X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Matrícula em creches e escolas a partir desta 2ª feira

Em Vitória, pais devem confirmar a inscrição dos filhos. Na Serra, serão abertas vagas para ensino fundamental e EJA


Imagem ilustrativa da imagem Matrícula em creches e escolas a partir desta 2ª feira
Príscila Lamas conta que não encontrou dificuldade para realizar a solicitação de vaga para a filha Clarice |  Foto: HEYTOR GONÇALVES/AT

O período de matrícula e pré-matrícula em creches e escolas da rede pública municipal da Serra e de Vitória começa nesta segunda-feira  (04).

Na capital, o período de cadastro já foi iniciado e a partir de agora os pais devem confirmar a matrícula dos filhos. Já na Serra, será dada a largada para as solicitações de vagas para o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

A bancária Príscila Lamas Nunes Portes, de 34 anos, conta que não encontrou dificuldade para realizar a solicitação de vaga para a filha Clarice Lamas Lima, de 3 anos, em Vitória.

“Ela sempre estudou na rede municipal em meio período e solicitamos transferência para uma escola em tempo integral. Estou confiante que ela se adaptará bem ao período integral”, ressaltou.

A subsecretária de Gestão Educacional de Vitória, Fabiola Risso, disse que a partir de segunda-feira, até o próximo dia 20, as escolas farão contato com os pais ou responsáveis pelas crianças cadastradas no sistema, de acordo com o número de vagas e classificação, para efetivar a matrícula.

“Para fazer o cadastro é necessário que os pais ou responsáveis de crianças a partir de 6 meses até 5 anos procurem uma das unidades e apresente documentos do filho, como a certidão de nascimento, dos responsáveis, comprovante de residência e outros comprovantes, caso ela se encaixe como prioritária”.

Na Serra, as solicitações de vaga para o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) também começa a partir de segunda-feira. Já para a educação infantil, a solicitação de vagas acontece durante todo o ano.

A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, explicou que a prefeitura oferece vagas para alunos a partir de 1 ano e 11 meses em algumas unidades.

“Também existem unidades que oferecem vagas para alunos a partir de 3 anos de idade, mas todas oferecem vagas para crianças a partir de 4 anos. A família pode fazer a solicitação da vaga on-line ou presencial na unidade de ensino mais próxima de sua casa a partir de segunda-feira até o próximo dia 24”.

O período de solicitação para novas matrículas nas cidades da Grande Vitória varia de acordo com o calendário de cada prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Matrícula em creches e escolas a partir desta 2ª feira
Imagem ilustrativa da imagem Matrícula em creches e escolas a partir desta 2ª feira

SAIBA MAIS

Como realizar as matrículas

Vitória

O período para solicitação de novas matrículas para a educação infantil já foi iniciado. Elas devem ser feitas na unidade de ensino.

A partir de segunda-feira, até dia 20 deste mês, as escolas dão início à fase de efetivação da matrícula, de acordo com o número de vagas e da classificação da criança.

Podem solicitar matrícula pais de crianças a partir de 6 meses a 5 anos de idade.

Para realizar o cadastro, os responsáveis pelas crianças devem apresentar a certidão de nascimento do aluno, carteira de vacinação atualizada e comprovante de residência original.

Serra

Solicitações de vagas para o ensino fundamental e EJA podem ser feitas a partir de segunda-feira e seguem até 24 deste mês.

A solicitação de novas matrículas para a educação infantil pode ser feita durante o ano todo.

O processo é on-line pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE), por meio do link: http://sge.serra.es.gov.br.

A solicitação da vaga pode ainda ser feita de forma presencial na unidade mais próxima.

Podem solicitar vagas pais de crianças a partir de 1 ano e 1 1 meses.

Vila Velha

O período de matrícula para a educação infantil já foi iniciado e vai até o dia 5 de janeiro de 2024.

Após a efetivação do pré-cadastro on-line de matrículas novas, a escola entrará em contato por telefone para informar sobre a disponibilidade da vaga requerida no período de 6 a 18 de janeiro.

Para efetivação da matrícula, no período de 15 a 19 de janeiro, o responsável do estudante que for contatado pela escola para confirmação da vaga deverá comparecer à secretaria da unidade de ensino e entregar a documentação solicitada.

Cariacica

A pré-matrícula para o ensino infantil acontece no período de 11 a 29 deste mês. De 8 a 23 de janeiro de 2024 acontece a divulgação dos resultados das pré-matrículas e matrículas e efetivação das matrículas.

A novidade deste ano é que a pré-matrícula será feita exclusivamente por meio eletrônico, pelo site https://cadastroescolar-cariacica.sistemasyens.com.br.

A efetivação da matrícula deverá ser feita presencialmente na escola informada.

Viana

O período de pré-matrícula para a educação infantil já aconteceu entre os dias 20 e 30 de novembro.

Os resultados serão divulgados no dia 9 de janeiro.

Os dias 10 e 19 de janeiro ficam destinados à efetivação da matrícula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: