X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jogos educativos e plantio de árvores para comemorar Dia do Meio Ambiente


O dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (05), será celebrado de uma forma diferente, por conta das medidas de distanciamento social e contará com a ajuda das redes sociais, internet e tecnologia em toda Grande Vitória. Além de jogos educativos e palestras online, algumas cidades vão comemorar a data com plantio de árvores.

Imagem ilustrativa da imagem Jogos educativos e plantio de árvores para comemorar Dia do Meio Ambiente
|  Foto: Leonardo Silveira/PMV/Divulgação


Em Vitória, por exemplo, serão plantadas até o final de semana ,140 árvores arbustivas (plantas usadas para fazer sombras) nas vias de bairros como Jardim Camburi, Jardim da Penha, Mata da Praia, Barro Vermelho e Santo Antônio, chegando em um total de mais de 500 mudas plantadas no município até o final do mês.

O secretário de Meio Ambiente do município, Ademir Barbosa Filho informou que o objetivo é chegar até o final do ano, com 200 mil árvores plantadas em todo a cidade, tanto nas vias, quanto nos parques públicos.

"Vamos ser a capital mais arborizada do país, com um maior número de árvores por habitantes.De 2013 até o final de 2020, nós vamos ter plantado 200 mil árvores, sendo 20 mil nas vias públicas e 180 nos parques urbanos e unidades de conservação", destacou.

Além do plantio de árvores, o município está celebrando a semana do Meio Ambiente com seminários virtuais, promovidos em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo(IFES), onde cada participante poderá aprender sobre questões ambientais.

Na Serra, na Serra, o município disponibilizou jogos interativos e de cunho educativos para crianças e que desejar se divertir e aprender um pouco sobre meio ambiente. São eles : O quiz Ambiental, que reúne questões sobre os recursos naturais da Serra e também avalia conhecimentos sobre preservação ambiental , jogo da memória e o jogo de cartas de super trunfo. Para ter acesso aos jogos, basta acessar ao site da prefeitura do município.

Já em Vila Velha, a semana também foi comemorada de maneira virtual, com vídeos curtos para conscientização ambiental, disponibilizados nas redes sociais da prefeitura. Além disso, uma cerimônia simbólica em homenagem ao Dia do Meio Ambiente será realizada nesta sexta Parque Municipal da Mantegueira, na Glória.

"Como estamos em período de pandemia e como não foi possível pensar em algo específico para comemorar o Dia do Meio Ambiente, eu decidi doar uma muda de uma árvore que eu cultivo em minha casa para ser plantada no parque. É uma tradição mesmo, todos os anos faço isso", explica o auditor-geral da prefeitura de Vila Velha, Alexandre Salgado.

As prefeituras de Cariacica e Guarapari informaram que não existe previsão de eventos externos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, devido a pandemia do novo coronavírus.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha completa 30 anos

Localizado no município de Guarapari, o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, completa 30 anos nesta sexta, quando também é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e em comemoração, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza um calendário de lives no perfil oficial @meioambientees, desde o dia 2 de junho.

Segundo o Iema, as lives estão abordando temas importantes nesses 30 anos de preservação da biodiversidade no Espírito Santo e serão realizadas até o dia 6 de junho (sábado). O horário de transmissão será às 18h, com exceção da última live, no dia 06 de junho, a ser realizada às 10h.

Imagem ilustrativa da imagem Jogos educativos e plantio de árvores para comemorar Dia do Meio Ambiente
Parque Estadual Paulo Cesar Vinha |  Foto: Flávia Fernandes/Iema


O Parque Estadual Paulo César Vinha constitui um dos últimos remanescentes de restinga ainda em bom estado de conservação do Espírito Santo.

Lives especiais para ficar mais perto da natureza

Por conta das medidas de distanciamento social, o Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado de uma forma diferente em todo planeta. Aqui no Estado, as redes sociais, bem como a tecnologia, já estão ajudando esse dia não “ em branco”.

Com programações voltadas para o mundo virtual, prefeituras e governo do Estado, programaram lives especiais, com temas relacionados à preservação da fauna e flora.

Em Vila Velha, por meio do instagram, a prefeitura disponibilizou e ainda está disponibilizando, lives com temas relacionados ao meio ambiente, desde a última segunda-feira (1).

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, Flavia Maciel, a data não poderia passar em branco.

“Precisamos mostrar boas ações, mesmo que virtualmente, para que sirvam de exemplo e convença as pessoas que mudar atitudes é o meio mais viável para nossa sobrevivência".

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realiza um calendário de lives no perfil oficial @meioambientees, no Instagram, desde o dia 2 de junho.Elas abordam temas de preservação da biodiversidade no Espírito Santo e serão realizadas até o dia 6 de junho (sábado).

Veja a programação:

Live no Instagram Educambiental_vv:
- 05/06 19h30 - Fabio Medeiros - Projeto. Pegada - O Desafios da Educação ambiental nas praias
-Além das lives, uma série de vídeos caseiros de curta duração para a conscientização ambiental e o cuidado com o outro no período de Pandemia foi postado nas redes sociais da Prefeitura( Facebook https://www.facebook.com/vilavelha e instagram (https://www.instagram.com/vilavelha_es/)

Confira a programação dos vídeos:
1- Higienização de PETs após ida à rua — técnica da Semma Ester da Silva Pinto.
2 - Não ir à praia — subsecretária de Turismo Neymara Carvalho
3-Como fazer exercícios em casa — Mirthys Moreira professora da Secretária Municipal de Esporte e Lazer.
4 - Higienização das compras de supermercado ao chegar em casa — vídeo enviado por munícipes.
5 - O que fazer com os sapatos ao chegar em casa — vídeo enviado por morador.

Dia: 06/06 (sábado), às 10h
- Tema: “Importância do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha para a prática do surf no Espírito Santo”
- Participantes: com Joseany Trarbach, gestora do PEPCV, Alex Willian e Marco Antônio Alves, representantes da diretoria da Federação de Surf do Espírito Santo (Fesurf-ES).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: