Login

Atualize seus dados

CHUVA

Moradores choram com ruas inundadas e casas alagadas em Guarapari

Teve morador que ficou mais de 24 horas tirando água de dentro de casa com um balde

20/10/2021 18:26:16 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Moradores choram com ruas inundadas e casas alagadas em Guarapari
Rua alagada em Setiba Foto: Roberta Bourguignon
 

Há três dias, moradores do balneário de Setiba, em Guarapari, estão ilhados e choram ao ver de perto as casas deles sendo invadidas pela água da chuva. 

O aposentado Adenilso Avancini, de 69 anos, chegou a fazer uma barreira de terra no portão da casa que fica na rua Turquesa, e ficou mais de 24 horas tirando água com o balde do quintal, mas em questão de minutos a água invadiu os cômodos e a família perdeu tudo. 

“Estou impossibilitado de sair de casa. Coloquei os carros em uma rampa mais alta, mas a água já chegou até nos carros. Infelizmente meus guarda-roupas, móveis, tudo se foi. A barreira de terra na frente do portão minimizou o problema, mas os 10 centímetros de água que entrou na casa, acabaram com tudo”, conta ele emocionado. 

Imagem ilustrativa da imagem Moradores choram com ruas inundadas e casas alagadas em Guarapari
Adenilso teve a casa invadida pela água Foto: Roberta Bourguignon
 

Adenilso relata que no quintal, a água chegou a 70 centímetros de altura e, com a casa um pouco mais alta do que o nível da rua, bastou 10 centímetros de água para estragar tudo. “Eu não durmo desde ontem (terça, 19). Eu fiquei tirando água no balde. É muito difícil. Só prejuízo”, completa ele chorando. 

Christiane da Silva Oliveira e Lia Oliveira Pires, são da Associação de Moradores da Grande Setiba e relatam que dessa vez, a água da chuva alagou ruas que antes não inundavam, e acreditam que a falta de drenagem está prejudicando o local. 

“Algumas ruas foram contempladas com obras de pavimentação e drenagem. A prefeitura começou as obras, mas logo parou. Pedimos por diversas vezes informações sobre solução para nosso bairro, mas a prefeitura responde sempre a mesma coisa: que vai encaminhar ao fiscal para análise, e não resolve”, disse Christiane, presidente da Associação. 

Imagem ilustrativa da imagem Moradores choram com ruas inundadas e casas alagadas em Guarapari
Morador de caiaque Foto: Associção de Moradores de Setiba
 

Para andar pelo bairro, teve morador utilizando caiaque. 

A prefeitura informou que a Defesa Civil Municipal realizou a vistoria no local e a Secretaria de Obras Públicas (Semop) já está na região fazendo desobstrução de rede pluvial, para o escoamento da água. 

“A Semop e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semag) informam que já realizaram a solicitação junto ao Iema e ao Parque Paulo César Vinha para autorização da obra de drenagem no local. Essa autorização é necessária, pois o escoamento vai ser realizado pela área pertencente ao parque”, informou a prefeitura por meio de nota.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores choram com ruas inundadas e casas alagadas em Guarapari
Buraco em rua Foto: Roberta Bourguignon
 

Castelo continua em alerta

A Defesa Civil Municipal de Castelo continua com o alerta para risco de inundação na cidade por conta do aumento do nível do rio que dá nome ao município. 

Segundo o órgão, o alerta está mantido apenas por precaução, já que nas últimas horas o nível do rio Castelo abaixou um pouco - durante a cheia, ele chegou a atingir 2,70 metros.