X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mar invade e assusta em Manguinhos


A erosão na praia de Manguinhos, na Serra, se tornou uma preocupação constante, de acordo com moradores e comerciantes da região, pois a água do mar se aproxima cada vez mais das casas e dos comércios.

“Nossa preocupação é óbvia, afinal a orla toda de Manguinhos, na área urbana, teve uma grande erosão e está retirando toda a parte de passeio da praia e a proteção das casas ao redor”, disse Walace Vieira, empresário e morador de Manguinhos.

Vieira disse ainda que é preciso urgência sobre as acções para conter a erosão. “O aumento do nível do mar é uma realidade e, se nada for feito de forma urgente, pode acontecer coisas piores como queda de muros e o mar entrar nas casas dos moradores”, afirmou.

A Associação de Moradores de Manguinhos está empenhada, com a Prefeitura da Serra, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível, segundo o líder comunitário da região, Guilherme Lima.

“Em 2014, a prefeitura fez um estudo que dá o diagnóstico de como estão as orlas do município da Serra. Com isso, identificaram cinco pontos de erosão. No ano passado nos foi apresentado esse estudo e este ano eles iam começar a execução”, informou Lima.

Imagem ilustrativa da imagem Mar invade e assusta em Manguinhos
Manguinhos, na Serra: moradores temem que o mar destrua as casas |  Foto: Dayana Souza/ AT

De acordo com o líder comunitário, a primeira praia na Serra a ter essa intervenção será Manguinhos, “devido à gravidade da erosão que se formou no local”.

A secretária Municipal de Meio Ambiente da Serra, Áurea Almeida, disse que o estudo foi feito e o processo está em fase de licitação. “Realizamos um estudo em todo o litoral do município e identificamos alguns pontos para conter a erosão. Agora estamos em fase licitatória”, explicou.

Disse ainda sobre a quantidade de faixa de areia prevista para a praia de Manguinhos. “Foi identificado um ponto de cerca de 470 metros que precisa receber a intervenção, ou seja, está previsto um engordamento de 15 metros de areia”, revelou Almeida.

A Secretaria de Obras da Serra informou, por meio de nota, que a intervenção para as obras será ao término do processo licitatório.

“Está em andamento e a previsão é que o edital para a escolha da empresa seja publicado até o próximo mês. O início das obras será ao término do processo licitatório”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: