Morre Pergentino de Vasconcellos, fundador da Unesc, aos 96 anos
Pergentino também foi fundador do Hospital e Maternidade São José
Escute essa reportagem
Morreu nesta quinta-feira (18), aos 96 anos, Pergentino de Vasconcellos, fundador do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) e do Hospital e Maternidade São José (HMSJ), ambos em Colatina, no Noroeste do Estado. Pergentino estava internado no próprio hospital que fundou e, na manhã desta quinta, não resistiu após complicações de uma cirurgia para tratar uma infecção no trato biliar.
Pergentino é avô do deputado estadual Renzo Vasconcellos, do Progressistas.
"Foi acompanhado pela equipe médica, submetido a um tratamento cirúrgico no dia 15 de novembro. A família agradece as manifestações de carinho”, informou Pergentino de Vasconcellos Júnior. O velório será realizado na Arena Cultural do UNESC, com a saída do cortejo às 16h30, para o sepultamento no cemitério de São Vicente, em Colatina, às 17h30.

Nascido em 1925, Pergentino foi um incentivador da educação superior nas regiões Norte e Noroeste, com a fundação da Unesc, há 54 anos. O curso de Direito da entidade é um dos mais antigos do Estado, sendo o primeiro após o curso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Um ano depois, fundou o Hospital e Maternidade São José. Ele também foi responsável por fundar a Casa do Menino de Colatina,
"Pergentino quis guardar livros quando jovem, ser contador. Mas a ele não cabia reter para si nem os compêndios e tampouco o conhecimento. Sua necessidade de ver Colatina inserida entre as cidades com faculdades permite que hoje tenhamos um complexo de educação da pedagogia à medicina, do cuidado com a mente e o coração. Ao fundar a Casa do Menino, há 56 anos, o Unesc, há 54, e o Hospital Maternidade São José, há 53, Pergentino deu à região as ferramentas para atravessarmos os mais difíceis anos da História. Ao fim dessa jornada, concluída sua missão, ele nos deixa, aos 96 anos, presos à saudade e à gratidão. Se hoje nos despedimos de um homem e de uma era, que sejamos fortes, bravos e valentes para abraçarmos seus ensinamentos e construirmos o futuro com as lições deixadas por ele", escreveu o filho Pergentino Junior.
Nas redes sociais, o deputado Renzo Vasconcellos fez uma homenagem ao avô.
Por conta da morte de Dr. Pergentino, as atividades acadêmicas na instituição foram suspensas nesta quinta-feira. Ele deixa a esposa Ilaria Rossi de Vasconcellos, com quem foi casado por 72 anos, além de 3 filhos (um deles in memoriam), além de 10 netos e 16 bisnetos.
Comentários