Governo do ES autoriza criação de barragens em Mantenópolis e João Neiva
Assinadas as ordens de serviço, obras de barragens em Mantenópolis e João Neiva começam a sair do papel

Visando ampliar os investimentos em infraestrutura hídrica no Espírito Santo, o vice-governador Ricardo Ferraço autorizou, na última terça-feira (30), o início das obras de construção da barragem no Córrego Barce, localizada na comunidade de Demétrio Ribeiro, em João Neiva. A obra integra o Programa Estadual de Barragens e terá investimento de R$ 2 milhões, com recursos provenientes do Acordo de Mariana por meio do convênio com a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd).
Já nesta quarta-feira (1º), Ferraço esteve em Mantenópolis para dar Ordem de Serviço para a construção da barragem no Córrego Manteninha. Trata-se de uma importante obra que também integra o Programa Estadual de Barragens e que receberá investimento de R$ 4 milhões, viabilizados pelo Acordo de Mariana em parceria com a Serd.
O prazo de execução do projeto é de 180 dias a partir da ordem de início. A iniciativa de infraestrutura prevê a construção de uma barragem de concreto com área alagada de 1,975 hectare e capacidade de armazenamento de 82.152,75 metros cúbicos de água.
Durante a visita ao município, o vice-governador destacou a importância do investimento em obras estruturantes na região. Segundo Ferraço, as barragens construídas em áreas rurais representam um marco de transformação para a vida da população local.
“Estamos bem cedo aqui em Mantenópolis, numa quarta-feira de graça e alegria, para confirmar mais uma obra estruturante. Um investimento para melhorar as condições de vida de quem mora aqui em São José de Manteninha. Essas barragens que o nosso Governo faz em áreas rurais têm um poder incrível de transformação. É água à disposição da população e do produtor rural o ano todo. Uma estabilidade muito importante com mais um programa consolidado da Secretaria da Agricultura”, afirmou o vice-governador Ricardo Ferraço.
Ao destacar o impacto social e econômico da obra, o vice-governador reforçou ainda que a barragem vai muito além da infraestrutura, representando qualidade de vida e desenvolvimento para quem vive no interior capixaba.
“A alegria de quem está aqui hoje comprova o tamanho do benefício que essa barragem vai gerar. É mais segurança hídrica com a reservação de água para épocas de instabilidade, favorecendo a atividade agropecuária e o consumo das comunidades. Nossa Secretaria da Agricultura se transformou numa ferramenta de conexão no interior capixaba, cuidando das mais diversas cadeias produtivas, mas fundamentalmente proporcionando infraestrutura para melhorar a vida das pessoas de quem mora nas áreas rurais”, disse Ferraço.
O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, ressaltou a importância da iniciativa para garantir segurança hídrica e desenvolvimento sustentável.
“A barragem do Córrego Manteninha vai transformar a vida das famílias do distrito de São José. Ela vai assegurar mais água para a agricultura e reduzir os impactos da estiagem. É uma ação que une eficiência, sustentabilidade e compromisso com o futuro do campo capixaba”, declarou.
Ricardo Ferraço também abordou que o Governo do Estado tem vários projetos e programas voltados às mulheres e homens do campo.
“São obras de pavimentação de estradas, calçamento rural, energia elétrica, comunicação, maquinário agrícola e também represas d'água. No Espírito Santo, a orientação do nosso Governo, sob liderança do governador Renato Casagrande, é de não deixar ninguém para trás.”
Sobre a construção da barragem no Córrego Barce, que vai beneficiar diretamente agricultores e famílias da comunidade de Demétrio Ribeiro, contribuindo para a preservação ambiental e o fortalecimento da economia rural do município, a solenidade teve as presenças do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, do prefeito Paulo Sérgio de Nardi (Micula), lideranças locais e moradores da região.
“Essa barragem representa mais do que uma obra de infraestrutura: ela é sinônimo de segurança hídrica, de fortalecimento da produção rural e de proteção contra os períodos de estiagem. Com investimentos como este, garantimos mais tranquilidade para os produtores, ampliamos a capacidade de irrigação e asseguramos o desenvolvimento sustentável do interior capixaba”, comentou o secretário Enio Bergoli.
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários