Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Mais de 30 faculdades no Estado vão usar nota do Enem

Resultado do exame foi divulgado com dois dias de antecedência. É possível conseguir vagas nas redes pública e privada

Maria Fernanda Conti, do jornal A Tribuna | 10/02/2022 18:23 h | Atualizado em 10/02/2022, 18:31

Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já pode conferir se obteve um bom desempenho. Os resultados individuais foram divulgadas na quarta-feira (9), tanto para as pessoas que fizeram a versão regular quanto a reaplicação.

As notas podem garantir uma vaga em instituições públicas ou privadas de ensino, incluindo algumas fora do País. 

No Estado, mais de 30 faculdades vão aceitar a prova como forma de ingresso no ensino superior neste ano.  

Entre as principais modalidades que aceitam o Enem como porta de entrada estão o Nossa Bolsa, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o ingresso só com a nota no exame, sem a necessidade de um vestibular próprio.  

O Sisu é destinado apenas para as pessoas que querem entrar em instituições federais, como é o caso da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Na Multivix, serão ofertadas 2.034 vagas pelo Prouni e até descontos exclusivos para os participantes do exame. “Queremos permitir a entrada de todas as pessoas e de várias classes sociais na faculdade”, afirmou o gerente de Marketing e Inovação do Grupo Multivix, Giulianno Bresciani.

A gerente de relacionamento com o cliente da Universidade de Vila Velha (UVV), Karina Binda, destaca que os programas federais e estaduais que usam a nota da prova também servem como uma opção ao vestibular tradicional. 

“Se por alguma razão (os candidatos) tenham perdido a data para inscrição do vestibular tradicional ou tiveram algum problema para realizar a prova na data agendada, eles têm a chance pela nota do Enem”, explicou.

Para o coordenador do cursinho CHM, Diego Rodrigues Bernardo, a unificação e a digitalização das formas de ingressos têm atraído cada vez mais as pessoas a se especializarem. Ele lembrou que outra forma de utilizar as notas do exame é por processos seletivos internacionais, em países como Portugal, Estados Unidos, entre outros.

“Hoje, por uma única prova dar acesso a várias instituições, você não precisa viajar até o local onde pretende ingressar no ensino superior para fazer a prova, por exemplo. O Enem se tornou mais acessível”, frisou.

As estudantes Júlia Thalita da Rocha Silva e Isabella Fernandes acreditam ter obtido um bom desempenho para conseguir entrar no curso de Medicina
As estudantes Júlia Thalita da Rocha Silva e Isabella Fernandes acreditam ter obtido um bom desempenho para conseguir entrar no curso de Medicina |  Foto: Antonio Moreira/AT
 

Sonho de cursar Medicina

Às vésperas de descobrir qual nota tiraram no Enem 2021, as estudantes Júlia Thalita da Rocha Silva e Isabella Fernandes, ambas de 17 anos, acreditam ter obtido um bom desempenho para conseguir entrar no curso de Medicina. Até quarta-feira (9) à noite, elas não conseguiram olhar as notas, devido à instabilidade no site do MEC.

As jovens estudam no curso prepatório CHM, em Cariacica, e afirmaram que se dedicaram muito.

“Apesar de eu ter me preparado muito em 2021, estou nervosa. Não consegui nem corrigir minha prova quando saiu o gabarito, para não ficar ansiosa. Mas espero colher os bons frutos. Caso eu não consiga, com certeza vou continuar estudando até entrar”, declarou Isabella.


SAIBA MAIS


Sisu

  • O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o governo federal seleciona estudantes para cursos superiores em instituições públicas.  
  • Inscrições: as inscrições para o Sisu começam na próxima terça-feira, dia 15, e devem ser feitas no site do programa: https://sisu.mec.gov.br
  • Número de vagas: serão ofertadas mais de 222 mil vagas em todo o Brasil. No Estado, são 4.725.
  • Quem tem direito: pode se inscrever quem prestou o Enem 2021 e tenha tirado nota superior a zero na Redação.

Ufes

  • Para o 1º semestre, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai ofertar  2.776 vagas em 74 cursos nos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), São Mateus e Alegre.    

Ifes

  • Já o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai ofertar 1.949 vagas em cursos em 15 campis no Estado. 

Nossa Bolsa

  • Concede bolsas de graduação para quem quiser entrar em instituições privadas do Estado. É inteiramente destinado aos capixabas. 
  • Inscrições: terminaram no dia 12 de janeiro deste ano.  
  • Número de vagas: ofertou 1.309.
  • Quem tem direito: alunos que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais, e que tenham feito o Enem.  

Prouni

  • O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior. 
  • Inscrições: o período de inscrições acontece entre 22 a 25 de fevereiro, pelo site http://prouniportal.mec.gov.br/
  • Número de vagas: em todo o Estado serão ofertadas 5.710 bolsas.
  • Quem tem direito: o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, entre 1,5  até 3 salários mínimos por pessoa. Precisa ter feito a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média e não ter zerado a Redação.

Fies

  • O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares.
  • Inscrições: no primeiro semestre, acontecem de 8 a 11 de março de 2022, pelo site  http://portalfies.mec.gov.br.
  • Número de vagas: até o momento, o programa disponibilizará 111 mil vagas para o País inteiro. Não foi informado o quantitativo para cada estado. 
  • Quem tem direito: candidatos que tenham participado de qualquer edição do Enem (desde 2010), e que tenha obtido uma média de 450 pontos. Também não pode ter zerado a Redação, e deve possuir renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Instituições particulares

Faesa

  • Pelo ProUni, disponibiliza cerca de 187 vagas parciais e integrais.

Doctum

  • Para este semestre, não está ofertando vagas para os programas Fies e Prouni. Porém, quem quiser ingressar pode usar a nota do Enem.

Unisales

  • Oferece bolsas nos programas Prouni, Nossa Bolsa e Fies. O aluno pode optar por apresentar a nota do Enem, entre 2010 a 2022.

UCL

  • Disponibiliza bolsas através do Nossa Bolsa e do ProUni, e também como critério de seleção.

UVV

  • O candidato pode fazer o vestibular agendado e EAD para ingressar na graduação com a nota do Enem e também há Prouni e Fies.

Multivix

  • O candidato pode ter acesso com a nota do Enem (exceto Medicina). Está com 2.034 vagas para o Prouni e, também, abrirá mais de 300 vagas em março para o Fies. Há descontos para quem realizou o Enem de 2021 (exceto Medicina).

Fonte: Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação e locais citados.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS