Mulheres pedem ajuda após descobrir traição
Psicólogos afirmam que elas são a maioria nos consultórios. Meta é superar a dor e evitar dificuldade em outros relacionamentos
Escute essa reportagem
A traição tomou novamente as redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados nesta semana, depois que a universitária Duda Mehdef, 23 anos, revelou que tinha ficado com o cantor MC Cabelinho, 27, noivo da atriz Bella Campos, 25.
Mas, infelizmente, a traição não é um comportamento apenas dos famosos e pode trazer traumas e dificuldades de relacionamentos. Por isso, segundo os psicólogos, mulheres estão pedindo ajuda após descobrirem casos de traição.
“As mulheres são a maioria na busca por ajuda no consultório. Não porque elas sofram mais, mas porque elas estão entendendo que a psicologia é um aliado para que possam elaborar traumas, dificuldades ou rompimento de laços no relacionamento. Elas têm buscado este suporte para elaborar melhor essa dor e partir para uma nova relação ou continuar a vida com uma construção não tão dolorosa”, destaca o psicólogo Gerson Abarca.
Para o especialista, há dois pontos em uma traição que levam a mulher a procurar ajuda de um psicólogo: a decepção com ela mesma por não desconfiar e a sensação de ser colocada de lado.
“Ela sempre leva aquele choque de saber que foi traída por alguém que ela não imaginava que o faria. Então, vem a sensação de que ela não foi capaz de perceber, vem a decepção com ela mesma. E o outro aspecto é a perda, a questão da dor de ter sido preterida, colocada de escanteio em uma relação amorosa na qual ela estava envolvida e com sentimento”.
A maioria chega ao consultório bem fragilizada e com a sensação de culpa, segundo a psicóloga clínica Luíza Bazoni.
“Elas chegam até mesmo se perguntando 'onde foi que erraram', como se a culpa fosse delas. Existem as que chegam com raiva, mas também existem aquelas que estão ali porque querem perdoar o parceiro, mas não conseguem 'deixar para lá' o ocorrido”.
A psicóloga explica que as pessoas se comportam de formas diferentes diante do trauma. “A traição pode desencadear quadros de ansiedade e hipervigilância, como problemas de sono, concentração, isolamento, raiva ou desejo de vingança. Existem pessoas que passam anos sem saber lidar com esse trauma, se afastando de qualquer pessoa que se aproxime, por falta de confiança”.
Ela destaca ainda que a traição é sempre acompanhada de muita dor e tristeza para o traído. “Por isso é tão importante buscar ajuda psicológica para lidar com as emoções difíceis que surgem”.
Outros casos
Marido engravidou amante
Uma assistente administrativo de 32 anos contou que ficou sabendo da traição do marido depois que a amante ligou para ela dizendo que estava grávida dele.
“Fui para as redes sociais para ver quem era. Tive vontade de matar! Eu tinha uma tatuagem com o nome dele, mas cobri. Ele admitiu, mas disse que aconteceu quando estávamos separados. Depois disso, ficamos um ano e três meses separados. Foi muito difícil, mas acabei perdoando e voltando, gosto muito dele”.
Traição e perdão
Uma balconista de 30 anos contou que desconfiou da traição do namorado depois que pessoas próximas começaram a comentar que, enquanto eu trabalhava, ele sair para outro bairro para beber e ficar com outras mulheres. “Ele nunca admitiu, mas paguei na mesma moeda, fui lá e traí também. Mas contei o que tinha feito. Ficamos um tempo brigados e depois voltamos”.
Traiu a noiva grávida e pediu perdão
Com uma carta aberta, o jogador Neymar assumiu nas redes sociais que traiu a noiva, a modelo Bruna Biancardi, que está grávida, com a influenciadora digital Fernanda Campos, na véspera do Dia dos Namorados. O assunto gerou um constrangimento (internacional) para Neymar, mas Bruna perdoou o jogador, que ainda sofre críticas dos seguidores pelo ocorrido.
Caso dentro de casa
A cantora Preta Gil não perdoou a traição do ex-marido, o personal trainer Rodrigo Godoy, que foi flagrado voltando de uma viagem em clima de intimidade com a ex-estilista da cantora, Ingrid Lima.
Ele admitiu que o romance começou dentro da casa da Preta. Ela só foi desconfiar da infidelidade em janeiro, após a descoberta do câncer no intestino, quando o marido se distanciou. Nas redes sociais, ele foi bastante criticado, principalmente pelo fato de ter traído durante o tratamento da cantora contra o câncer.
Virou música
Um dos casos mais famosos de traição descobertos recentemente foi o da cantora pop Shakira e o ex-jogador de futebol Gerard Piqué.
Ele se divorciaram em 2022, após 11 anos de casamento. A traição dele, segundo fontes próximas ao ex-casal, foi descoberta por causa de um pote de geleia. A traição virou música com indiretas para o ex-marido e sua nova namorada.
Comentários