X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Hora de desafios e planos para vida nova em 2024

Especialistas explicam que o importante é traçar metas que sejam possíveis de serem alcançadas e planejadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Hora de desafios e planos para vida nova em 2024
Colegas de trabalho resolveram fazer um desafio para perder peso. Ao final, quem emagrecer mais vai ganhar uma quantia em dinheiro |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Ano novo, vida nova. Com a chegada de 2024, há pessoas que já têm em mente novos planos, sejam eles voltados para a saúde, questões profissionais ou matrimoniais.

A gerente de marketing Joanie Silotti, de 32 anos, por exemplo, tem o objetivo de focar na saúde e emagrecer. Ela e colegas do trabalho, que prestam serviço na Contauto de Vila Velha, estão juntos em uma meta coletiva e farão um desafio de perda de peso.

“Ele começará dia 15 de janeiro e vai até 5 de fevereiro. Para participar, é preciso pesar no dia 15 e pagar a inscrição de R$ 15. No dia 5, todos pesam novamente e o ganhador, que perder mais peso, leva o valor total das inscrições”.

Joanie afirmou que no último desafio realizado, 10 pessoas participaram. Desta vez, a previsão é que 20 colegas de trabalho topem a disputa.

Dentre eles, já estão confirmados Lohanna Almeida, Marina Blank, Débora Balbi, Cleydson Miranda, Estemara do Nascimento, Júlio Cézar Costa Penha, Sandro Roberto e Edgar Paulo de Oliveira.

A profissional explicou que a decisão de emagrecer está ligada a questões de qualidade de vida, novos hábitos saudáveis e saúde.

“No meu caso, é para recuperar o peso que eu tinha antes da gestação. Para outros é melhorar a alimentação”, observou.

Em relação às expectativas que tem junto ao processo, Joanie afirmou que são as melhores possíveis.

“Ter hábitos saudáveis traz diversos benefícios para todos, seja na mente, disposição, desempenho no trabalho, humor, e claro, na saúde”, afirmou.

Frutos

De acordo com a psicóloga Luíza Bazoni, todo novo ciclo é um incentivo para buscar formas de ajustar o caminho para colher melhores frutos. “É com esse intuito que as resoluções de ano novo são escolhidas”.

Ela deu algumas dicas para quem quer atingir os objetivos. “Lembre-se em traçar metas que possam ser atingíveis e que você consiga se organizar para alcançá-las. É sempre possível replanejar, repensar, recalcular e só depois agir”, comentou.

“Fazer uma lista pode te auxiliar no planejamento, nas decisões e a estabelecer prazos, além do prazer de riscar cada uma das metas concluídas”, finalizou.

União e muito amor

A enfermeira Joyce Ferreira Reis, de 23 anos, e o especialista de planejamento Bernardo Pereira Batista, de 24, terão um 2024 especial: é neste ano que acontecerá o casamento da dupla. Eles namoram há oito anos e estão animados para a nova fase do relacionamento.

“Minhas expectativas são as melhores, sempre sonhei com esse dia minha vida inteira, estou ansiosa para começar a vida em casal. Com certeza os primeiros anos vão ser de adaptação, muita conversa e ceder bastante… Lembrando sempre que o amor e Deus nos uniram, mas precisamos manter isso durante o tempo e o cotidiano”, comentou a noiva. O casamento está marcado para acontecer no final de agosto.

Nova profissão

Imagem ilustrativa da imagem Hora de desafios e planos para vida nova em 2024
Nelson Aguiar Costa |  Foto: Leone Iglesias/AT

O secretário Nelson Aguiar Costa, de 38 anos, começará a realizar um sonho em 2024: dará início à faculdade de Psicologia.

A profissão sempre foi um grande desejo dele, mas que, por questões da vida, acabou adormecendo entre seus planos.

No entanto, desde 2022 ele trabalha em uma clínica de psicologia, o que acabou sendo um incentivo para a luta pela ocupação que tanto admira.

“Minhas expectativas são as melhores para 2024. Já estou inserido no espaço e muito animado para aprender”, comentou Nelson, que também é graduando em Teologia.

ANÁLISE

Dedicação para alcançar objetivos

“Com a chegada de um novo ano, as pessoas passam a traçar planos e a estipular metas. Isso porque, culturalmente, o ano novo é um marcador cíclico de tempo que nos faz reavaliar nossas vidas e no qual as expectativas em relação ao que esperamos alcançar no futuro são ativadas.

Assim, a mente busca se alinhar com a contagem regressiva para o novo ano. Contudo, em relação aos projetos que não foram alcançados, as promessas para colocar tudo em prática no período seguinte ajudam a amenizar a sensação de tristeza ou insuficiência e a trazer uma sensação de renovo.

Entretanto, essa esperança, sem examinar os pontos nos quais somos resistentes à mudança, podem nos levar a um ciclo de repetição dos comportamentos antigos ano após ano. A mudança somente é possível quando são avaliadas, honestamente, as dificuldades do passado e são criadas estratégias para incorporar novos hábitos.

Para novos resultados é preciso não confiar nas emoções, mas investir tempo e dedicação para alcançar os objetivos”.

Talita Alves Barbosa da Silva, Psicóloga

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: