Mais de 10 mil na fila de cirurgia em cidades da Grande Vitória
Número se refere a pacientes que aguardam exames para realizar procedimentos sem urgência em Cariacica, Serra e Vila Velha
Escute essa reportagem

Mais de 10 mil pacientes estão à espera de cirurgias eletivas em Vila Velha, Serra e Cariacica. Esses procedimentos não são considerados de urgência e o médico agenda o dia e o horário para sua realização.
Para tentar reduzir o tempo de espera, cidades como Serra, realizou no sábado (27), e Vila Velha, no dia 17 de junho, vão realizar mutirões de exames pré-operatórios e, no caso canela-verde, também de cirurgias.
“Quando o paciente chega ao cirurgião, após passar no mutirão, já leva os exames de imagem e as análises clínicas e cardiológicos”, afirma o superintendente de Atenção Secundária da Serra, Márcio Dobal.
Leia mais notícias de Cidades aqui
Na Serra, haverá um mutirão pré-cirúrgico com exames, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, sábado, das 8 às 15 horas.
Ao todo, serão feitos 600 atendimentos, zerando a fila, segundo a prefeitura, para exames para cirurgia geral, que engloba retirada de hérnias, vesículas e lipomas (tumor benigno composto por células de tecido adiposo).
Outros 600 pacientes estão agendados à espera de exames da cirurgia de catarata. Quem participa dos mutirões já está com encaminhamentos para as cirurgias, emitidos pelas unidades de saúde.
Em seguida, o paciente passa por avaliação com cirurgião, antes de passar pela cirurgia. Os procedimentos são realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o governo Estadual.
Segundo Márcio Dobal, a Serra tem cerca de 2.400 pacientes esperando por consulta com cirurgião.
Em Vila Velha, atualmente há cerca de seis mil pacientes aguardando na fila para cirurgias eletivas, segundo informa a Secretaria da Saúde em nota.
“No dia 17 de junho, vai acontecer um mutirão de exames de ultrassonografias, onde serão atendidos 600 pacientes e, ainda para o próximo mês, está previsto um mutirão para cirurgias de artroscopia do joelho, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia”.
A Secretaria de Saúde de Cariacica informa que o município possui mais de dois mil pacientes aguardando consultas ambulatoriais com cirurgião-geral, pediátrico, urológico, ginecológico, entre outros.
Neste total, há pacientes de 2021, 2022 e 2023 que estão aguardando agendamento para suas consultas junto ao Estado. A respeito de mutirões, a Semus informa que eles são realizados pela Sesa.
Procurada, a Prefeitura de Vitória informou que “as cirurgias são realizadas pelo Estado”.
Comentários