Idosa de 80 anos engasga e é salva por guarda-vidas em Vila Velha
Escute essa reportagem
Dois guarda-vidas de Vila Velha receberam um chamado de socorro diferente na tarde dessa segunda-feira (17). Acostumados com o trabalho de salvamento nas praias, eles foram acionados para uma ocorrência que vinha da terra.

Uma idosa de 80 anos passou mal ao engasgar enquanto almoçava com a família em um restaurante próximo à praia.
Funcionários e clientes pediram socorro e os guarda-vidas Robson Barbosa e Jonas do Nascimento seguiram para o local. Eles utilizaram a Manobra de Heimlich, que consiste em envolver a vítima com os braços e puxar, com os pulsos abaixo da caixa toráxica, fazendo pressão.
Após a realização da manobra, a senhora voltou a respirar e não precisou de outro atendimento médico. A informação é a de que a idosa teria se engasgado com uma espinha de peixe.
Guarda-vidas há sete anos, Jonas explicou que, apesar de não poderem deixar o posto durante o trabalho, eles precisaram priorizar o socorro à idosa.
“Antes de sair, ainda verifiquei a água, para depois correr em socorro dela. A sensação é a mesma de quando salvamos alguma vítima de afogamento, de que estamos ali para ajudar”, comentou.
Jonas comenta ainda já precisou fazer a manobra outras duas vezes, sendo uma delas com a própria filha quando ela tinha três anos de idade.
“Nós somos treinados para várias situações como essas e as pessoas podem sempre contar conosco. Mesmo assim, expliquei para os funcionários do restaurante como procederem da próxima vez”, completou.
Comentários