Novidades nas escolas públicas para 2024
Há ampliação de oferta de vagas em tempo integral, novas escolas e creches, além de laboratórios e aulas extras para reforço
Escute essa reportagem
Com matrículas e rematrículas abertas para o próximo ano, o governo estadual e as prefeituras já preparam novidades para 2024.
Há ampliação de oferta de vagas em tempo integral, novas escolas e creches, além de laboratórios novos e aulas extras para reforço do aprendizado.
Na rede estadual, a pré-matrícula para novos alunos que têm interesse em estudar na rede pública começa nesta terça-feira (21).
O subsecretário de Planejamento e Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Marcelo Lema, explicou que os alunos continuarão em 2024 com o programa de fortalecimento da aprendizagem, direcionado a estudantes que necessitem de algum reforço, seja com atendimentos no contraturno ou com monitoria. “No primeiro trimestre, são realizados diagnósticos para saber o que está fragilizado”, revelou.
Além disso, será ampliada a oferta de tempo integral. “Em 2024, serão mais 28 escolas com oferta de tempo integral, chegando a 184 unidades da rede com a modalidade”.
Outra ampliação é do número de Escolas do Futuro, que incentivam inovação nas escolas, vinculando os projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas das unidades. “Hoje temos cinco escolas com a certificação e vamos chegar a 15 em 2024”.
Em Vitória, a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, destacou que hoje o município conta com 17 unidades de ensino em tempo integral. “Em 2024, teremos oferta em 30 unidades”.
Segundo a secretária, mais que a ampliação do tempo na escola, o tempo integral inclui uma metodologia diferenciada.
“O estudante não tem trabalho voltado apenas para o cognitivo, mas é desenvolvido com eles sua autonomia, protagonismo, criatividade”.
As solicitações de matrículas novas para a rede já podem ser feitas em unidades mais próximas.
A secretária de Educação de Cariacica, Luzian Belisario, pontuou que o município está reorganizando sua rede de ensino para 2024.
“Vamos ampliar em mais 4 mil a oferta para o ensino fundamental, sendo 2.500 para tempo parcial e 1.500 para tempo integral. Também vamos investir em tecnologia, material didático e na formação profissional”.
O que vem por aí
Mais vagas no tempo integral
Para o próximo ano letivo, mais 28 escolas da rede estadual passam a ter oferta de tempo integral. Na oferta, as escolas têm carga horária mínima de 7 horas diárias.
Com a ampliação, a rede totaliza 184 escolas de tempo integral, com 8.185 alunos na modalidade.
Mais Escola do Futuro
Mais 10 escolas terão certificação Escola do Futuro, voltadas para ações educacionais com o emprego de tecnologia e inovação. Unidades contam com investimentos no parque tecnológico e, em algumas unidades, até com impressora 3D e laboratórios.
Na Grande Vitória, cinco escolas foram certificadas de forma experimental neste ano. Para o próximo, serão outras 10 unidades, que passarão a abranger todas as regionais.
Cursos técnicos e de qualificação
Como curso técnico de nível médio, serão ofertados os cursos de Logística e de Administração em 2024.
Além disso, haverá oferta de cursos de qualificação profissional integrados ao ensino médio.
São eles: Assistente em Logística noturno e diurno, Assistente de Recursos Humanos noturno, Assistente Administrativo noturno e diurno, Assistente de Manutenção e Suporte a Computadores, e Cuidador de Idoso noturno.
Cursos para jovens e adultos
Serão oferecidos mais quatro cursos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissional: Instalador de Sistemas Elétricos Prediais, Mecânico de Máquinas Industriais, Operador de Computador, e Agentes de Projetos Sociais.
Matrículas
Vagas: 250 mil para ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos em 2024.
Pré-Matrícula: de hoje até 22 de dezembro de 2023 (para quem está fora da rede). Pode ser feita de forma eletrônica, clicando aqui.
Resultados: até 10 de janeiro.
Vitória
Mais vagas no tempo integral
As escolas de ensino fundamental (Emefs) e centros de educação infantil (Cmeis) com oferta de tempo integral chegarão a 30 em 2024. Hoje, são 17 unidades com a oferta.
Mais creches e escolas
No início do ano que vem, será entregue o novo prédio do Cmei Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi.
Serão entregues também duas unidades que passaram por reforma: escola José Áureo Monjardim, em Fradinhos, e Adilson Castro, na Ilha de Monte Belo.
Para o meio do ano, serão entregues o Cmei Jacy Alves Fraga, em Tabuazeiro, e a escola Paulo Roberto Vieira Gomes, em São Benedito.
Foco na alfabetização no 1º ano
A rede vem consolidando o foco na alfabetização das crianças no 1º ano do ensino fundamental.
Matrículas
Vagas: serão cerca de 45.600 vagas para a educação infantil e ensino fundamental.
Rematrículas: vão até sexta-feira (24), assim como pedidos de transferências internas.
Novas matrículas: famílias devem ir à unidade de ensino próxima e fazer o pré-cadastro no Sistema de Gestão Escolar, que já está aberto.
Serra
Novas escolas e creches
Estão em construção seis Cmeis e quatro escolas na rede. Haverá a entrega de dois Cmeis de tempo integral: Divinópolis, no bairro Divinópolis, e Vovô Rely, em Pitanga, totalizando 400 vagas (200 em cada).
Além das construções, algumas unidades estão passando por reformas, com melhorias e ampliação.
Energia solar
Todas as 144 escolas da Serra, em 2024, terão geração de energia elétrica a partir de placas fotovoltaicas (energia solar).
Botão antipânico
Toda a rede contará com equipamento de aviso de risco, conectado ao sistema de vigilância e videomonitoramento da Guarda Municipal. Forças de segurança serão acionadas em tempo real, se necessário.
Matrículas
Vagas: a rede tem 69 mil estudantes. A previsão é abrir mais de 8 mil vagas para novas matrículas no ensino infantil em 2024 e 10.500 novas vagas para ensino fundamental.
Matrículas: a partir de 4 de dezembro, será possível fazer a solicitação de vaga (alunos de fora da rede). Pais devem buscar unidade de interesse para fazer cadastro.
Cariacica
Mais vagas
Com a reorganização da rede, serão abertas mais 4 mil novas vagas para ensino fundamental (2.500 para tempo parcial e 1.500 para estudar em tempo integral).
Matrículas
A rede irá ofertar 52 mil vagas.
Rematrículas: até dia 30.
Novas matrículas: pré-matrícula acontecerá de 11 a 29 de dezembro (alunos que estão fora da rede) pela internet, clicando aqui.
Divulgação dos resultados: de 8 a 23 de janeiro de 2024.
Fonte: Prefeituras citadas e governo do Espírito Santo.
OBS: A Prefeitura de Vila Velha foi procurada, mas não respondeu.
Comentários