Nevoeiro encobre a Grande Vitória e faz "sumir" Terceira Ponte
Mesmo com dia ensolarado, nevoeiro encobriu céu da Grande Vitória
O domingo ensolarado na Grande Vitória foi encoberto por um nevoeiro misterioso no final da manhã. A neblina fez desaparecer parte da Terceira Ponte, do Morro do Moreno e surpreendeu banhistas que aproveitaram o dia de sol para ir à praia em Vila Velha e Vitória.
Imagens da neblina foram feitas em pontos como a praia da Guarderia, em Vitória, na praia de Itapuã e no bairro Praia de Itaparica, em Vila Velha.
A reportagem procurou o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para saber o motivo desse fenômeno. Assim que houver retorno, o texto será atualizado.
Confira algumas das imagens





Incaper explica fenômeno
Em nota, o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, explicou que o fenômeno deste domingo foi provocado por causa da formação de uma camada de inversão térmica, que aprisiona umidade na atmosfera mais próxima ao solo.
"Na Grande Vitória, quando o vento sopra fraco de sudeste trazendo umidade marítima e se esbarra contra o “pé de serra” (oeste da região, divisa com a Serrana) é forçado a subir, formando nuvens baixas. O fenômeno ocorre antes da chegada de uma frente fria, em alguns casos. Normalmente, a temperatura diminui com a altitude. Na inversão térmica, ocorre o contrário. Assim, o ar mais denso (frio) fica aprisionado próximo à superfície. Se ele estiver úmido o suficiente e o vento estiver calmo, um nevoeiro pode se formar e a poluição pode ser retida", explicou Hugo.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram