X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mundo digital em quadro da TV Tribuna

O especialista Eduardo Pinheiro vai tratar de temas como crimes cibernéticos. Quadro será exibido toda terça no Tribuna Notícias


Imagem ilustrativa da imagem Mundo digital em quadro da TV Tribuna
Eduardo Pinheiro vai orientar telespectador para não cair em armadilhas |  Foto: Leonardo Bicalho/at

A TV Tribuna está com uma novidade: o quadro “Mundo Digital”, sob o comando do especialista em Segurança Digital e consultor de Tecnologia da Informação Eduardo Pinheiro.

A exibição do quadro, que  acontecerá todas as terças-feiras dentro da primeira edição do telejornal Tribuna Notícias, vai tratar de temas ligados ao mundo da  internet, como smartphones, segurança digital e crimes cibernéticos.

“O telespectador pode esperar, em primeiro lugar, uma linguagem bem simples, para que todos possam ter condições de entender e aprender com as dicas do quadro”, adiantou Pinheiro, que já assina uma coluna sobre o assunto, publicada na edição impressa de domingo do jornal A Tribuna.

Segundo Eduardo Pinheiro, a população, de um modo geral, ainda não possui a cultura da segurança digital. Por conta disso,  os incidentes e golpes do mundo virtual, em sua maioria, ocorrem por conta da falta de informação.

“Também porque as pessoas não praticam as medidas mínimas de segurança, como criar senhas seguras e alterá-las com frequência”, explicou o especialista.  

Pinheiro diz ainda que os golpes online crescem basicamente por dois fatores: o primeiro está relacionado aos criminosos, que encontram no mundo digital comodidade, variedade de possibilidades de crimes  e um suposto anonimato. 

“Tudo isso acaba sendo fator de estímulo para esses criminosos. Já por parte das vítimas, a falta de informação e de adoção das melhores práticas de segurança online são primordiais para o sucesso da ação desses criminosos”, explicou ainda o especialista.

A editora-executiva da TV Tribuna, Janine Jordaim, destaca que o público ganha um espaço para se inteirar sobre os recursos disponíveis no mundo digital e como usá-los de forma segura.

“Hoje, a maioria dos negócios e relações pessoais passa pela internet. Dessa forma, a proposta do quadro é oferecer informações atuais, respaldadas por um especialista, deixando os telespectadores conectados com o melhor do mundo digital”, detalhou Janine.     

 “Já agradou muito ao público e nós recebemos várias mensagens parabenizando pela iniciativa”,  completou. O primeiro  quadro    “Mundo Digital” foi apresentado na última terça-feira.

Eduardo pinheiro especialista em Segurança Digital

“Haverá dicas para evitar golpes”

A tribuna – O que te levou ao mundo da Tecnologia da Informação?

Eduardo Pinheiro – Entrei meio que por acaso, quando estava na fila para fazer inscrição na prova da Escola Técnica (atual Ifes) para o curso de Segurança do Trabalho, mas um amigo me convenceu a fazer inscrição com ele para o curso de Processamento de Dados, área na qual me formei. Daí em diante, me apaixonei pela informática e não parei mais. 

Qual a sua formação e área de atuação?

Além de Gestão em Tecnologia da Informação, sou formado em Direito e fiz pós-graduação em Direito Digital, e também mestrado em Políticas Públicas.

 No ano passado, obtive as certificações internacionais em DPO (Data Protection Officer) para trabalhar como oficial de proteção de dados e com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O que o telespectador da TV Tribuna pode esperar do novo quadro?

Pode esperar, em primeiro lugar, uma linguagem bem simples, para que todos possam ter condições de entender e aprender com as dicas para evitar golpes. 

Em segundo lugar, uma variedade de assuntos relacionados ao dia a dia das pessoas com o uso da tecnologia da informação, com temas ligados à segurança digital e crimes cibernéticos.


SAIBA MAIS 


Temas ligados ao uso da tecnologia

Serviço

o quê: Quadro “Mundo Digital”, com o especialista em Tecnologia da Informação  Eduardo Pinheiro. 

Quando: Todas as terças-feiras.

ONDE: Dentro da 1ª  edição do telejornal Tribuna Notícias.   

Horário: A partir das 11 horas e 55 minutos.

Objetivo

apresentar para o telespectador temas relacionados ao dia a dia das pessoas com o uso da tecnologia da informação, envolvendo assuntos ligados à internet, smartphones, segurança digital e golpes virtuais.

Fonte: Rede Tribuna e Eduardo Pinheiro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: