Japão suspende a compra de aves do Espírito Santo após caso de gripe aviária
Suspensão temporária foi anunciada nesta quarta-feira, um dia após o registro de caso na Serra
Escute essa reportagem
O Japão decidiu suspender, temporariamente, a compra de aves provenientes do Espírito Santo. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (28), um dia depois do primeiro registro de gripe aviária em aves de subsistência na Serra. Este foi o primeiro caso do país.
Segundo o comunicado do Ministério da Agricultura do Japão, a suspensão é para "evitar que as aves vivas criadas no Japão sejam infectadas com o vírus e para fins de sanidade alimentar”.
Leia mais notícias do Espírito Santo aqui
Em nota, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que o caso registrado na Serra aconteceu com uma ave "de fundo de quintal" e que o foco identificado "não gera qualquer alteração no status do Brasil como livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que a produção comercial segue sem qualquer registro".
"Não se espera, portanto, que ocorram quaisquer alterações no fluxo das exportações brasileiras. Também não há qualquer risco ao abastecimento de produtos", afirmou a entidade.
Também por nota, a Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo lamenta a ação "que não está em linha com as orientações da OMSA, que indica suspensão de comércio apenas em casos registrados em produção comercial".
Leia Mais: Cidade do ES registra primeiro caso de gripe aviária em animal doméstico do país
Comentários