X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Navios da Marinha vão ser abertos para visitação no Porto de Vitória

Público vai poder visitar de graça os navios. Veja como garantir o ingresso


Imagem ilustrativa da imagem Navios da Marinha vão ser abertos para visitação no Porto de Vitória
Navio-Patrulha Oceânico vai ser aberto para visitação |  Foto: Divulgação / Marinha do Brasil

Em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado na próxima quarta-feira (13), a Marinha do Brasil vai abrir visitação a duas embarcações no Cais Comercial da Vports, antigo Porto de Vitória, a partir deste sábado (09). O acesso aos navios é gratuito e o ingresso precisa ser solicitado no site Sympla

Os navios que podem ser visitados pelo público são a Fragata Independência (F44) e o Navio-Patrulha Oceânico APA (P121). 

Leia mais notícias de Cidades aqui

A Fragata Independência vai ser aberta para visitação neste sábado (09) e domingo (10), das 14h às 17 horas. 

Já o Navio-Patrulha Oceânico APA (P121), vai ser aberto ao público na terça-feira (12), quarta (13) e quinta (14), também das 14h às 17 horas. 

Os ingressos estão disponíveis no site Sympla e a Marinha informa que 2.500 ingressos vão ser disponibilizados, por dia. Cada pessoa pode reservar até quatro ingressos. 

O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).

Fragata Independência

A Fragata Independência (F-44) é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Teve sua quilha batida em cerimônia conjunta com a da Fragata União, em 11 de junho de 1972.

Foi batizada e lançada em 2 de setembro de 1974, tendo como madrinha a Sra. Luci Geisel, esposa do Presidente da Republica Exmo Sr. Ernesto Geisel. Fez-se ao mar pela primeira vez em 11 de dezembro de 1978 para realizar as provas de mar.

Foi submetida a Mostra de Armamento e incorporada em 3 de setembro de 1979.

As Fragatas são Navios-Escolta. Podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas.

Imagem ilustrativa da imagem Navios da Marinha vão ser abertos para visitação no Porto de Vitória
Fragata Independência |  Foto: Divulgação / Marinha do Brasil

Navio-Patrulha Oceânico APA

O Navio-Patrulha Oceânico “APA” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 2012, nas dependências da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido.

O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebeu o nome “APA” em alusão a um importante rio brasileiro, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, que delimita a divisa entre o Brasil e o Paraguai.

O “APA” foi construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido a sua grande autonomia, a sua capacidade de operar com aeronave embarcada (helicóptero) e o fato de possuir duas lanchas rápidas o tornam um valioso meio na proteção e fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), conhecida como a "Amazônia Azul".

A missão do Navio-Patrulha Oceânico “APA" é executar a patrulha naval e as operações de socorro e de salvamento; apoiar logisticamente as instalações existentes nas ilhas oceânicas e as operações de retomada e de resgate de reféns, a fim de contribuir para a condução de atividades benignas e de emprego limitado da força, visando a salvaguarda da vida humana e dos interesses do Brasil no mar (na extensão da “Amazônia Azul”); e apoiar a política externa brasileira

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro, dia do aniversário do Almirante Joaquim Marques Lisboa – o Marquês de Tamandaré -, Patrono da Marinha e herói da Pátria.

Serviço

Local: Porto de Vitória (ES)

Entrada: Portão em frente ao Palácio Anchieta Visitação Pública: 9, 10, 12, 13 e 14 de dezembro de 2023.

Horário: 14:00h às 17:00h

Link para fazer a inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/visitacao-publica-navio-fragataindependencia-e-navio-patrulha-oceanico-apa/2274869

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: