Himaba vai ter teleconsultas e 600 novas vagas para neuropediatra
A prioridade será para aqueles que moram no interior do Espírito Santo
Escute essa reportagem
Após meses conturbados para a marcação de consultas no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Soteco, Vila Velha, foi anunciada a ampliação do número de vagas para neuropediatras: por meio da teleconsulta, haverá mais 600 novas vagas para a especialidade.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, durante coletiva de imprensa, na manhã de quarta-feira (8). Atualmente, o Himaba oferta 300 consultas por mês. Para o secretário, a tendência é que, com a nova medida, os pacientes não tenham mais dificuldade para acesso à neuropediatria.
Miguel Duarte alerta, no entanto, que nem todo paciente estará apto para a teleconsulta. O secretário de Estado de Saúde diz que dois perfis terão prioridade para a modalidade.
"Primeiro, aquele paciente que mora no interior do Estado e que não consegue se deslocar até a região metropolitana e a região central. Ele é um que pode ter prioridade na teleconsulta. Segundo, os pacientes que já têm acesso ao seu tratamento e precisam de manutenção, que pode ser feita por teleconsulta".
Todos os agendamentos ambulatoriais para o Himaba, com exceção para a área de cardiologia, serão, agora, feitos por telefone, anunciou Duarte. Para isso, um call center já está sendo montado e funcionará a partir da próxima semana, das 7 horas às 19 horas, em dias úteis.
"A partir da próxima semana nós vamos divulgar um número, não vai mais ser necessária a presença das pessoas para fazer agendamento no Himaba", disse o secretário.
Vitória
Além da expansão do número de consultas para a neuropediatria por mês no Himaba, haverá, também, ampliação da capacidade de consultas para a especialidade no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Santa Lúcia, Vitória.
A empresa vencedora do pregão eletrônico tem até 48 horas para entregar a documentação necessária para a comprovação da capacidade de cumprir as normativas estabelecidas.
O contrato é de um ano e pode ser renovado por até 60 meses, o equivalente a cinco anos.
Leia mais
Comentários