nesse momento, precisa ir buscá-lo. Com o aplicativo e tendo seus dados cadastrados, o sistema já vai saber quem é você, então, te avisa quando a medicação chegar”.
Sobre o conceito do portal, Murad explicou que existem hoje 58 sites de secretarias e órgãos da administração, o que faz com que o cidadão tenha de realizar busca nesse amplo leque para atendimento de suas demandas.
“Com o portal único, teremos apenas um endereço virtual para que, com sua identidade digital, o cidadão possa ter acesso a todos os serviços que o nosso governo colocará à sua disposição”.
Ele afirmou que foi pensando no público excluído, do ponto de vista social, e nas pessoas com dificuldade de mobilidade, que o governo capixaba elaborou o projeto.
“Trata-se de uma ferramenta inteligente, que integra todos os serviços de governo oferecidos por meio físico ou analógico. Hoje isso exige com que muitas pessoas tenham de se deslocar até os órgãos para consumir serviços públicos”.
Ainda não há previsão de quando o aplicativo e o portal começam a funcionar.
FIQUE POR DENTRO
Cerca de 580 serviços gratuitos
Novo aplicativo
Acesso
O Aplicativo do governo do Estado estará disponível em breve, de forma gratuita, no Play Store e Apple stores dos celulares. Com ele, será possível ter acesso a 580 serviços que o governo do Estado oferece.
Além de orientações sobre o passo a passo para a emissão de primeira via de documentos (que continuará sendo feita de forma presencial nos órgãos responsáveis), será possível emitir segunda via digital de carteira de identidade, habilitação, cartão do SUS, entre outros.
Quem optar por receber a segunda via em casa, também será possível.
Portal único
Atualmente, o governo não conta com um único site que inclui todas as 58 secretarias do Estado. Por meio do novo portal único, será possível ter acesso a todos os sites já existentes, que fornecem cerca de 580 serviços gratuitos.
Também será possível emitir a segunda via digital de carteira de identidade, habilitação, cartão do SUS, entre outros.
Objetivo
O objetivo do projeto, executado pela Secretaria de Estado do Governo (SEG), que integra o Programa Espírito Santo Mais Inteligente, é garantir maior acessibilidade à população aos serviços públicos. Será um portal on-line e também um aplicativo de smartphone.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários