Falsas promoções dão prejuízo nas redes sociais
Bandidos criam perfis falsos para enganar os clientes do comércio e coletam informações pessoais usadas para crimes financeiros
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A mensagem é surpreendente e tentadora: você ganhou um prêmio ou desconto em restaurante, hotel ou loja. Mas o contato pelas redes sociais esconde perfis falsos e a ameaça de prejuízos.
Ao atrair os clientes com ofertas tentadoras, esses perfis coletam informações pessoais e financeiras, que são utilizadas para fins ilícitos, como fraudes financeiras. Há casos, ainda, de pedidos de transferências para reservas e compra com descontos.
O titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Brenno Andrade, explicou que esse tipo de golpe, muitas vezes, também está relacionado ao envio de um código.
“A pessoa que supostamente ganhou 'promoção' tinha que informar um código. A partir do momento que informa o código, o criminoso consegue hackear o Instagram dela ou também o próprio WhatsApp”.
Ele enfatizou que, muitas vezes, esses perfis usam esses atrativos de promoções e descontos para recolher dados cadastrais dessas pessoas. “Eles usam os dados para os mais diversos tipos de situações: criação linhas telefônicas ou contas em bancos com o nome dessas pessoas, por exemplo. Além disso, podem fazer tentativas de empréstimo. Ou seja, em posse dessas pessoas, os dados podem ser usados de diversas formas pelos criminosos”.
O consultor de tecnologia da informação Eduardo Pinheiro destacou que as pessoas precisam ficar atentas às mensagens que recebem, seja pelo WhatsApp, por rede social ou por SMS.
“É preciso ter atenção ao remetente, à forma de escrita, ao teor das mensagens”, orienta.
O presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, orienta que as pessoas denunciem os perfis ao identificar a tentativa de fraude. “Caso não surta efeito, elas podem ingressar com ações na Justiça contra as redes sociais que estiverem mantendo ainda os perfis falsos”.
O advogado, especialista em Direito Digital, Felipe Lima, também ressalta que as empresas que identificarem danos com a prática podem acionar à Justiça.
Um dos exemplos é em caso de dano à reputação. “Comentários negativos ou informações falsas divulgadas pelo perfil podem prejudicar a imagem da empresa”.
Outra possibilidade é em caso do perfil falso estiver tentando enganar os clientes ou realizar transações em nome da empresa.
Promessa de descontos e até reservas
O proprietário do Recanto Gastrobar, Bruno Trannin Simões de Mattos, contou que já foram feitos pelo menos três perfis falsos do estabelecimento. “Eles copiam tudo, usam as fotos. Depois, começam a seguir nossos seguidores e a mandar mensagens para eles”.
Segundo Bruno, o conteúdo é sempre o mesmo: você foi selecionado para ganhar um jantar, ou outras promoções e até reservas. “Nesse caso, a pessoa tem que mandar nome, CPF e outros dados”.
Para ele, as investidas de criminosos trazem prejuízos. “Muitos clientes nos mandam, a gente faz alertas nas nossas redes sociais, pedindo para as pessoas denunciarem o perfil. Mesmo assim, é difícil derrubar essas contas falsas”.
Saiba mais
Golpes
Criminosos virtuais têm criado contas em redes sociais ou aplicativos de mensagens que se passam por estabelecimentos, como bares, lojas e hotéis.
Os perfis usam imagens dos perfis verdadeiros e têm nomes muito semelhantes, dificultando a identificação por parte de clientes e vítimas.
Por meio de mensagens, eles anunciam falsos prêmios e promoções para entrar em contato com vítimas.
Ações dos golpistas
Sequestro de WhatsApp
Ao informar que a vítima ganhou uma promoção é dito que para validar o “prêmio” é preciso informar um código enviado via SMS.
Ao seguir as instruções, na verdade, a vítima está permitindo que seu WhatsApp ou Instagram seja “sequestrado”. O criminoso passa a pedir dinheiro para seus contatos, se passando pela vítima.
Roubo de dados
Outra forma de agir dos criminosos tem como objetivo o roubo de dados pessoais.
Ao atrair clientes com ofertas tentadoras, os perfis coletam informações pessoais e financeiras, que são usadas para fins ilícitos, como fraude financeira.
Pedidos de pix
Há casos em que criminosos solicitam valores para reservas de restaurantes e hotéis, com valores promocionais.
Como se proteger
Detalhes
Os nomes dos perfis falsos costumam ser muito parecidos às contas oficiais. Fique atento a detalhes como o uso de símbolos, como por exemplo, “_” ou letras dobradas.
Perfis que representam grandes empresas, organizações ou figuras públicas normalmente são verificados e contam com o selo azul ao lado do nome.
Tenha o hábito de conferir a data da criação da conta, bem como a quantidade de publicações e de seguidores. Perfis falsos costumam ter um número bem abaixo das contas oficiais.
Ofertas tentadoras
Desconfie de ofertas de produtos, promoções ou serviços com preços muito abaixo dos valores médios no mercado.
As falsas promoções seguem praticamente o mesmo padrão: sorteio de diárias em hotéis ou refeições grátis em restaurantes, com abordagens que costumam ter frases mal formuladas ou padrões do tipo “analisamos que você segue nosso Instagram de publicidade”.
Verifique contas
Em caso de pedido de transferências, outra característica comum em golpes são as contas bancárias com nomes aleatórios de correntistas, que costumam não ser os mesmos do suposto solicitante.
Sem dados
Jamais forneça senha ou qualquer outro dado por mensagens recebidas via e-mail ou celular.
Desconfie toda vez que receber um e-mail com alguma informação que não tenha sido solicitada. Na dúvida, entre em contato com o SAC da empresa.
Uma das formas de dificultar a ação dos golpistas é ativar a verificação em duas etapas, cujo login em redes exige não só o uso de senha, mas também inserção de um outro código, enviado por SMS ou aplicativo autenticador.
Denuncie
Se notar um perfil falso ou se for vítima, aja rapidamente ao identificar um perfil falso, seguindo os passos legais e de denúncia.
Registre boletim de ocorrência e notifique a plataforma.
Fonte: Especialistas consultados.
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