Motos na mira de blitz para reduzir acidentes
Até agosto deste ano, 543 pessoas perderam a vida no trânsito no Estado, sendo que 263 foram mortes de motociclistas
Escute essa reportagem
“No trânsito, escolha a vida!” é o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a Semana Nacional do Trânsito, que vai até a próxima segunda-feira. A campanha abrange o País e, no Estado, além das ações voltadas para todos os veículos, terá o foco para os condutores de motos.
As ações serão divididas em blitze educativas, exibição de vídeos em postos de abordagem, peças em redes sociais e visitas a escolas.
Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, de acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. Esse dado corresponde a mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.
“É difícil uma operação que você não flagre pelo menos um motociclista sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Então esse é um foco importante”, afirma o gerente de Fiscalização do Detran/ES, Jederson Lobato.
Christian Tanimoto, gerente de Operações da Eco101, destaca que a ideia principal é sensibilizar o usuário a conduzir o veículo de uma maneira preventiva e contribuir com um trânsito mais seguro.
“A abertura da ação foi com esse foco no motociclista. O motociclista e o pedestre são os atores mais vulneráveis no trânsito. Então, por isso, a gente abriu essa Semana Nacional do Trânsito com motociclista”, avalia.
O gerente destaca que a Eco101 tem 48 veículos operacionais (bases de atendimento ao usuário), realizou mais de 40 ações em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultando em mais de seis mil usuários abordados.
O inspetor e superintendente da PRF-ES, Wemerson Pestana, destaca que a semana envolve os órgãos ligados ao trânsito e cidadãos.
“A escolha (do condutor) pode salvar ou não uma vida. Então a gente quer que essa escolha logicamente salve uma vida. Não faça ultrapassagem em local proibido. Se for beber, chame um veículo. Então, no trânsito, escolha a vida”.
Saiba mais
Trânsito mais seguro
Acidentes
- Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado.
- São mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas.
- Das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.
Campanha
- A semana Nacional do Trânsito é realizada em todo o País, até segunda-feira, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro.
- São realizadas ações por meio de blitze educativas, exibição de vídeos em postos de abordagem, peças em redes sociais e visitas a escolas.
Fonte: Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo e entrevistados.
Comentários