Ingressos gratuitos para visitar navio de guerra no Porto de Vitória
Após participar de desfile nesta quinta, embarcação vai estar aberta à visitação de amanhã até domingo. Vagas são garantidas pela internet
Escute essa reportagem
O feriadão chegou, e Vitória está com uma programação especial. A embarcação de guerra humanitária, Navio-Patrulha Oceânico APA (P121), estará aberta à visitação gratuita no Cais Comercial da Vports, o Porto de Vitória, desta sexta (08) até domingo, das 14 às 17 horas.
A embarcação da Marinha chega ao Espírito Santo para participar das comemorações do feriado de 7 de setembro, fazendo um desfile marítimo. Já amanhã, a visitação está liberada, mas as vagas estão limitadas a 2.500 convites por dia. Cada pessoa pode reservar até quatro ingressos por meio da plataforma Sympla, pela internet.
O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
O navio de guerra humanitário foi incorporado pela Marinha do Brasil em 2012 para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. O navio conta com vários compartimentos destinados à acomodação dos tripulantes, além de áreas específicas para refeições, proporcionando um elevado nível de conforto.
Além disso, possui diversos equipamentos, sistemas e armamentos embarcados que permitem que o navio cumpra suas mais variadas missões com sucesso.
Durante a pandemia, em 2021, por exemplo, ele fez o transporte de um cilindro de oxigênio vazio, com capacidade para 90 mil metros cúbicos para ajudar o Amazonas.
SAIBA MAIS
Navio
- O Navio-Patrulha Oceânico APA (P121) foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 2012, para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas.
- Ele chega no Cais Comercial da Vports, o Porto de Vitória, e fica até segunda-feira. Ele participará das comemorações do 7 de setembro.
- Para o público, o navio estará aberto das 14h às 17h, desta sexta (08) até domingo (10).
Ingressos
- Estarão disponíveis gratuitamente pela internet, por meio da plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/.
- As vagas estão limitadas a 2.500 convites por dia e cada pessoa pode reservar até quatro ingressos.
- O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também o cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).
História
- O navio recebeu o nome “APA” em alusão a um importante rio brasileiro, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, que delimita a divisa entre o Brasil e o Paraguai.
o navio já passou por várias cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), Cabedelo (PB), Natal (RN), Santos (SP) e Maceió (AL).
Operações
- Durante a pandemia, em 2021, o navio fez o transporte de um cilindro de oxigênio vazio, com capacidade para 90 mil metros cúbicos de oxigênio para ajudar Manaus (AM).
- O navio também participou da missão Grand African Nemo 2019 e 2020. Com o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental para o enfrentamento à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, pirataria, poluição no mar, de repressão ao tráfico de drogas, de proteção de plataformas e ao salvamento e resgate no mar.
Fonte: Marinha, governo do Estado e Prefeitura de Vitória.
Comentários