Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Matriz centenária é reinaugurada no Sul do Estado

Igreja será reinaugurada com uma missa nesta quinta-feira (10)

Redação Tribuna Online | 10/02/2022 14:50 h

Igreja Nosso Senhor dos Passos
Igreja Nosso Senhor dos Passos |  Foto: Clóvis Rangel
  

Após um ano em processo de restauração, a Igreja Nosso Senhor dos Passos, a Matriz Velha de Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, será reinaugurada com uma missa nesta quinta-feira (10), mesmo dia em que completa 138 anos. 

“Esse é um momento único para o município de Cachoeiro de Itapemirim”, frisou o padre Evaldo Ferreira, pároco da igreja, ressaltando o fato da construção ser um patrimônio histórico, cultural e religioso da cidade, tombado, inclusive, pelo Conselho Estadual de Cultura.

“A missa de hoje será um momento de gratidão a Deus. Vamos agradecer pelos 138 anos da nossa igreja e também pela conclusão dessa obra de restauração. Preservar nossa história é também uma forma de reconhecer a sua importância para nosso município”, complementou o religioso. 

A arquiteta e urbanista Cora Augusta Duarte Aguieiras, acompanhou todo o processo de restauração. Segundo ela, a igreja é uma importante expressão da arquitetura religiosa remanescente do Século 19, e que ao longo dos anos, passou por algumas intervenções, mas mantém até hoje suas características originais.

“Sua edificação é um ícone de uma comunidade de fé. Sua arquitetura é única no Espírito Santo. É um patrimônio cultural vivo por seus valores artísticos, históricos, social e espiritual para a cidade de Cachoeiro”, destacou.

A Nova igreja ganhou pintura interna e externa, além de nova iluminação, restauro do assoalho e também paisagismo pelos arredores. 

Saiba mais

A Matriz Nosso Senhor dos Passos teve a construção iniciada em 1879 e foi ampliada e concluída no ano de 1882. O local era propriedade do Capitão Francisco de Souza Monteiro e Dana Henriqueta, proprietários da Fazenda Monte Líbano. A benção inaugural foi realizada no dia 10 de fevereiro de 1884 pelo Pe. Camilo Barcil.

Os dois eram pais do primeiro Bispo Cachoeirense no Espírito Santo, Dom Fernando de Souza Monteiro e dos presidentes do Estado do Espírito Santo, Jerônimo de Souza Monteiro e Bernardino de Souza Monteiro; avós do Governador Carlos Fernando Monteiro Lindemberg.

A Igreja Matriz Velha foi doada à Comunidade católica no município de São Pedro do Cachoeiro no ano de 1899.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS