Login

Atualize seus dados

VIAS PÚBLICAS

Moradores procuram a Justiça por causa de buracos na Grande Vitória

As chuvas das últimas semanas agravaram o problema, que já causou acidentes de motos e de carros, além de quedas de pedestres

25/11/2021 14:05:30 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Moradores procuram a Justiça por causa de buracos na Grande Vitória
Cones, para alertar motoristas, foram colocados em um buraco na rua Dr. Eurico de Aguiar, em Santa Lúcia, Vitória Foto: Antonio Moreira/AT
 

Os buracos nas vias públicas da Grande Vitória têm se tornado alvo de processos na Justiça e de denúncias no Ministério Público. As chuvas das últimas semanas agravaram o problema, que já causou acidentes de motos e de carros, além de quedas de pedestres.

Um morador do bairro Ilha do Boi, em Vitória, fez uma denúncia ao Ministério Público sobre a situação dos buracos nas ruas da capital.

O ambientalista e presidente da SOS Ambiental, Eraylton Moreschi, protocolou um pedido no órgão no dia 15 de novembro solicitando que inquérito civil e a ação civil pública fossem instaurados “para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente”.

Ele pede que o órgão investigue a responsabilidade de danos ao patrimônio público e “das irregularidades na Gestão Pública que resultaram na situação atual das vias públicas do município de Vitória”.

“Quando você anda de carro nas ruas de Vitória, a quantidade de solavanco que você leva é uma coisa absurda. Já foram feitas denúncias de muitos moradores reclamando de danos em seus veículos, como pneu estourado, entre outros”, informou o ambientalista.

O gestor de SMS, Adriano Galante, morador de Jardim Camburi, em Vitória, denunciou à coluna “Qual a Bronca”,  do jornal A Tribuna que teve o pneu do carro rasgado por conta dos buracos na Avenida José Maria Vivácqua Santos.

“Rasguei o pneu e empenei a roda do carro. Outros motoristas e motociclistas também caíram no mesmo local, tendo prejuízos. O motociclista chegou a cair, após furar o pneu da moto”, afirmou.

Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, o município de Vitória foi condenado a pagar R$ 3 mil a uma idosa, após ela cair em um buraco durante uma caminhada, no início deste ano. Por conta do acidente, a vítima ficou bastante ferida e precisou levar pontos no queixo. 

Já uma mulher, que sofreu uma queda em buraco ao atravessar uma faixa de pedestres, deve ser indenizada em R$ 5 mil por danos morais pelo município de Vila Velha. 

A vítima contou que não havia sinalização no local e, devido ao ocorrido, sofreu um trauma no tornozelo, tendo que se submeter a cirurgia, usar cadeira de rodas por 30 dias e muletas por 60 dias.


O QUE DIZEM AS PREFEITURAS


Vitória

  • A prefeitura informou, por meio do secretário Municipal da Central de Serviços Leonardo Amorim, que tem um contrato de prestação de serviços chamado tapa-buracos, que é mantido diariamente para estar nos locais onde há ocorrências de buracos, sendo feito o fechamento o mais rápido possível.
  • O serviço só pode ser executado nos dias de sol e nos dias de chuva é usado uma composição, chamado de asfalto a frio, para que possa tampar os buracos evitando assim acidentes.
  • Normalmente nos períodos de chuvas, apresenta-se o maior número de buracos.
  • O secretário ainda informou que a prefeitura está intensificando o trabalho de tapa-buracos também aos finais de semana para diminuir os impactos na cidade.
  • O telefone da Ouvidoria é 156.

Vila Velha

  • A prefeitura explicou que diariamente utiliza em média 20 toneladas de asfalto para garantir o reparo nos pavimentos. A ação tapa-buracos é permanente no município e foi intensificada após as fortes chuvas.
  • A população pode solicitar a melhoria pelo número 162, da Ouvidoria Municipal. 

Cariacica

  • A Prefeitura de Cariacica explicou que a Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) conta com três equipes atuando diariamente nas vias de responsabilidade do município, realizando a recuperação de ruas e avenidas. 
  • Além disso, todas as  regiões da cidade estão recebendo obras de pavimentação e drenagem. 
  • Para denúncias e pedidos do serviço de tapa-buracos, deve acionar a Ouvidoria, por meio do telefone 162.

Serra

  • Já a prefeitura do município disse que está atuando com a operação tapa-buracos em todo o município, seguindo cronograma semanal.
  • O canal para registro de reclamações de buracos nas vias é o telefone 3291-5306.

Fonte: Prefeituras citadas.