X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Mais de 10 mil na fila de cirurgia em cidades da Grande Vitória

Número se refere a pacientes que aguardam exames para realizar procedimentos sem urgência em Cariacica, Serra e Vila Velha


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 10 mil na fila de cirurgia em cidades da Grande Vitória
Em Vila Velha, atualmente há cerca de seis mil pacientes aguardando na fila para cirurgias eletivas |  Foto: Reprodução/Canva

Mais de 10 mil pacientes estão  à espera de cirurgias eletivas em Vila Velha, Serra e Cariacica. Esses procedimentos não são considerados de urgência e o médico agenda o dia e o horário para sua realização.

Para tentar reduzir o tempo de espera, cidades como Serra, realizou no sábado (27),  e Vila Velha, no dia 17 de junho, vão realizar mutirões de exames pré-operatórios e, no caso canela-verde, também de cirurgias.

“Quando o paciente chega ao cirurgião, após passar no mutirão, já leva os exames de imagem e as  análises clínicas e cardiológicos”, afirma o superintendente de Atenção Secundária da Serra, Márcio Dobal. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

Na Serra, haverá um mutirão pré-cirúrgico com exames, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro, sábado, das 8 às 15 horas. 

Ao todo, serão feitos 600 atendimentos, zerando a fila, segundo a prefeitura, para exames para cirurgia geral, que engloba retirada de hérnias, vesículas e lipomas (tumor benigno composto por células de tecido adiposo).

Outros 600 pacientes estão agendados  à espera de exames da cirurgia de catarata. Quem participa dos mutirões já está com encaminhamentos para as cirurgias, emitidos pelas  unidades de saúde. 

Em seguida, o paciente passa por avaliação com cirurgião, antes de passar pela cirurgia. Os procedimentos são  realizados em uma parceria entre a Prefeitura da Serra e o governo Estadual.

Segundo Márcio Dobal, a Serra tem cerca de 2.400 pacientes esperando por consulta com  cirurgião. 

Em Vila Velha, atualmente há cerca de seis mil pacientes aguardando na fila para  cirurgias eletivas, segundo informa a Secretaria da Saúde em nota.

“No dia 17 de junho, vai acontecer um mutirão de exames de ultrassonografias, onde serão atendidos 600 pacientes e, ainda para o próximo mês, está previsto um mutirão para cirurgias de artroscopia do joelho, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia”.

A Secretaria de Saúde de Cariacica informa que  o município possui mais de dois mil pacientes aguardando consultas ambulatoriais com  cirurgião-geral, pediátrico, urológico, ginecológico,  entre outros. 

Neste total, há pacientes de 2021, 2022 e 2023  que estão aguardando agendamento para suas consultas junto ao Estado. A respeito de mutirões, a Semus informa que eles são realizados pela  Sesa.

Procurada, a Prefeitura de Vitória informou que “as cirurgias são realizadas pelo Estado”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: