X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mudança de vida após curso para aprender profissão

Mais de 4 mil alunos se formaram em treinamentos do programa Qualificar ES e estão prontos para conquistar um emprego


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mudança de vida após curso para aprender profissão
A dona de casa Aurineia de Lima se formou no curso de Cuidador de Idosos: “Agora, me sinto preparadíssima” |  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Aprender uma nova profissão e se qualificar para conseguir um emprego. Esses são alguns dos objetivos de 4.124 alunos que se formaram ontem no programa Qualificar ES, do governo do Estado. Entre esses alunos estão muitas mulheres, donas de casa ou não, que enxergaram no programa uma forma diferente de mudar suas vidas.

A dona de casa Aurineia de Lima Subtil, de 45 anos, formanda do curso de Cuidador de Idosos, é uma delas.

“Eu estava desempregada, surgiu a oportunidade e eu falei que ia tentar. Me sinto preparadíssima para o mercado de trabalho, me estimulou mais ainda”, disse em entrevista à reportagem de A Tribuna, enquanto segurava sua beca.

Mãe solo de três filhos, Solange Freitas, de 46 anos, que se formou em Segurança do Trabalho, também estava desempregada e enxergou no curso a mesma oportunidade que Aurineia.

“Fiquei muito tempo parada, sem estudar. Não tinha preparação alguma, qualificação. Espero agora conseguir atuar na minha área”, disse, emocionada.

Os cursos do Qualifica ES também chamaram a atenção de quem tinha como objetivo ganhar mais conhecimentos, como foi o caso da atendente de escritório Josemere Rosa, de 49 anos. “Quem sabe posso até mudar de área. Trabalho com escritório, mas me formei no curso de Auxiliar de Secretaria Escolar”, conta.

Em alguns casos, a formação oferecida pelo programa ultrapassou as barreiras do profissional, mudando até a vida de quem não tinha mais expectativas de voltar a trabalhar. Foi o que aconteceu com Raithe Vitorina Freitas, de 34 anos, que quase morreu após sofrer um acidente de moto, em 2013.

“Fiquei 90 dias em coma. Eu me recuperei, mas não pude mais trabalhar. Fiquei sem expectativas e decidi fazer o curso de Cuidador de Idosos. O programa trouxe um novo significado para minha vida”

NOVA OPORTUNIDADE

Imagem ilustrativa da imagem Mudança de vida após curso para aprender profissão
|  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Troca de profissão

Mãe solo de dois filhos pequenos, Ester Cesar Aprijo, de 39 anos, afirma que está muito feliz. Após alguns anos trabalhando como auxiliar de indústria, ela tomou coragem e decidiu cursar Elétrica. Formada, agora ela aguarda ansiosa por uma vaga de emprego na área.

“Praticamente já estou empregada. Como trabalho na área industrial, a empresa vai me dar uma oportunidade, em uma nova profissão”, conta.

Ela indica o curso para quem ainda não decidiu o que fazer. “ Você sai do curso com um ótimo currículo”.

SECRETÁRIA ESCOLAR

Imagem ilustrativa da imagem Mudança de vida após curso para aprender profissão
|  Foto: Heytor Gonçalves/ AT

Duas profissões

A auxiliar de serviços gerais Marinalva de Oliveira Vieira, de 45 anos, pretende, a partir de agora, ter duas profissões. Ela, que trabalha em um hospital, deseja, também, trabalhar como secretária escolar.

“Fiz esse curso porque gostaria de ter duas profissões, trabalhar em dois lugares para juntar um dinheiro legal”, afirmou.

Ela também frisou a importância do programa. “Eu aprendi muito. Me fez reacender a vontade de estar sempre estudando. Quero fazer outros cursos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: