Mais de 3 mil multas de trânsito em Guarapari
Número, que se refere ao período entre 1º de janeiro e 18 de fevereiro deste ano, representa aumento de 50% em relação ao ano passado
Escute essa reportagem

Guarapari iniciou o ano contabilizando um aumento expressivo no número de multas de trânsito nas vias da cidade. Segundo dados da Seção de Trânsito do 10º Batalhão de Polícia Militar, de 1º de janeiro a 18 de fevereiro, foram 3.533 autos de infração lavrados, um aumento de mais de 50%.
O crescimento é atribuído a dois fatores: a intensificação da fiscalização e o aumento do fluxo de turistas no verão.
“A cada ano, a fiscalização é ampliada, assim como os visitantes na cidade. Conseguimos perceber mais veículos circulando”, disse a sargento Adriana Paraizo, auxiliar da Seção de Trânsito.
Somada à chegada de mais pessoas, há também um número maior de agentes trabalhando em operações nas ruas. A Operação Verão, que acontece todos os anos no balneário, conta com um aumento de efetivo e parceria com órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES).
“Nesse período, recebemos um efetivo de fora, com militares de outras unidades que trabalham aqui. Além disso, realizamos operações com instituições como o Detran, o Batalhão de Trânsito e até o Corpo de Bombeiros”, afirma.
Outro aspecto que reforça essa percepção é a infração que lidera a lista de multas, ligada, principalmente, ao estacionamento em local e horário proibidos. Somente em 2025, já foram realizadas 162 remoções de veículos por paradas irregulares. No ano passado, o número foi de 114.
Em contrapartida ao aumento de multas, houve redução no número de acidentes, incluindo com vítimas fatais. Em 2024, foram 93 ocorrências, sendo três mortes. Já este ano, o total é de 86, com duas mortes.
“Houve um aumento da fiscalização e das infrações e, em contrapartida, diminuiu a quantidade de acidentes e vítimas fatais. Inclusive, durante a virada do ano, não houve acidentes, algo que há muito tempo não acontecia”, ressalta.
Para o Carnaval, a sargento enfatiza que a Operação Verão está mantida. No período em que Guarapari volta a receber um grande fluxo de turistas, a expectativa é que a corporação realize operações específicas nos dias de festa.
“Sabemos que o Carnaval é um período em que há ocorrência de mais acidentes, e a Polícia intensifica a fiscalização. Haverá operações especiais, em horários específicos, com um efetivo maior”, conclui.
Novo secretário terá missão de organizar o trânsito
A Prefeitura de Guarapari anunciou na semana passada a nomeação do Coronel Wellington Barbosa Pessanha como novo titular da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte.
Oficial da reserva da Polícia Militar, Pessanha possui 31 anos de experiência na área e é especialista em segurança pública. Além disso, comandou o 10º Batalhão da PM entre 2017 e 2019, período em que adquiriu amplo conhecimento sobre as necessidades locais.
De acordo com comunicado da prefeitura, a nomeação do Coronel Pessanha demonstra a confiança da gestão municipal em sua experiência e profundo conhecimento das necessidades da população.

“Com o trabalho realizado à frente do Batalhão, pude perceber as dificuldades de Guarapari. Aceitei o desafio por ser uma área com a qual me identifico, e estamos motivados para contribuir com a melhoria da segurança, do transporte e do trânsito da cidade”, afirmou o novo secretário.
Prioridades
Entre as prioridades da nova gestão, a organização do trânsito de Guarapari se destaca como um dos maiores desafios. O secretário ressaltou a necessidade de melhorias para garantir mais fluidez e segurança.
Comentários