X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 22°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • ESPECIAL EDUCAÇÃO 2026
  • COPA DO MUNDO 2026
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • Tribuna Agro
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Agro
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 22°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ESPECIAL EDUCAÇÃO
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Idade mais produtiva do cérebro é após os 60 anos, diz pesquisa

Pesquisa aponta que a capacidade do cérebro de absorver novas informações e se concentrar melhora com o envelhecimento

foto autor
Jaciele Simoura, do jornal A Tribuna
24/10/2021 - 16:07
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Envelhecer não significa queda na produtividade do cérebro.  Um  novo estudo americano sugere que, à medida que as pessoas envelhecem, alguns aspectos do desempenho cognitivo parecem melhorar. 

Desenvolvida pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, a pesquisa descobriu que a capacidade do cérebro de absorver rapidamente novas informações e de se concentrar se torna mais nítida após os 60 anos. 

“Algumas capacidades e aspectos cognitivos podem, sim, melhorar com o envelhecimento, conforme ganhamos experiência. Foi descoberto que neurônios podem se renovar, mantendo a nossa capacidade de aprendizado. O nosso cérebro é como   músculo, precisa sempre ser estimulado”, explicou o geriatra e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Roni Chaim Mukamal.

De acordo com o geriatra e diretor clínico do Hospital Royal Care, Gustavo Genelhu,  funções como a leitura e semântica são alguns dos aspectos que podem melhorar com o envelhecimento, pois são cognitivas. 

“Todas as tarefas do dia a dia precisam de integração que o nosso cérebro vai organizar e é capaz de realizar. Ler, compreender textos, reconhecer alguém, calcular, conversar, dirigir. Isso tudo se dá por conta das funções cognitivas, que são a percepção, memória e linguagem”, disse o médico.

Gustavo Genelhu  frisa que algumas dessas funções podem piorar com o envelhecimento, enquanto outras podem melhorar, conforme a pessoa adquire experiência. 

O médico ainda acrescenta que, quanto maior a escolaridade, a inter-relação e maior experiência que foi adquirida ao longo da vida, maior será essa melhora com o envelhecimento. 

Para a geriatra Waleska Binda Wruck, deixar a mente ativa com leituras, jogos de memória e relacionamentos com outras pessoas ajuda na produtividade, que não diminui após os 60 anos. 

“As pessoas se aposentam em plena idade produtiva. Os idosos podem continuar fazendo as coisas de que gostam, sendo produtivos, independentemente da idade”, observou a médica.


“Fico me curtindo no teclado”


          Imagem ilustrativa da imagem Idade mais produtiva do cérebro é após os 60 anos, diz pesquisa
Sônia Maria da Costa |  Foto: Antonio Moreira/AT

Os 78 anos não foram empecilho para a aposentada Sônia Maria da Costa investir em seus sonhos. Ela é aluna de teclado na  escola de música Mayer, está fazendo PhD em História e, recentemente,  fez cursos de Espanhol e Inglês.

“Mesmo aposentada, nunca parei de trabalhar. Gosto de estudar, de ler. E a música me faz tão bem! Faço minhas lições de teclado e fico me curtindo sozinha em casa”, comenta.  

A aposentada   revela que gosta de conversar e bater papo e prefere atividades que criam objetivos e dificuldades, para manter o cérebro sempre ativo.

“Ficar parada não dá para mim. Gosto de me movimentar, fazer atividades das aulas de teclado, gosto de caminhar”, salienta.


Saiba mais


Pesquisa

  • Um novo estudo sugere que, à medida que as pessoas envelhecem, certos aspectos do desempenho cognitivo parecem melhorar. 
  • A pesquisa foi desenvolvida pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Georgetown em Washington, capital dos Estados Unidos. 
  • Os pesquisadores descobriram que a capacidade do cérebro de absorver rapidamente novas informações e de se concentrar se torna mais nítida com a idade.
  • De acordo com uma reportagem publicada no jornal  The Times, do Reino Unido, os cientistas afirmaram que esses aspectos da cognição podem ajudar na tomada de decisões e no autocontrole, além de contribuir para a navegação, a matemática, linguagem e leitura.
  • A pesquisa contou com 702 participantes, de 58 a 98 anos, que fizeram o teste da rede de atenção, usado  para medir diferentes aspectos comportamentais da atenção.

Hábitos saudáveis

  • Para especialistas, é possível chegar aos 60 anos e estar mais produtivo que jovens. Vai depender de alguns aspectos e hábitos que foram tomados ao longo da vida.
  • Eles ainda explicam que a produtividade maior após os 60 anos se dá, muitas vezes, por fatores como experiência e escolaridade. 
  • Médicos ainda indicam que há outros aspectos cognitivos que podem piorar ou melhorar, dependendo de quais hábitos foram predominantes ao longo da vida.
  • Práticas de meditação podem ajudar o cérebro a se desestressar e descansar.
  • Vícios e tabagismo podem atrapalhar o envelhecimento saudável.
  • O cérebro obtém uma série de nutrientes, que são indispensáveis. Com isso,  uma alimentação com verduras, frutas e legumes ajudam.
  • Ainda para combater o estresse, o lazer  contribui para que o cérebro tenha um momento de descanso.
  • Sono regulado   é um hábito que deve ser tomado ao longo da vida.
  • Prática de exercícios físicos.
  • Bom convívio social e familiar.
  • Ter crenças ou alguma fé.
  • Fazer Check-Up todos os anos para acompanhar a saúde e evitar quaisquer doenças que possam aparecer.

Manter o cérebro ativo

  • O cérebro é um órgão que funciona como um músculo. Quanto mais estimulado, melhor o funcionamento, afirmam especialistas.
  • Para isso, os pesquisadores indicam leituras, jogos e atividades que façam trabalhar o cérebro.
  • Compor, aprender um instrumento, cantar  são algumas das atividades que envolvem foco, memória e coordenação.
  • Desenhar,  pintar e costurar são atividades benéficas.
  • Viajar para diferentes lugares. Não há necessidade de sair do País. Pode ser uma viagem intermunicipal ou mesmo caminhar em uma trilha, visitar um museu.
  • Jogos de memória, quebra-cabeça, palavras cruzadas. Atualmente há muitos desses jogos em celulares e tabletes, mas os especialistas alertam para não passar muito tempo em frente a aparelhos eletrônicos. O indicado é usá-los moderadamente.
  • A pessoa deve Procurar ajuda médica, caso tenha algum transtorno de ansiedade, pois, assim, evita uma possível demência no futuro.
  • Procurar aprender uma nova atividade ou uma língua nova é uma iniciativa que  também ajuda a manter o cérebro ativo.

Fonte: Especialistas e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
Copa do Mundo 2026
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM