Governo lança projeto logístico que vai ligar portos e indústrias e gerar empregos
O Parklog visa desenvolver de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais, além de gerar mais empregos
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O Governo do Estado anunciou o lançamento nesta segunda-feira (25) do projeto Parque Logístico Espírito Santo (Parklog ES). O projeto tem como objetivo integrar e potencializar o desempenho logístico, econômico e social das instalações portuárias e outros ativos existentes nos municípios de Aracruz, Colatina, João Neiva, Linhares e Serra.
A proposta visa fomentar o desenvolvimento de terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais existentes nos cinco municípios. A iniciativa promete gerar em torno de 50 mil empregos diretos no Estado nos próximos 10 anos.
O projeto completo ainda contemplará conceitos de modelos de plataforma logística, inventário de ativos, diretrizes para retroáreas, planos de ação e de modelo de monitoramento e governança.
"O Parklog não é só uma solução para o Estado do Espírito Santo, mas para todo o Brasil. Vamos seguir trabalhando para ter de fato esse investimento", afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande em coletiva.
A iniciativa, como destaca o governo, é resultado de um amplo trabalho técnico, envolvendo diagnóstico de ativos e serviços, mapeamento de oportunidades, definição de modelo de governança e planejamento de ações conjuntas para o período de 2025 a 2035.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, os investimentos públicos passam de R$ 1 bilhão. Já os investimentos privados, mais de 10 bilhões, dos quais pelo menos R$ 4 bilhões já foram realizados nos últimos anos.
Conheça o plano do Parklog ES
Infraestrutura do entorno
Conta com uma rede integrada intermodal de acessos e uma estrutura moderna de suporte a atividades industriais e de comércio exterior.
Ao lado do complexo, em Aracruz, está localizada a primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do Brasil, concebida com um modelo dinâmico, competitivo e que já atrai muitas empresas dos segmentos voltados para a exportação.
Próximos às infraestruturas portuárias do Parklog ES estão os aeroportos de Linhares e Aracruz, que reforçam a infraestrutura intermodal de transporte do complexo.
A região norte do Estado foi incluída na área da Sudene, recebendo investimentos que aceleram a implantação de um parque industrial.
A cadeia de gás e petróleo está consolidada e a região conta com enorme potencial para geração de energias renováveis, garantindo ao parque a disponibilidade imediata de energia e a consistência de uma transição energética sustentável. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor do Brasil.
O complexo conta com uma importante e estratégica malha ferroviária já implantada, que possibilita sua conexão logística intermodal com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A cadeia de gás e petróleo está consolidada e a região conta com enorme potencial para geração de energias renováveis, garantindo ao parque a disponibilidade imediata de energia e a consistência de uma transição energética sustentável. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor do Brasil.
O complexo conta com uma importante e estratégica malha ferroviária já implantada, que possibilita sua conexão logística intermodal com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Estrada de Ferro Vitória a Minas. uma das ferrovias mais eficientes do país, permite que o Complexo esteja conectado à malha já implantada até a região metropolitana de Belo Horizonte, na primeira etapa da formação do Corredor Centro-Leste.
Existe também a conexão em desenvolvimento da EF-118, que conecta o Parklog ES a Vitória, Cariacica e Anchieta, seguindo até o Rio de Janeiro.
Custos e competitividade
A construção e operação das conexões entre o Parklog e a região produtora de grãos é a primeira etapa para chegar ao cerrado com acesso ao noroeste mineiro com resultados estratégicos.
O novo trecho retoma a competitividade do corredor ferroviário, que liga as regiões produtoras de Minas Gerais e do Centro-Oeste à Ferrovia Vitória a Minas e aos portos capixabas.
A nova infraestrutura aumenta a velocidade operacional ferroviária dos atuais 12 a 16km/h para mais de 45km/h, ritmo compatível com a operação na Ferrovia Vitória a Minas.
Com a variante, haverá uma redução de mais de 30% no consumo de combustível, colaborando para a redução de emissões na logística nacional.
Nesse novo conceito, a infraestrutura ferroviária a ser implantada eleva imediatamente a capacidade da via, hoje ociosa por falta de competitividade em seus custos, dos atuais 10 milhões de toneladas para mais de 25 milhões de toneladas/ano.
Parklog ES
Localizado no litoral norte do Estado, em Aracruz, abrangendo uma região que envolve 10 municípios (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama), o Parklog ES, é um complexo logístico que está no centro da nova rota estratégica do Brasil.
O Parklog ES reúne três portos: Portocel, Imetame e Vports, com áreas para crescimento e integração multimodal.
A região conta ainda com conexões viárias, além de infraestrutura de apoio como os portos secos em Colatina e Fundão, que poderão ampliar a eficiência aduaneira e logística.
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