Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mar invade e assusta em Manguinhos

| 04/06/2020 12:22 h | Atualizado em 04/06/2020, 13:32

A erosão na praia de Manguinhos, na Serra, se tornou uma preocupação constante, de acordo com moradores e comerciantes da região, pois a água do mar se aproxima cada vez mais das casas e dos comércios.

“Nossa preocupação é óbvia, afinal a orla toda de Manguinhos, na área urbana, teve uma grande erosão e está retirando toda a parte de passeio da praia e a proteção das casas ao redor”, disse Walace Vieira, empresário e morador de Manguinhos.

Vieira disse ainda que é preciso urgência sobre as acções para conter a erosão. “O aumento do nível do mar é uma realidade e, se nada for feito de forma urgente, pode acontecer coisas piores como queda de muros e o mar entrar nas casas dos moradores”, afirmou.

A Associação de Moradores de Manguinhos está empenhada, com a Prefeitura da Serra, para que o problema seja solucionado o mais rápido possível, segundo o líder comunitário da região, Guilherme Lima.

“Em 2014, a prefeitura fez um estudo que dá o diagnóstico de como estão as orlas do município da Serra. Com isso, identificaram cinco pontos de erosão. No ano passado nos foi apresentado esse estudo e este ano eles iam começar a execução”, informou Lima.

Manguinhos, na Serra: moradores temem que o mar destrua as casas
Manguinhos, na Serra: moradores temem que o mar destrua as casas |  Foto: Dayana Souza/ AT

De acordo com o líder comunitário, a primeira praia na Serra a ter essa intervenção será Manguinhos, “devido à gravidade da erosão que se formou no local”.

A secretária Municipal de Meio Ambiente da Serra, Áurea Almeida, disse que o estudo foi feito e o processo está em fase de licitação. “Realizamos um estudo em todo o litoral do município e identificamos alguns pontos para conter a erosão. Agora estamos em fase licitatória”, explicou.

Disse ainda sobre a quantidade de faixa de areia prevista para a praia de Manguinhos. “Foi identificado um ponto de cerca de 470 metros que precisa receber a intervenção, ou seja, está previsto um engordamento de 15 metros de areia”, revelou Almeida.

A Secretaria de Obras da Serra informou, por meio de nota, que a intervenção para as obras será ao término do processo licitatório.

“Está em andamento e a previsão é que o edital para a escolha da empresa seja publicado até o próximo mês. O início das obras será ao término do processo licitatório”, explicou.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS