Login

Atualize seus dados

Cidades

Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra

01/03/2021 18:30:48 min. de leitura

Ver animais abandonados circulando sem destino pelas ruas da cidade não é novidade para ninguém, mas uma atitude de moradores do bairro Barcelona, na Serra tem chamado a atenção. Amantes da causa animal, vários moradores resolveram se unir para tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida a alguns desses bichinhos.

Quem chega no jardim logo se depara com um espaço diferente. É que, para dar mais conforto aos bichinhos que vivem na rua, onde antes ficava uma área comum do bairro que estava sendo utilizada como descarte de todo o tipo de lixo, agora tem um espaço com comedouros, depósitos para água, plantas, arte nos muros e nas plaquinhas. Tudo para deixar o local mais aconchegante para os animais que passam por ali. Intitulado “Jardim Comunitário para pets”, o projeto começou a ser idealizado em dezembro do ano passado.

Primeiro surgiu a ideia de fazer um "Jardim Comunitário" e logo depois, veio a ideia de colocarmos os comedouros e os bebedouros para pets. Foi então que o Presidente da Associação de Moradores de Barcelona, João Carlos Pereira Campos, conhecido como "Carlinhos Pé Sujo" resolveu dar um rumo diferente para o local.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra
Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra Foto: Dayane Rocha
"Na avenida Teresópolis, onde hoje fica nosso "Jardim Comunitário para pets", era um gramado aberto porque foi realizado uma alteração no trânsito da região e essa parte ficou parada. Então resolvemos colocar grama pra deixar o bairro mais bonito. Mas a realidade é que as pessoas passaram a jogar lixo na grama e ficou muito feio. Então tivemos a ideia de revitalizar o local de uma forma que seria útil para os animais de rua. Foi uma ideia de vários moradores que abraçaram a causa. Um ajudou com a pintura do local, outro ajudou com a doação de ração, outro rega as plantas todos os dias e muitos outros que nos ajudam diariamente para que o projeto continue firme", contou o presidente.

No jardim é oferecido comida e água para cães e gatos de rua. Também existe um comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.

"Resolvemos nos unir para transformar o que era feito de forma individual em um trabalho conjunto e mais abrangente. Criamos a praça com a ajuda que chegou por meio de doações como por exemplo, as britas, a terra, minha esposa pintou as plaquinhas, recebemos ajuda para transformar os pneus e muito mais. É lindo de ver como os cachorros fazem fila pra beber água e se alimentar. Cada dia que passa a comunidade de animais que frequenta o local se multiplica e nós, moradores ficamos muito felizes em saber que eles gostaram", comemorou João Carlos.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra
Detalhes do Jardim Comunitário para animais de rua Foto: Dayane Rocha
De acordo com o presidente, a ração é doada pela Feira de Mangalhos e quem cuida dos comedouros é a secretária Dayane Rocha. O grafite foi feito por Tais. As mudas também foram doadas por moradores da comunidade.

"Recebemos muitas mãos para colocar esse projeto de pé. Sheila Aguiar, a Dayane, o Maycon Melo, o Luciano Flores, o Mário Galvão são alguns dos moradores que nos ajudam. Mas tem muito mais, pois toda a comunidade ficou engajada nisso. Ainda estamos fazendo os acabamentos. Ficou tão bonito que as pessoas vêm tiram foto porque tem uma parede de grafite e isso chama atenção de todos", comentou o presidente.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores criam jardim com espaço para alimentar animais de rua na Serra
Todos os dias os bebedouros são reabastecidos Foto: Dayane Rocha
Além disso, foram espalhados pelas calçadas do bairro, recipientes com sacolas plásticas que ficam à disposição dos tutores de animais que porventura esqueceram a sacola para recolher as fezes dos seus pets.

"Esse já é um outro projeto chamado de "Calçada Limpa". O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor, mais bonito em que todos moradores têm consciência da importância de cuidar preservar a natureza

Como o próprio nome da iniciativa já diz, os animais que moram nas ruas do bairro pertencem a todos os participantes do projeto. Como tutores desses animais, cada um se responsabiliza pelos cuidados. E o grupo é organizado.

“Todos os dias moradores estão aqui no jardim para cuidar das mudas, colocar água, ver como está o local. É gratificante fazer um projeto que todo mundo se importa e se preocupa", ressaltou o presidente.