Governo do ES lança portal para acompanhar histórico de saúde no SUS
Plataforma pioneira de integração lançada pelo governo permite que o cidadão acompanhe consultas, exames e outras informações
Escute essa reportagem
Transparência e organização. É isso o que a ferramenta Integra Saúde Capixaba levará para o morador, possibilitando que ele acompanhe e monitore seu próprio histórico no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa, divulgada ontem pelo governo estadual e que está em fase inicial, contém informações referentes aos históricos de internações, vacinas, cirurgias, consultas e exames especializados, exames do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen) e de medicamentos que o paciente teve acesso na Farmácia Cidadã.
“Agora o cidadão passa a ter clareza do que acontece. Por meio da plataforma, ele vai poder acompanhar o serviço regulado pelo Governo do Estado, sendo consultas, exames, medicamentos, cirurgias eletivas e tudo aquilo que é solicitado na unidade de saúde ou pela regulação”, afirmou o governador Renato Casagrande.
“É uma forma de dar transparência ao serviço que nós ofertamos ao cidadão e de oferecer ao Ministério Público um acompanhamento mais detalhado das filas de consultas e exames”, completou.
Márcio Merçon, gerente de TI da Sesa, acrescentou que na seção de “Consultas e Exames Especializados” é possível acompanhar como está a solicitação desses serviços. Há o status de agendamento, data e local.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, o Integra Saúde Capixaba poderá agregar mais serviços no futuro, como o agendamento para exames e consultas.
No caso do agendamento, este ficará restrito só ao SUS e não a redes particulares, já a saúde complementar poderá participar do portal, desde que haja interesse.
E há mais. “Também poderemos ter o resultado de consultas e exames feitos pela Secretaria de Saúde e o resultado de consultas e exames realizados no município, mas isso depende de uma pactuação que nós temos que fazer ainda com os municípios”.
Miguel Neto ressaltou que esses resultados de consultas poderão ser disponibilizados para os médicos especialistas.
Acesso
O portal Integra Saúde Capixaba está disponível no link integra.saude.es.gov.br e o interessado precisa ter cadastro no “Acesso Cidadão”, do governo do Estado, para acessá-lo.
Victor Murad, subsecretário de Transformação Digital, finalizou garantindo que essa é uma plataforma bastante didática e de fácil entendimento.
FIQUE POR DENTRO
Vacina, cirurgia e internação
Integra Saúde Capixaba
O Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira, na qual o cidadão poderá acompanhar seu próprio histórico de saúde no SUS. Na primeira versão do sistema, estão disponíveis as seguintes informações:
1 Internação: Informações detalhadas sobre internações hospitalares, provenientes do Sistema de Regulação Estadual.
2 Consultas e exames regulados: Registros do primeiro atendimento, como consultas e exames inseridos no Sistema de Regulação Estadual.
3 Atendimentos ambulatoriais não regulados: Dados dos atendimentos realizados no Hospital Estadual Central (HEC), gerido pela Fundação iNova Capixaba.
4 Exames do laboratório central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES): Resultados e históricos.
5 Histórico de cirurgias: Registros das cirurgias realizadas, com dados atualizados.
6 Medicamentos e fórmulas nutricionais: Informações sobre a distribuição de medicamentos e fórmulas nutricionais nas Farmácias Cidadãs Estaduais.
7 Histórico de vacinas: Registro completo das vacinas administradas ao paciente, garantindo controle e acompanhamento.
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Comentários