X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Moradores fecham a BR-101 e prejudicam o trânsito em Viana

Motoristas precisaram ficar parados por cerca de 3 horas no local

Amanda Drumond, com informações de Vanuza Santana (TV Tribuna/SBT) | 01/02/2022 09:48 h | Atualizado em 01/02/2022, 12:26

Momento em que a pista ainda estava fechada
Momento em que a pista ainda estava fechada |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Moradores do bairro Jucu, em Viana, fecharam os dois sentidos da BR-101, queimando pneus e madeiras no meio da pista, durante um protesto contra as obras feitas pela Eco 101, na manhã desta terça-feira (1º). 

À reportagem da TV Tribuna/SBT, os manifestantes afirmaram que o trabalho feito pela concessionária da rodovia dificulta o acesso aos bairros Belém e Jucu. Motoristas que passaram pelo local precisaram ficar parados por cerca de três horas, tempo que durou a manifestação.

De acordo com a Polícia Federal, que esteve no local junto com a Eco 101, a pista foi totalmente liberada por volta das 7h30 da manhã. 

Travessia perigosa

Ainda segundo a reportagem da TV Tribuna/SBT, os moradores dos bairros Belém e Jucu precisam atravessar a rodovia porque vários serviços estão localizados do outro lado da pista. Mas, se quiserem passar para o outro lado com segurança, precisam caminhar cerca de 1,5 km para chegar a uma passarela.

No entanto, muitas pessoas acabam optando por fazer a travessia no meio dos carros, colocando a vida em risco.

Por nota, a Eco101 informou que houve uma manifestação de populares no km 309, em ambos os sentidos da BR-101, em Viana. Segundo a concessionária, as  pistas foram totalmente liberadas às 07h33 min. 

A Concessionária esclareceu que o trecho passou por obras de duplicação, entregues ao tráfego em julho de 2021. Com relação às passagens inferiores, não previstas no contrato de concessão, as obras encontram-se com a implantação de 50%, entre os bairros Jucu e Nova Belém. Assim, por não serem obras previstas inicialmente no contrato, foi necessária a autorização prévia da ANTT e a recontratação das obras para sua conclusão sob a pista existente, no sentido Guarapari, sendo pactuado em reunião com a comunidade, no último mês de setembro de 2021, que as obras seriam retomadas no primeiro trimestre de 2022, com conclusão prevista em até 3 meses após seu reinício.

Informaram ainda que enquanto isso, os pedestres dispõem de uma nova passarela concluída em março de 2021 no km 309,3, localizada em frente à entrada principal do bairro Jucu, para realizar a travessia entre os bairros com segurança; já os veículos devem utilizar os retornos dos km 306 e km 311, respectivamente, conforme projeto de duplicação aprovado pela agência reguladora.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS