Municípios intensificam limpezas em canais para conter novos alagamentos
Equipes trabalham para retirar lixos e entulhos nas cidades
Escute essa reportagem
Com as chuvas que têm atingido o Estado nos últimos dias, prefeituras têm intensificado o trabalho de retirada de lixos em canais. A limpeza é feita para melhorar o escoamento de água e diminuir riscos de alagamentos nos municípios.
Em Vila Velha, a prefeitura afirmou que o trabalho é constante para retirada de entulhos nas galerias e canais para amenizar o efeito das chuvas. Somente das 21 horas de segunda-feira (29) até às 9 horas desta terça-feira (30) foram retiradas 35 toneladas de lixo das estações de bombeamento.
Em nota, a assessoria do município informou que os recursos investidos para melhorar o escoamento das chuvas somam mais de R$ 750 milhões, contando ainda com obras de macrodrenagem, realizadas em parceria com o Governo do Estado.
Em Vitória, a prefeitura afirmou que os trabalhos foram intensificados nas últimas semanas considerando as fortes chuvas, afim de diminuir impactos causados, com coleta de lixo, varrição e limpeza de bueiros.
"A Secretaria conta também com os caminhões de desobstrução, para fazer a remoção do lixo que obstrui a saída das águas nas principais vias e onde há maiores pontos de alagamentos durante ou após as chuvas", conforme nota do município.
O Secretário da Central de Serviços da capital, Leonardo Amorim, afirmou que as equipes estão trabalhando em diversos pontos da cidade e a expectativa é de que até esse final de semana os trabalhos na cidade sejam normalizados.
A prefeitura de Cariacica também afirmou trabalhar diariamente para a desobstrução de galerias e de redes de drenagem para prevenir alagamentos em períodos chuvosos.
Em nota, a assessoria do município informou que o trabalho de limpeza de canais é realizado sete dias por semana de forma manual e mecanizada.
"A Semserv também trabalha em toda a cidade, com um extenso cronograma de limpeza, varrição e recolhimento de lixo, além da manutenção e limpeza de todos os canais da cidade e limpeza preventiva das redes de drenagem. Tem ainda coleta de lixo na hora certa e os serviços Cata-Entulho e Papa-Móveis para evitar o descarte irregular", informa a nota.
A prefeitura da Serra também afirmou que nos últimos dias realizou limpezas com escavadeiras nos canais dos bairros Cantinho do Céu, Central Carapina, Taquara I, Nova Almeida em Praiamar e São Diogo. Com as equipes manual em Cascata, Divinópolis, Jardim Bela Vista, Vista da Serra II, Santo Antônio e em Feu Rosa.
"A Secretaria de Serviços da Serra (Sese) realiza limpeza periodicamente dos mais de 50 corpos hídricos da Serra. Nestas ações são utilizadas equipes de limpeza manual e duas escavadeiras para limpeza mecanizada. A Sese também realiza o monitoramento com visitas aos locais", informou o município em nota.
COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
Além do trabalho realizado pelas prefeituras, o descarte correto do lixo é essencial para manter a limpeza urbana.
A prefeitura de Vila Velha alertou para a importância da contribuição da população nesse fator, "evitando descartar resíduos em locais impróprios como pontos viciados e terrenos baldios", segundo a nota. O lixo deve ser descartado no horário e dia da passagem da coleta feita pelo caminhão.
Já o secretário de Serviços de Cariacica, Marcos Aranda, destacou: “Pedimos a colaboração da população para não jogar lixo ou entulho nessas áreas, para preservar o meio ambiente e evitar outros tipos de transtornos. A Prefeitura de Cariacica faz a limpeza, mas os moradores precisam ajudar também”.
Em Vitória a população pode consultar o site da prefeitura para saber os horários de coleta de lixo domiciliar no seu bairro, afim de jogar os resíduos em horário próximo do seu recolhimento, evitando possíveis obstruções.
Comentários