X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Médico faz mutirão de consultas em troca de ração para animais abandonados


Um projeto que une ajuda ao próximo e amor aos animais, assim é definido o Corrente do Bem. Liderado pelo ginecologista e obstetra, Rafael Angelo Avance Baggieri, um grupo de médicos realiza consultas de especialidade com pacientes do SUS, que não têm condições de pagar um atendimento particular. Em troca, a pessoa atendida doa ração para animais.

Imagem ilustrativa da imagem Médico faz mutirão de consultas em troca de ração para animais abandonados
Rafael criou projeto para ajudar animais de abrigos. Na foto, ele posa com os pets dele |  Foto: Reprodução Instagram @rafaelangeloavancebaggieri

O idealizador do projeto conta que a ração arrecadada durante os mutirões de consultas é destinada a seis abrigos que cuidam de animais abandonados.

Rafael lembra que o Corrente do Bem começou em 2012, quando ele passou a atender pacientes do SUS, que não tinham condições de para uma consulta particular, em sua clínica na cidade de Vila Velha.

No entanto, o médico sempre nutriu muito amor pelos animais e queria também fazer algo por eles. “Veio a ideia de juntar as duas coisas, de atender as pessoas e ela pessoa levar um saco de ração em troca. O projeto foi crescendo. De um abrigo, passou para dois, depois, para três e, agora, a gente ajuda seis abrigos”, explicou Rafael.

A doação é feita por quem tem condições de doar alguma quantidade de ração, quem não tem condições também é atendido da mesma forma nos mutirões organizados pela equipe do projeto.

“A gente realiza consultas e até pequenas cirurgias. Por mutirão, a gente arrecada de 150kg a 200kg de ração”, informou ele.

Imagem ilustrativa da imagem Médico faz mutirão de consultas em troca de ração para animais abandonados
Sacos de ração arrecadados pelo projeto |  Foto: Reprodução Instagram @rafaelangeloavancebaggieri

As doações são o que mantém em funcionamento alguns dos abrigos ajudados pelo projeto. “Esse abrigos são dependentes. Confesso que 10 a 15% das minha renda é para isso: comprar ração para abrigo. E ajudo o humano de outra forma que é a consulta de forma gratuita sempre que possível”, afirma Rafael.

A inspiração em querer ajudar quem não tem condições de pagar por uma consulta particular vem do filme “Patch Adams – O amor é contagioso”, estrelado por Robin Willians e baseado em uma história real de um médico americano, que desenvolveu uma forma de tratar os pacientes usando o bom humor.

“Até um ano, era só eu. Comecei a chamar mais pessoas, mas nunca consegui. Por coincidência, a minha irmã veio morar em Vila Velha com uma amiga dela e juntamos com um clínico, que se voluntariou”, celebra.

Agora, o ginecologista já pensa em expandir o projeto. Mais médicos o procuraram para ajudar nas consultas e profissionais de outras áreas, como assistente social, também se voluntariaram.

“A gente está expandindo a clinica, construindo mais salas e, possivelmente, a gente consiga atender mais. A gente vai ter mais cinco salas, mas, daqui um tempo, quem sabe ter 10 médicos atendendo dessa forma”, almeja ele.

Ajude

O próximo mutirão do Corrente do Bem já em data. Os voluntários vão atender no domingo (14) e a quantidade de pacientes já está em cerca de 100 pessoas.

Mas não é só quem passa por consulta que pode contribuir com doação de sacos de ração. Para ajudar, basta entrar em contato com Rafael pelo número 99695-5515 ou pelo instagram nos perfis @rafaelangeloavancebaggieri e @sospatasabandonadas.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: