Mil novos policiais militares já estão nas ruas do ES
Militares já passaram pelos 11 meses de formação teórica, e agora permanecem cerca de dois meses em estágio supervisionado
Escute essa reportagem

Mil novos policiais militares já estão nas ruas do Espírito Santo para combater roubos e golpes. Os soldados passaram pelos 11 meses de formação teórica e agora permanecem cerca de dois meses em Estágio Profissional Supervisionado (EPS). Os militares estão armados e equipados, prontos para colocar em prática tudo o que aprenderam.
A cerimônia para o início do período de estágio do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD) foi realizada na manhã de ontem. Além desses, o governador do Estado, Renato Casagrande, revelou que serão mais 650 soldados extras para a corporação.
“Além da entrada desses mil novos soldados no estágio supervisionado, em novembro, quando terminam os dois meses de estágio, também começaremos com mais 650 novos soldados, que já passaram no concurso”.
Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Douglas Caus acrescentou que o evento é um recado para o crime organizado.
“Todas as lideranças ligadas às facções, gerentes do tráfico, hoje estão presas ou estão fora do Estado. São mil novos policiais militares nas unidades operacionais da Grande Vitória, realizando policiamento ostensivo a pé e motorizado, reforçando a segurança e interagindo com a comunidade”.
A fase de estágio supervisionado dura cerca de dois meses. A formatura acontece no próximo dia 6 de novembro.
“Eles vão colocar em prática o que aprenderam na sala de aula, que é uma formação extremamente rígida da Polícia Militar, com as melhores técnicas que existem hoje no Brasil e no mundo. Eles estão preparados para atuar em qualquer tipo de ocorrência”.
Segundo o coronel, após os dois meses de estágio, os soldados serão remanejados para todo o Estado.
“O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento de ocorrência. Eles vão atuar principalmente na área de crimes contra o patrimônio, como furto e roubo, liberando aquela tropa mais experiente, especializada, para fazer saturações em áreas de conflito entre facções”, explicou Douglas Caus.
Para Gustavo Coan, de 30 anos, estar entre os soldados, iniciando a fase de estágio, é um sonho se realizando.
“Foram meses intensos de treinamento. A academia disponibilizou infinitas instruções, equipamentos, nos qualificou da melhor forma possível para podermos agora ir para a rua”.
Governo anuncia novo concurso

Além do anúncio do ato solene de início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS) de mil alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD), o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram a autorização para a realização de um concurso público para admissão de mil novos soldados da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
Ou seja, além dos mil soldados que já estão nas ruas, em fase de estágio supervisionado, e dos 650 que vão iniciar o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD) em novembro, a corporação contará ainda com mais mil soldados no futuro, totalizando 2.650 novos militares.
“Quando assumimos o governo, em 2011, tínhamos 2 mil homicídios por ano. E agora a gente teve, em 2024, 852 homicídios. Quando eu cheguei, em 2011, como governador, nós encontramos uma área de segurança destruída, e o Estado com a segunda colocação entre os mais violentos do Brasil”, lembra Casagrande.
“E nós montamos o Programa Estado Presente. De lá para cá, a gente veio construindo esse fortalecimento. E nós chegamos em 2014 com as forças de segurança fortalecidas. Depois, nós voltamos em 2019 com as forças de segurança depressivas, e novamente tivemos de fazer todo um trabalho de reconstrução”, completa.
De acordo com o governador, hoje as forças de segurança do Estado estão motivadas. “Neste ano de 2025, por exemplo, nós estamos com redução de homicídios e de crimes contra o patrimônio”.
Saiba Mais
Novos PMs nas ruas
Mil novos soldados da PM já estão nas ruas, em estágio supervisionado do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD).
O estágio dura cerca de 2 meses. Nele, os estagiários põem em prática o que aprenderam em sala de aula. Com carga horária total de 360h, o estágio ocorre até 2 de novembro e marca a fase final do curso de formação.
O efetivo será distribuído entre as unidades operacionais da Grande Vitória e será empregado em policiamento ostensivo a pé e motorizado.
A formatura acontece no dia 6 de novembro.
Mais policiais
No dia em que os mil soldados se formam, mais 650 candidatos que já foram selecionados no último concurso da Polícia Militar iniciam seu processo de formação do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD).
Novo concurso
Foi anunciada ontem, durante o ato de início do Estágio Profissional Supervisionado (EPS) de mil alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFSD), a autorização para a realização de mais um concurso público para admissão de mil novos soldados da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).
A data para a publicação e a abertura do certame ainda não foram definidas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários