Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mundo digital em quadro da TV Tribuna

O especialista Eduardo Pinheiro vai tratar de temas como crimes cibernéticos. Quadro será exibido toda terça no Tribuna Notícias

Aguinor Malaphaia, do jornal A Tribuna | 07/01/2022 13:08 h

Eduardo Pinheiro vai orientar  telespectador para não cair em armadilhas
Eduardo Pinheiro vai orientar telespectador para não cair em armadilhas |  Foto: Leonardo Bicalho/at
 

A TV Tribuna está com uma novidade: o quadro “Mundo Digital”, sob o comando do especialista em Segurança Digital e consultor de Tecnologia da Informação Eduardo Pinheiro.

A exibição do quadro, que  acontecerá todas as terças-feiras dentro da primeira edição do telejornal Tribuna Notícias, vai tratar de temas ligados ao mundo da  internet, como smartphones, segurança digital e crimes cibernéticos.

“O telespectador pode esperar, em primeiro lugar, uma linguagem bem simples, para que todos possam ter condições de entender e aprender com as dicas do quadro”, adiantou Pinheiro, que já assina uma coluna sobre o assunto, publicada na edição impressa de domingo do jornal A Tribuna.

Segundo Eduardo Pinheiro, a população, de um modo geral, ainda não possui a cultura da segurança digital. Por conta disso,  os incidentes e golpes do mundo virtual, em sua maioria, ocorrem por conta da falta de informação.

“Também porque as pessoas não praticam as medidas mínimas de segurança, como criar senhas seguras e alterá-las com frequência”, explicou o especialista.  

Pinheiro diz ainda que os golpes online crescem basicamente por dois fatores: o primeiro está relacionado aos criminosos, que encontram no mundo digital comodidade, variedade de possibilidades de crimes  e um suposto anonimato. 

“Tudo isso acaba sendo fator de estímulo para esses criminosos. Já por parte das vítimas, a falta de informação e de adoção das melhores práticas de segurança online são primordiais para o sucesso da ação desses criminosos”, explicou ainda o especialista.

A editora-executiva da TV Tribuna, Janine Jordaim, destaca que o público ganha um espaço para se inteirar sobre os recursos disponíveis no mundo digital e como usá-los de forma segura.

“Hoje, a maioria dos negócios e relações pessoais passa pela internet. Dessa forma, a proposta do quadro é oferecer informações atuais, respaldadas por um especialista, deixando os telespectadores conectados com o melhor do mundo digital”, detalhou Janine.     

 “Já agradou muito ao público e nós recebemos várias mensagens parabenizando pela iniciativa”,  completou. O primeiro  quadro    “Mundo Digital” foi apresentado na última terça-feira.

Eduardo pinheiro especialista em Segurança Digital

“Haverá dicas para evitar golpes”

A tribuna – O que te levou ao mundo da Tecnologia da Informação?

Eduardo Pinheiro – Entrei meio que por acaso, quando estava na fila para fazer inscrição na prova da Escola Técnica (atual Ifes) para o curso de Segurança do Trabalho, mas um amigo me convenceu a fazer inscrição com ele para o curso de Processamento de Dados, área na qual me formei. Daí em diante, me apaixonei pela informática e não parei mais. 

Qual a sua formação e área de atuação?

Além de Gestão em Tecnologia da Informação, sou formado em Direito e fiz pós-graduação em Direito Digital, e também mestrado em Políticas Públicas.

 No ano passado, obtive as certificações internacionais em DPO (Data Protection Officer) para trabalhar como oficial de proteção de dados e com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O que o telespectador da TV Tribuna pode esperar do novo quadro?

Pode esperar, em primeiro lugar, uma linguagem bem simples, para que todos possam ter condições de entender e aprender com as dicas para evitar golpes. 

Em segundo lugar, uma variedade de assuntos relacionados ao dia a dia das pessoas com o uso da tecnologia da informação, com temas ligados à segurança digital e crimes cibernéticos.


SAIBA MAIS 


Temas ligados ao uso da tecnologia

Serviço

o quê: Quadro “Mundo Digital”, com o especialista em Tecnologia da Informação  Eduardo Pinheiro. 

Quando: Todas as terças-feiras.

ONDE: Dentro da 1ª  edição do telejornal Tribuna Notícias.   

Horário: A partir das 11 horas e 55 minutos.

Objetivo

apresentar para o telespectador temas relacionados ao dia a dia das pessoas com o uso da tecnologia da informação, envolvendo assuntos ligados à internet, smartphones, segurança digital e golpes virtuais.

Fonte: Rede Tribuna e Eduardo Pinheiro.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS