X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Maioria dos pais decide que filhos vão ter aula presencial

| 29/01/2021 16:14 h

Em visita ontem ao Centro Educacional Sonho Meu, em Itacibá, Cariacica, o  programador de tráfego Jadson Rodrigues de Assis,  44, e a técnica de enfermagem Daniele Zene, 39, falaram  à reportagem sobre  a decisão de que o filho  Guilherme, de 13 anos,  volta para o ensino presencial a partir da próxima quarta-feira. 
“Optamos pelo presencial porque a escola, desde o ano passado,   está seguindo os  protocolos sanitários  com muito rigor”, disse o pai.
Em visita ontem ao Centro Educacional Sonho Meu, em Itacibá, Cariacica, o programador de tráfego Jadson Rodrigues de Assis, 44, e a técnica de enfermagem Daniele Zene, 39, falaram à reportagem sobre a decisão de que o filho Guilherme, de 13 anos, volta para o ensino presencial a partir da próxima quarta-feira. “Optamos pelo presencial porque a escola, desde o ano passado, está seguindo os protocolos sanitários com muito rigor”, disse o pai. |  Foto: Leone Iglesias/AT
Pela primeira vez, o início do ano letivo começa diferente, com famílias tendo que optar sobre como será esse retorno a partir de segunda-feira, já que a pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade que assusta.

Mas a maioria já tomou a decisão de que os filhos vão voltar às aulas presenciais, especialmente na rede privada. Muitas escolas realizaram pesquisas para saber o que os pais estão planejando.

É o caso do Colégio Pio XII, em Itapuã, Vila Velha. “O levantamento apontou que 70% dos alunos voltam a estudar nas salas de aula, enquanto os outros 30% continuam de casa, pois optaram, por enquanto, em continuar em ensino não presencial, com aulas em tempo real”, informou a diretora pedagógica, Solaine Chibib.

A Escola Americana de Vitória focará na oferta de aulas presenciais, conforme desejo de 99% dos pais consultados em pesquisa. No entanto, o ensino em formato híbrido estará disponível para famílias que, em algum momento, optarem pelo ensino remoto.

Essa metodologia virtual também será aplicada nos casos de fechamento de turma por alguma razão, com aulas 100% online e ao vivo.

A Escola Monteiro informou que a maioria dos alunos decidiu pelo retorno presencial às aulas, mas que continuará oferecendo a modalidade remota para as famílias que assim preferiram, respeitando cada decisão.
 

A instituição esclarece que a necessidade de rodízio, por sua vez, é uma consequência das escolhas e será avaliada turma a turma. Tendo mais alunos no presencial do que a sala comporta, haverá rodízio dessa sala.

Colégio prepara ambientes 
para a chegada de alunos e professores: distanciamento e álcool em gel são indispensáveis para o retorno
Colégio prepara ambientes para a chegada de alunos e professores: distanciamento e álcool em gel são indispensáveis para o retorno |  Foto: Divulgação
O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-ES), Moacir Lellis, reforçou que as instituições localizadas em municípios que estejam no risco baixo ou moderado para Covid-19 podem permanecer com as atividades presenciais, sendo necessário o fechamento apenas das escolas que estão em cidades com risco alto. 

Ele lembra que, no retorno às atividades presenciais, todas as instituições de ensino devem continuar seguindo rigorosamente os protocolos estabelecidos.

Já o presidente do Sindicato dos Professores no Espírito Santo (Sinpro-ES), Juliano Pavesi Peixoto, disse que a Justiça do Trabalho decidiu ontem não manter nas salas de aula, de forma presencial, na rede privada de ensino, os professores que têm comorbidades, os que possuem mais de 60 anos de idade ou aqueles que contam com algum laudo médico.


SAIBA MAIS


Centro Educacional Leonardo da Vinci
- Data do retorno: segunda-feira.
-  Modalidade
-  Todas as turmas da educação infantil, do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e da 1ª e 3ª séries do ensino médio serão atendidas 100% com aulas presenciais. -  As demais serão divididas em dois grupos que farão revezamento semanal entre aulas presenciais e on-line ao vivo.

Centro Educacional Sonho Meu
-  Data do retorno: quarta-feira.
-  Modalidade
-  Dos 414 alunos, somente 14 optaram pelo online ( ao vivo ). Todo o restante será em modo presencial, sem necessidade de rodízio.

Crescer PHD
-  Data do retorno: as aulas iniciam nas próximas segunda e terça-feiras, dependendo das turmas.
-  Modalidade
-  Pesquisa apontou que cerca de 85% optaram pelo retorno presencial. Somente o fundamental II terá rodízio semanal de alunos.

Colégio Cobe
-  Data do retorno: quinta-feira.
-  Modalidade
-  Uma pesquisa está em andamento, mas a tendência, baseada em conversa com os pais, é de que a maioria (65%) quer aulas presenciais; 15%, online; e 20% ainda está em dúvida.

Colégio Pio XII
-  Data do retorno: segunda-feira.
-  Modalidade
-  O colégio, em Itapuã, Vila Velha, fez uma pesquisa para saber quem pretende voltar ao ensino presencial. O levantamento apontou que 70% dos alunos voltam para as salas de aula, enquanto os outros 30% continuam de casa, com aulas em tempo real.

Colégio Renovação
Data do retorno: do 6º ano ao médio, terça-feira, e da educação infantil ao 5º ano, dia 8.
Modalidade
Volta de forma presencial, mas o colégio fará levantamento para saber quem vai optar pelo sistema híbrido (presencial e remoto) ou somente remoto.

Colégio Sagrado Coração de Maria - Vitória
-  Data do retorno: segunda-feira.
-  Modalidade
-  Até o momento, menos de 15% dos alunos optaram pelas aulas totalmente remotas. Haverá transmissão simultânea para quem estiver participando das aulas online.

Darwin
-  Data do retorno: segunda-feira para os alunos da educação infantil ao ensino médio. Já as aulas do pré-vestibular começam no dia 08/02.
-  Modalidade
-  No caso da Educação infantil e do ensino fundamental I, em razão do tamanho das turmas, todos os alunos poderão ter aulas presenciais, sem a necessidade de revezamento.
-  Haverá rodízio somente entre os alunos do ensino fundamental II, do ensino médio e do pré-vestibular, que também contarão com a transmissão ao vivo e simultânea das aulas (no modelo híbrido). A ida presencial será opcional.

Escola Americana de Vitória
-  Data do retorno: segunda-feira.
-  Modalidade
-  Vai focar na oferta de aulas presenciais, conforme desejado por 99% dos pais consultados em pesquisa. Porém, o ensino em formato híbrido também estará disponível.

Escola da Ilha
-  Data do retorno: segunda-feira
-  Modalidade
-  Pesquisa apontou que 84,84% dos pais optaram pelas aulas presenciais. Mas a escola terá a opção do ensino remoto para quem desejar.

Escola Monteiro
-  Data do retorno: as aulas recomeçam na segunda-feira para o 1° ano do ensino fundamental 1; na terça-feira, para o 2° ano do ensino fundamental 1; e na quarta para todos os demais (do 3° ano do fundamental 1 para o 3° ano do ensino médio).
-  Modalidade
-  Maioria decidiu pelo retorno presencial, mas a escola continuará oferecendo a modalidade remota.

Rede Adventista de Ensino
-  Data do retorno: previsto para segunda-feira.
-  Modalidade
-  A expectativa é que o retorno presencial na Grande Vitória seja de 70%.

Salesiano
-  Data do retorno: segunda-feira no Salesiano Nossa Senhora da Vitória, e no dia 8, na unidade de Jardim Camburi.
-  Modalidade
-  Uma pesquisa está sendo realizada com as famílias. Até agora, boa parte vem optando pelo ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas.

UP Centro Educacional
-  Data do retorno: terça-feira.
-  Modalidade
-  Modelo híbrido, com revezamento semanal (presencial e online).

Fonte: Escolas citadas.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS