IBGE revela os 20 nomes mais populares do século
Maria, José, Ana, João, Antônio, Carlos e Francisco estão entre eles. Religião e tradição familiar influenciam escolhas
Escute essa reportagem

Você sabe quais são os nomes mais comuns no Brasil? De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Maria fica no topo da lista, com mais de 11 milhões de registros de 1930 até 2010.
Em seguida, aparecem José (5.754.529), Ana (3.089.858), João (2.984.119), Antônio (2.576.348), Francisco (1.772.197) Carlos (1.489.191), Paulo (1.423.262), Pedro (1.219.605) e Lucas (1.127.310).
Leila Maria Tesch, professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explicou que existem vários motivos para a escolha do nome do bebê.
“São escolhas pessoais e culturais. Há a tradição na família, como na minha, em que muitas pessoas começam com a letra L; existe a questão da originalidade, que os pais querem colocar um nome diferente no filho, ou seja, mais exótico”.
Religião
A religião também influencia. “Vivemos em um País de forte tradição cristã e ter muitas pessoas com o nome de José e Maria tem relação com essa questão. Existem muitos católicos e aí vem a devoção à Virgem Maria. E o José em homenagem a São José”, disse Leila.
“Outro ponto é que os nomes Maria e José muitas vezes são usados em nomes compostos, como Maria Clara, Maria Eduarda, José Miguel, José Henrique, o que mantém esses nomes sempre presentes nos registros de nascimento. Por aqui, temos visto muitos desses nomes compostos”, completou Letícia Rios, fisioterapeuta da Saúde da Mulher do GestaVida, que convive com gestantes em seu dia a dia.
Polyane Morais Franco Sabino, 34, é mãe de Maria Luísa, 4, Ana Clara, 2, e João, de três meses. Ao jornal A Tribuna, ela disse que os nomes deles eram queridos por ela desde quando era pequena.
“Desde criança eu sempre gostei de colocar nome nas minhas bonecas, brincar de mãe e filhos. Quando eu e meu marido nos conhecemos, percebemos que tínhamos o mesmo desejo de família grande”, contou.
“A partir do momento que fomos descobrindo cada gravidez, também descobrimos que gostávamos dos mesmos nomes. Esses nomes eram aqueles que eu sempre brinquei com minhas bonecas e bonecos do meu irmão: Maria, Ana e João”.
"Amo o que ele representa"

A nutricionista Maria Borgo ama seu nome e tudo o que ele representa: Maria foi a escolhida dentro todas as mulheres para gerar Jesus.
“Meu nome é composto, Maria Aparecida, que se deu por meio de uma promessa da minha mãe a Nossa Senhora Aparecida. Consagrou a Nossa Senhora e nasci!”.
“Porém, uma grande amiga começou a me chamar só de Maria e eu amei. Essa forma ficou muito sonora e casou tão bem comigo, que virou minha marca registrada”.
Opiniões


Fique por dentro
Dez nomes e seus significados
Maria
Significa “senhora soberana” ou “a vidente”. É possível que derive do sânscrito Maryáh. Este quer dizer literalmente “a pureza”, “a virtude”.
José
De origem hebraica, significa “Deus acrescenta” ou “Deus multiplica”.
Ana
De origem hebraica, significa “graciosa” ou “cheia de graça”.
João
De origem hebraica, significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.
Antônio
Tem origem no latim Antonius, que por sua vez está associado ao termo “inestimável” ou “precioso”.
Francisco
Tem origem no latim Franciscus, que surgiu a partir do nome germânico Frank. Significa também “aquele que vem da França” e “homem livre”.
Carlos
Tem origem germânica, derivado de “Karl”, que significa “homem forte”.
Paulo
Tem origem no latim Paullus, a partir de paullo, que quer dizer “pequeno” ou “baixo”.
Pedro
De origem grega “Petros”, significa “pedra” ou “rocha”. É associado à firmeza, solidez, estabilidade e confiabilidade.
Lucas
De origem grega, significa “luminoso” ou “aquele que ilumina”.
Saiba mais
Nomes mais populares

Informações
Os dados dos nomes mais populares são do Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram observados 130.348 nomes diferentes na população brasileira, sendo 63.456 masculinos e 72.814 femininos. O levantamento aponta os nomes mais frequentes a partir de 1930.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários