Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde

| 11/08/2021 15:21 h | Atualizado em 11/08/2021, 16:26

Imagem ilustrativa da imagem Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde

Imagine tentar hidratar a pele e acabar tendo uma intoxicação? Ou fazer uma esfoliação facial que resulta em rosto inchado e uso de antibiótico por causa de inflamação? Essas são algumas das consequências de loucuras feitas pela beleza entre as mais perigosas para a saúde, conforme apontam médicos.

A criatividade na invenção de truques para ficar mais bonita não tem limites, principalmente na internet. Nas redes sociais, já viralizaram vídeos e depoimentos de como fazer hidratação com vaselina no rosto, bronzeamento com refrigerante, suco para emagrecer e, até mesmo, como aumentar os lábios com cola ou garrafa, entre outros.

A dermatologista Karina Mazzini conta que não são incomuns casos de pacientes que chegam ao consultório com problemas graves após tentarem métodos caseiros.

“Já atendi a uma jovem que comprou rolinho e tentou fazer microagulhamento em casa, ela mesma. O resultado foi inflamação no rosto e lesões na pele. Tivemos de entrar com antibiótico. O microagulhamento é uma técnica que perfura a pele e, se não for com assepsia, pode abrir portas para infecções”, alerta.

Uma tendência que circula nas redes sociais e que chamou a atenção do cirurgião plástico Fabrício Regiani é a de passar protetor solar em partes pontuais do rosto para deixar um contorno, truque geralmente feito com maquiagem.

Ele frisa que a dica não é recomendável, e é perigosa. “Além de não proteger o rosto como um todo, aumenta o risco de câncer de pele e a chance de fotoenvelhecimento”, salienta.

Misturinhas para se bronzear também não são inofensivas, segundo a dermatologista Elisabeth Lima. “O bronzeador à base de refrigerante ou de folha de figo tem o risco das queimaduras, que, muitas vezes, são grandes e graves. Cria uma doença, a fitofotodermatose, que provoca sensibilização por meio do produto na pele”, ensina.

Apesar de bem comuns e, alguns, até clássicos, os métodos caseiros para o cabelo são outros que merecem cuidado, conforme alerta a tricologista e terapeuta capilar Camila Zanoni. “Já tive clientes que precisaram cortar todo o cabelo por causa de hidratação com babosa”, conta.

Dieta do abacaxi

Imagem ilustrativa da imagem Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde

Até encontrar profissionais que a ajudassem a atingir o objetivo de emagrecer com saúde, a empresária Tatiane Rodrigues, de 38 anos, recorreu a dietas e truques que não acabaram muito bem. Ela conta que uma de suas loucuras foi uma dieta restritiva, pela qual só poderia comer abacaxi durante uma semana.

“Fiquei comendo só abacaxi e, um dia, a minha glicose abaixou e desmaiei em casa. Uma sensação horrível! Tomei trauma de abacaxi”, relata.

“Hoje, aprendi que há como fazer dieta sem sacrifício. Além disso, ter ajuda de um profissional é a melhor coisa”.

Até uso de cola sintética para melhorar o sorriso

Dizem que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa. Talvez, por isso, ele também seja alvo de alguns truques perigosos para a saúde. Segundo dentistas, até colas sintéticas, como Super Bonder e Durepoxi, são usadas para consertar os dentes, na tentativa de deixar o sorriso mais bonito.

O periodontista Thiago Degli Esposti conta que é comum ver casos de pacientes que usam cola sintética para colar implantes e até dentes quebrados.

“Isso é uma coisa que acontece muito, e é bem perigoso. Além do risco de intoxicação com a substância, pode acontecer de ter excesso de cola e passar para outro dente e até para a gengiva, o que pode ocasionar uma gengivite. Ainda tem risco de colar errado e quebrar a raiz do dente, piorando ainda mais o problema”.

Clareamentos caseiros também são apontados entre os problemas nos consultórios. Em vez de melhorar, eles podem piorar a estética dos dentes. Casos de uso de carvão ativado, limão ou sumo de laranja são alguns dos já atendidos pelo cirurgião-dentista Marcelo Nobre.

“Todos esses são danosos para a estrutura dental, pois, são ácidos, e não temos controle quanto à concentração. Os danos para os dentes são: desgastes, ranhuras no esmalte dental, que acaba perdendo o polimento, ficando mais suscetível ao aparecimento de cárie, já que os dentes ficam mais fracos e as bactérias penetram com mais facilidade”.

Segundo a ortodontista Catarina Riva, alguns pacientes chegam com a camada de esmalte com macroporosidades, sendo o dente afetado definitivamente.

“Para corrigir os excessos de clareamento de truques de internet, muitas vezes, temos de recorrer ao uso da faceta de resina ou até lente de contato, para reconstruir a estrutura de esmalte perdida por esses métodos enganosos”, diz.


Os riscos de cada método


Remédio de acne usado para afinar o nariz

  • O remédio Roacutan, indicado por médicos para o tratamento de casos graves de acne, está sendo usado como forma de afinar o nariz.
  • Os médicos explicam que o medicamento diminui a secreção das glândulas sebáceas, dando a impressão de que  o nariz afinou, mas isso não é permanente. Há ainda o risco de efeitos colaterais, como sobrecarga hepática e aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos.

Microagulhamento em casa

  • Na internet, a técnica aparece com o nome em inglês, “microneedling” (microagulhamento). Consiste em furar camadas superficiais da pele com ajuda de rolinho de microagulhas em casa.
  • internautas dizem que o truque estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais jovial. Já os médicos condenam o procedimento e dizem que ele agride a pele, podendo causar inflamações graves e lesões, com risco de gerar danos impossíveis de serem recuperados.

Depilação facial com cera quente

Imagem ilustrativa da imagem Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde
  • Cresce nas redes sociais o número de vídeos de pessoas fazendo depilação com cera quente no rosto. Alguns vídeos mostram só homens depilando a barba, mas em outros, há pessoas com o rosto todo coberto. Além do risco de asfixia, a técnica pode causar problemas na pele, como infecções, foliculite e flacidez.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde
Vaselina para hidratação facial

  • Chamado de “slugging”  nas redes sociais, o truque  é cobrir  o rosto com vaselina e deixar sobre a pele durante a noite como forma de hidratação. Médicos alertam que  a técnica obstrui os poros e  pode causar espinhas, irritação na pele e até intoxicação.

Sangue menstrual para hidratar o rosto

  • A técnica se popularizou na internet  e ganhou o nome de máscara de menstruação. As mulheres passam o sangue da menstruação no rosto com a promessa de deixar a pele mais saudável. Os médicos não recomendam, pois há risco de infecções e entupimento dos poros.

Suco de clorofila

  • Outra tendência é o consumo de clorofila. Os sucos são colocados nas redes sociais como bebidas milagrosas e prometem rejuvenescimento. Mas os médicos alertam que não há evidências que comprovem a eficácia e o efeito dos mesmos, além de serem muito caros.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos apontam as loucuras de beleza mais perigosas à saúde

Contorno facial com protetor solar

  • Uma nova moda é aplicar protetor solar facial simulando a técnica de contorno facial, geralmente feita com maquiagem com  iluminador, para que as áreas protegidas fiquem mais claras do que as não protegidas.  O truque é muito prejudicial à pele, segundo os médicos, pois não protege o rosto como um todo. Além de aumentar o risco de câncer de pele, é maior também a chance de fotoenvelhecimento.

Anticoncepcional no xampu

  • A ideia é dissolver o contraceptivo, que contém hormônios, no xampu para engrossar e estimular o crescimento dos fios. Os médicos dizem que o truque não funciona, já que o hormônio da pílula só produz efeito ao ser ingerido e alcançar a corrente sanguínea.  

Lábios maiores com cola

  • Para aumentar os lábios, os internautas têm aplicado cola acima dos lábios, para dar a impressão de que são maiores. A técnica, porém, não é recomendada por especialistas, pois a cola pode causar irritações graves na pele, além do surgimento de alergias. Médicos explicam que a  substância é tóxica e não deve ser aplicada tão perto da boca. A remoção  é  feita com acetona, que pode causar irritação e ressecamento da pele.

Depilação com lixa

  • Vídeos de pessoas raspando as pernas com lixa se tornaram virais. Além de quebrar os pelos por meio de um trauma físico agressivo, causa esfoliação e rompe a primeira barreira de proteção da pele, provocando microfissuras e abrindo entrada para micro-organismos. Pode causar,  além de feridas na pele, inflamações,  cicatrizes e manchas.

Suco de sene para emagrecer

  • Viralizou na internet o vídeo com a receita de um suco de sene, uma planta medicinal, com uva-passa e ameixa prometendo eliminar 20 quilos.
  • Especialistas alertam, porém, que a receita, além de não dar certo, pode causar diarreia e internação por desidratação. O uso crônico pode tornar o intestino preguiçoso. Esse mesmo efeito ocorre com a moda de tomar laxantes depois das refeições.      

Dietas restritivas

  • Há muitas dietas que fazem sucesso na internet prometendo perda de peso rápida. No entanto, quanto mais restritivas, mais perigosas. Especialistas explicam que a restrição de nutrientes sem orientação pode causar desequilíbrio de hormônios e de nutrientes, entre outros.  

Remédios da internet

  • As promessas são de tirar a fome e eliminar gordura, com efeito parecido com o da sibutramina (remédio para tratar obesidade). Especialistas dizem, porém, que, mesmo se dizendo naturais, medicamentos vendidos na internet para emagrecer podem causar danos sérios à saúde. Remédios têm de ser controlados e acompanhados pelos médicos.  

Desodorante para tirar verrugas

  • Uma das modas difundidas nas redes sociais é usar frascos de desodorante para congelar e tirar verrugas na pele. O custo desse truque é alto, já que serão necessários vários frascos e a técnica pode causar necrose no local. Além disto, as verrugas podem ser sinais de câncer e tirá-las sem orientação médica pode esconder o sinal precoce da doença.  

Aumentar lábios com vácuo

  • A ideia é fazer um vácuo na boca para aumentar os lábios. Há vários vídeos na internet mostrando o truque com garrafa e outros dispositivos.
  • médicos alertam que o resultado dura pouco tempo e ainda  pode lesar, machucar e até causar infecção nos lábios e na boca.

Esfoliante de limão com açúcar

  • A dica não é tão nova, assim como os danos que ela causa, mas, frequentemente, aparece novamente entre as blogueiras. Elas usam o limão e o açúcar bem grosso para fazer uma esfoliação na pele.
  • os médicos alertam que o limão pode causar manchas na pele e o açúcar pode fazer microfissuras e levar a inflamações sérias no rosto.

Bronzeamento com refrigerante

  • Para ficar com a pele bronzeada, algumas pessoas fazem misturas com refrigerante ou óleos e se expõem ao sol. A prática, apesar de ser bastante popular, não ajuda no bronzeamento e pode levar a queimaduras sérias na pele.

Clareamento caseiro para dentes

  • Carvão ativado, bicarbonato, limão espremido ou, até mesmo, sumo de laranja são algumas das receitas para clareamento dos dentes em casa.
  • Dentistas alertam que todos esses elementos são danosos para a estrutura do dente, pois são ácidos e, sem controle de concentração, eles podem causar desgastes, ranhuras no esmalte dental, que acaba perdendo o polimento.
  • Com isso, se tornam mais suscetíveis para o aparecimento de cárie, já que os dentes ficam mais fracos e as bactérias penetram com mais facilidade.

Dentes alinhados com lixa de unha

  • A moda é corrigir as imperfeições do sorriso usando uma lixa para as unhas, o que é extremamente perigoso, segundo os dentistas.
  • Dependendo da profundidade, pode remover o esmalte do dente, expor a dentina e trazer dor e sensibilidade. Pode também levar ao maior número de cáries e não resolver o problema.

Colar dente com colas sintéticas

  • A ideia é que se o dente quebrar ou a prótese sair, basta usar colas sintéticas ou supercolas para continuar com o sorriso bonito.
  • Os dentistas alertam que há risco de fraturar a raiz do dente, do contato da cola com a mucosa, gengivas e língua, além do perigo de engolir agentes químicos. São produtos que nunca devem ser levados à boca.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS