Mais de 1 milhão de turistas a partir de hoje em Guarapari
Estimativa é da Secretaria Municipal de Turismo e considera o fluxo esperado ao longo de todo o verão
Com a proximidade das festas de fim de ano, Guarapari se prepara para receber cerca de 1,5 milhão de turistas a partir de hoje. A estimativa é da Secretaria Municipal de Turismo e considera o fluxo esperado ao longo de todo o verão.
Segundo o secretário Fernando Otávio Campos, o movimento já dá sinais de alta desde o último feriado, quando os hotéis da cidade alcançaram 100% de ocupação. “Os finais de semana têm tido grande movimento e elevada ocupação. A expectativa é que este movimento cresça com início de férias escolares, confraternização de empresas e 'fugas' nos finais de semana para curtir as praias”.
Entre os turistas que já circulam pela cidade estão Marcelo Matias, técnico em mecânica, sua esposa, Francine Matias, e o filho do casal, Heitor.
Vindos de Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), eles aproveitam a calmaria dos dias úteis antes de retornar no pico da temporada, nos primeiros meses do ano que vem.
“Nós estamos sempre aqui. Preferimos vir em uma época de menos movimento, mas vamos voltar em janeiro e fevereiro”.
A maior concentração de visitantes deve ocorrer no Réveillon, quando a cidade espera receber cerca de 750 mil pessoas para a virada do ano. “Os turistas já estão aqui, cada final de semana cresce. O 'boom' acontece a partir do dia 30, com expectativa de mais de 750 mil pessoas para o Réveillon. Já temos hotéis com 100% de reservas e estamos acima de 60% na média para o período”, acrescentou o secretário.
Para Gustavo Guimarães, presidente da Câmara Empresarial de Turismo de Guarapari (CET), o interesse antecipado surpreendeu. “Este ano, nós começamos a sentir uma procura mais intensa para o Réveillon desde o início de setembro. Chegamos em dezembro com algo em torno de 80% de taxa de ocupação média para o período da virada de ano”.
A prefeitura iniciou um novo processo de ordenamento com o lançamento do Cadastro Municipal de Turismo, que torna obrigatório o registro de prestadores de serviços do setor. Até o momento, cerca de 150 cadastros foram realizados.
Saiba mais
Expectativa
Aproximadamente 1,5 milhão de turistas devem passar por Guarapari durante o período de verão.
A cidade espera receber cerca de 750 mil visitantes somente no Réveillon.
Hotéis registram 100% de reservas em alguns empreendimentos e média próxima de 80% para a virada.
Expectativa de aumento acima de 10% na demanda e possibilidade de ocupação máxima antes do dia 31.
Segundo o setor hoteleiro, as datas iniciais de janeiro e finais de semana já têm de 70% a 75% de ocupação.
Turistas que deixarem a reserva para última hora podem não encontrar vagas na alta temporada.
Fonte: Secretaria de Turismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários