Lasers prometem deixar a pele mais jovem em um dia
Escute essa reportagem

Manter a pele jovem, sem manchas e rugas, é o sonho de muitas mulheres. E a medicina estética está aí para provar como a tecnologia tem avançado, tanto que já estão disponíveis lasers que prometem o rejuvenescimento na primeira sessão.
Uma das novidades é o laser Zye, que trata linhas finas, manchas, papadas, além de estimular o colágeno. Em média, segundo os médicos, o procedimento dura 20 minutos e não deixa marcas na pele.
“Ele já melhora a pele de imediato, logo após a sessão. O estímulo de colágeno, para dar firmeza, demora um pouco mais. Mas esse efeito glow, que deixa a pele mais bonita, iluminada e com poros mais fechados, é logo”, afirmou a dermatologista Juliana Drumond.
A médica explicou que o aparelho é uma plataforma com associações de algumas tecnologias como os lasers NDYag e Erbium.
É possível fazer o protocolo 4D que, segundo Juliana, pode incluir até quatro etapas, de acordo com a necessidade de cada paciente. As etapas incluem: estimulação do colágeno para firmeza da pele; tratamento de lábios e região em volta da boca; rejuvenescimento da pálpebra e de rugas ao redor dos olhos.
A dermatologista Isabella Redighieri destaca que lasers como o Zye e Fotona, que possuem a mesma tecnologia, conseguem atingir camadas profundas da pele.
“A pessoa sai desse tratamento de forma relativamente rápida. Usa-se várias ponteiras na mesma sessão e não precisa de tempo em casa. Não machuca a pele.”
Dependendo dos casos, de acordo com a dermatologista, são indicadas de duas a três sessões por ano, além da possibilidade de ser usado em qualquer tonalidade de pele. Outra tecnologia a laser é o ultrassom microfocado que mostra resultados melhores se for associado com o Zye, por exemplo, garante Isabella.
A dermatologista Karina Mazzini diz que, em média, com o ultrassom é feita uma sessão a cada 10 meses. “É a única tecnologia que trata o músculo. Há ponteiras que tratam a derme profunda e a gordura para deixar o rosto mais delicado. Usamos em bochechas e papadas”.
Novos tratamentos têm durabilidade
Para manter a saúde da pele, os tratamentos dermatológicos fazem parte da rotina da psicóloga Margareth Emerich Klitzke, de 45 anos.
Ela conta que começou a realizar os procedimentos quando tinha 36 anos. “Já fiz ultrassom microfocado, luz pulsada, sculptra e botox”, contou a psicóloga.
“A idade vai chegando e começamos a nos preocupar com rugas, com linhas de expressão e com o aspecto mais envelhecido da pele. Por isso, quis buscar tratamentos que prevenissem e desacelerassem esse envelhecimento”.
Margareth relatou que já está interessada em se tratar com o novo laser. “Esses tratamentos agregam e têm uma boa durabilidade. Eles deixam a pele mais viçosa”.
OPINIÕES
"Associar vários tratamentos em um dia é uma forte tendência. Potencializa a produção de colágeno”, Karina Mazzini, dermatologista
"O Zye ajuda fechar os poros, melhora o viço e deixa a pele bonita. No dia seguinte, melhora mais ainda”, Juliana Drumond, dermatologista
OS TRATAMENTOS
Ultrassom microfocado
> Tecnologia não-invasiva para tratamento de flacidez da face e pescoço. Atua na pele, na derme profunda e média, no músculo e na gordura.
Radiofrequência microagulhada
> É feito um microagulhamento injetando na pele a radiofrequência. Indicado para formação de colágeno, rugas, manchas e cicatriz de acne.
Laser Zye e Fotona
> Promete rejuvenescimento a partir de uma sessão, que dura em média 20 minutos. Tem associado os lasers NDYag e Erbium.
> Pode-se fazer protocolo 4D, divididos em 4 etapas, na mesma sessão.
> Na primeira etapa é feito um estímulo de colágeno, para tratar a firmeza de pele. A segunda etapa é a ponteira intraoral para tratar lábios, região em volta da boca, amenizar o bigode chinês, além de dar um efeito de leve volumização.
> A terceira etapa é para rejuvenescimento da pálpebra e região dos olhos. A quarta etapa é a chuva de Erbium, onde são abertos alguns canais na pele possibilitando a colocação de substâncias, como a vitamina C.
Fontes: Médicas consultadas e pesquisa AT.
Comentários