X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Navio afundado em Guarapari atrai turistas do mundo todo

Victory 8B, afundado há 20 anos em frente à Ilha Escalvada, é considerado o maior recife artificial de peixes da América Latina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Navio afundado em Guarapari atrai turistas do mundo todo
Cenas do que pode ser visto na região onde está o navio Victory 8B, considerado o maior recife artificial de peixes da América Latina |  Foto: Divulgação/Bruno Felipetto

Maior recife artificial de peixes da América Latina, o navio Victory 8B comemora 20 anos no fundo do mar e segue atraindo mergulhadores do mundo inteiro para o Estado. 

Afundado em frente à Ilha Escalvada, a 12 quilômetros da orla de Guarapari, a embarcação se tornou o local para se encontrar a maior biodiversidade de peixes recifais. Após duas décadas, as espécies seguem se multiplicando e aumentando a beleza do navio. 

“Milhares de turistas de todo o mundo visitaram a cidade só para conhecer o navio de perto. O Victory é uma atração superimportante para Guarapari, uma vida marinha abundante foi atraída pelo navio e é uma conquista que a cidade teve. Temos muito o que comemorar esses 20 anos”, declara o empresário e mergulhador Bruno Felipetto. 

O ponto onde o navio está foi descoberto pelo argentino Julio Yaber, que era instrutor de mergulho na época e participou diretamente do afundamento controlado do Victory 8B, em 3 de julho de 2003.  

O navio tem 89,77 metros de comprimento e está a pouco mais de 30 metros de profundidade. Antes de ir parar no fundo do mar, o mergulhador lembra que foram necessários três anos de trabalho para preparar o navio, que estava abandonado no Porto de Vitória depois de ser apreendido pela Companhia Vale do Rio Doce a pedido do Banco Central da Grécia. Existia uma dívida referente à multa por atraso na entrega de carga.

“Retiramos todo o material líquido que podia ser contaminante, tiramos tubulação, separações entre as cabines, motores e fiação elétrica. Foram 500 dias efetivos de trabalho com engenheiro naval e pesquisas realizadas em outros países”, conta Julio.

“No dia do naufrágio, inundamos os porões e o navio foi lentamente para o fundo. Foram duas horas e 40 minutos até o navio chegar no fundo do mar”, lembra.

Imagem ilustrativa da imagem Navio afundado em Guarapari atrai turistas do mundo todo
fotos: divulgação/Bruno Felipetto cenas do que pode ser visto na região onde está o navio Victory 8B, considerado o maior recife artificial de peixes da América Latina |  Foto: Divulgação/Bruno Felipetto

Duas décadas depois, surge uma preocupação. Uma tempestade fez com que o navio quebrasse e, nessa ruptura, muitas partes da embarcação foram tomadas pelo coral do  Sol, considerado um invasor. 

Leia mais:

Por dentro dos apartamentos gigantes do Centro

Barulho de aviões volta a incomodar moradores em Vitória


“Quase todas as partes do Victory foram tomadas pelo coral do Sol, que é perigoso para as espécies de Guarapari, porque onde  chega, mata  espécies nativas. Vamos precisar de investimentos e de alguém que possa nos ajudar para que possamos liberar o Victory desse coral”, destaca Felipetto.

SAIBA MAIS

Victory 8B: O afundamento controlado do navio Victory 8B, em Guarapari, aconteceu em 3 de julho de 2003.

89,77 metros: de comprimento tem o navio, que  está a pouco mais de 30 metros de profundidade, em frente à Ilha  Escalvada, a 12 km da costa da cidade.

Victory 8B: O afundamento controlado do navio Victory 8B, em Guarapari, aconteceu em 3 de julho de 2003.  Foram três anos de trabalho para preparar o navio, que estava abandonado no Porto de Vitória depois de ser apreendido pela Companhia Vale do Rio Doce a pedido do Banco Central da Grécia. O naufrágio entre os especialistas é tratado como afundamento controlado. O Victory 8B é o único navio afundado de forma controlada no Estado. O navio se tornou morada de centenas de espécies, e 20 anos depois é considerado o maior recife artificial de peixes da América Latina.

Espaços para o turismo náutico

Um dos mais recentes casos de navios afundados de forma controlada no País ocorreu na costa de Tamandaré, no litoral sul de Pernambuco. Dois navios, o Riobaldo e o Natureza, passaram por um processo de remoção de tinta para evitar a intoxicação da água e foram parar no fundo do mar para fomentar o turismo náutico. 

De acordo com o Ministério do Turismo, o afundamento de vagões, aeronaves, embarcações de diversos tamanhos, estátuas gigantes e viaturas blindadas em áreas propícias para o mergulho trazem desenvolvimento de pousadas, hotéis e resorts, e são prioridade para a pasta. 

 No Estado, somente o Victory 8B teve um afundamento controlado. Uma segunda embarcação que está no fundo do mar e também atrai mergulhadores é o cargueiro britânico Beluccia, que afundou perto das Ilhas Rasas, em 1903, em Guarapari, e fica bem perto do Victory. 

Para o empresário e instrutor de mergulho Bruno Felipetto, o afundamento de novos  navios fomentaria ainda mais o turismo náutico no Estado. 

“Em 2020 tivemos o Iron Trader, que é do tamanho do Victory, e poderia ser mais um navio no fundo do mar. Mas foi vendido por R$ 400 mil e virou sucata. Há lugares onde afundaram navios que tiveram fila de dois anos de espera para conseguir mergulhar. É um turismo diferente, de classe alta, e que precisa de esforços de todos os órgãos para conseguirmos afundar mais navios”, explica o empresário. 

A Secretaria de Estado do Turismo  informou que  o tema “afundamento de navios” não está em debate. “Na Setur, atualmente, não existem registros de navios com necessidade de afundamento. Caso a demanda ocorra, o assunto será tratado em parceria com a esfera federal”, diz a pasta.

Leia mais:

Carteira para pilotar moto elétrica custa mais de R$ 2 mil

Feira em Vitória mostra novidades para bebês

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: