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Cidades

Nove mil bicicletas elétricas estão nas ruas da Grande Vitória e Detran faz alerta

Modelos são vistos como alternativa para a locomoção em distâncias intermediárias dentro dos centros urbanos


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Imagem ilustrativa da imagem Nove mil bicicletas elétricas estão nas ruas da Grande Vitória e Detran faz alerta
Proprietário de loja, Jam Penitenti reforçou que a cada ano tem aumentado a busca pelas bikes elétricas |  Foto: Fábio Nunes/AT

Apontadas como opção de transporte alternativo e sustentável, as bicicletas elétricas – também conhecidas como e-bikes – apresentaram um salto nas vendas nos últimos anos, chegando a 9 mil equipamentos nas ruas e ciclovias do ES.

Dados da Associação Brasileiras do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) – que monitora os dados do mercado – apontam que em 2016 eram 7.600 bicicletas elétricas produzidas ou importadas em todo o País. A projeção aponta que, no início de 2025, o País tenha chegado a 300 mil bicicletas elétricas em circulação.

Para especialistas, isso representa cerca mais de 9 mil no ES.

O vice-presidente da Aliança Bike Álvaro Pacheco destacou que a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 2023 – que estabeleceu uma série de regras para veículos elétricos – trouxe maior segurança jurídica.

“Houve aumento significativo nas vendas das bicicletas e, principalmente, dos autopropelidos (como patinetes elétricos). Por eles não precisarem de placa e poderem ser usado em ciclovias, muitas pessoas optaram por comprar esses equipamentos”.

Um outro levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) ainda aponta que as bicicletas elétricas mantiveram sua curva ascendente de produção.

No primeiro bimestre deste ano, foram produzidas 4.584 unidades, aumento de 72,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. A categoria representa 8,5% do volume total produzido (no ano passado, esse índice era de 4,9%).

O vice-presidente do segmento de bicicletas, Fernando Rocha, explica que a bicicleta elétrica é vista como alternativa para a locomoção em distâncias intermediárias dentro dos centros urbanos.

“Os brasileiros seguem uma tendência mundial de optar por produtos em sintonia com o meio ambiente, além de garantir um estilo de vida mais saudável”, pontua.

No mercado desde 2018, o proprietário da Maj Mobilidade Elétrica, Jam Penitenti, também reforçou que a cada ano tem aumentado a busca pelas bikes elétricas, assim como pelos autopropelidos.

“As pessoas têm buscado esse tipo de veículo como um auxiliar, por exemplo, para deslocamentos menores dentro dos bairros”, destacou Jam Penitenti.

Saiba mais

Bicicletas elétricas

Crescimento do mercado no País

Ano - Vendas

2016 - 7.600

2017 - 7.200

2018 - 22.500

2019 - 25.000

2020 - 32.110

2021 - 40.891

2022 - 44.833

2023 - 50.004

2024 - 60.000

Em circulação

300 mil bicicletas elétricas em circulação é a estimativa no País.

No ES a estimativa é que sejam 9 mil em circulação.

Preço

R$ 5.871 é o valor médio de uma bicicleta elétrica urbana.

Regras

Potência e velocidade

A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho de 2023, define o que é considerada bicicleta elétrica. Para isso, define regras:

> Potência: a máxima deve ser de 1000 Watts.

> Velocidade: não pode ultrapassar 32 km/h, para circulação convencional, e 42 km/h se for utilizada para uma prática esportiva.

Características do motor

Elas não podem ter acelerador.

Devem ter sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar (pedal assistido).

São movidas por um motor elétrico localizado na roda traseira ou dianteira, alimentado por uma bateria.

Alguns modelos contam com uma função que permite que o usuário ative a assistência do motor elétrico sem pedalar, mas apenas até uma velocidade máxima de 6 km/h.

Condutores

Não é preciso ter habilitação para pilotar essas bikes elétricas.

Como as regras são as mesmas para bicicletas convencionais, podem ser conduzidas por menores de idade.

Onde pode circular

Assim como bicicletas convencionais, as bikes elétricas podem trafegar por ciclovias e ciclofaixas.

Se não houver nem uma, nem outra, o ciclista deve trafegar pela via urbana, sempre do lado direito, acompanhando o fluxo de veículos automotores.

A bicicleta elétrica só pode circular pelas calçadas, desde que não ultrapasse a velocidade máxima de 6 Km/h.

Equipamentos obrigatórios

É preciso ter campainha (buzina), retrovisor do lado esquerdo, indicador e o dispositivo limitador eletrônico de velocidade (que pode ser aplicativo de smartphone), sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e dos pedais.

Além disso, é obrigatório que os pneus estejam em condições mínimas de segurança.

Apesar de não ser obrigatório, o uso do capacete é altamente recomendado.

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