X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Leitura ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse

Além disso, o hábito estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Leitura ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse
A servidora pública Aline de Almeida, 44, conta que, com a maternidade e outras responsabilidades da vida adulta, havia perdido o hábito de leitura. Em 2016, uma amiga a influenciou a retornar às leituras. Aline entrou em um clube de leitura focado em escritoras mulheres, o que transformou sua relação com a literatura. “Mulheres Que Correm Com Os Lobos”, de Clarissa Pinkola, é um dos livros que mudou a vida dela. “É um livro que mudou a minha visão como mulher, que me fez refletir sobre as nossas questões dentro de um mundo masculinizado. Esse livro trouxe vários arquétipos femininos que me fizeram rever o mundo”. |  Foto: Kadidja Fernandes/ AT

Seja literatura, seja leitura técnica, seja um jornal. A leitura promove um estado de relaxamento capaz de ajudar, até mesmo, na saúde mental.

Um estudo da Universidade de Sussex, no Reino Unido, comprovou que o hábito de leitura é capaz de reduzir os níveis de estresse em 68%. Além disso, a ler por prazer está associada a um risco 23% menor de demência, aponta uma pesquisa publicada na revista científica Neurology.

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutor em Literatura Comparada, Orlando Lopes analisa que a leitura pode levar, por algum momento, a um escapismo dos problemas cotidianos e, assim, promover uma redução do estresse.

“Mergulhar em uma boa história permite escapar temporariamente dos problemas do dia a dia, proporcionando uma sensação de relaxamento. Ler também enriquece o conhecimento e a compreensão do mundo, pois expõe o leitor a novas ideias, culturas e informações”.

A diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo, Ana Laura Nahas, também reitera o poder da leitura no combate ao estresse.

“A leitura estimula o raciocínio, a criatividade e o pensamento crítico, aumenta a capacidade de concentração e reduz o estresse”.

A bibliotecária Elizete Caser, da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, aconselha a quem quer incluir o hábito de leitura no dia a dia.

“Tudo é válido para iniciar à leitura. Buscar identificar os gêneros literários ou temáticas que mais lhe agradam é o caminho para ser tornar um leitor”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: