X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Feras do Português se preparam para disputa

Começam amanhã as inscrições para a Olimpíada de Português, voltada para alunos das redes pública e privada


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Feras do Português se preparam para disputa
Já na primeira edição da Olimpíada de Português, o estudante Pedro Venancio, de 13 anos, conquistou a medalha de ouro. Orgulho do Centro de Ensino Charles Darwin, onde estuda, o aluno costuma participar de concursos acadêmicos desde mais novo, conta a mãe dele, Taís Venancio Masruha, 47. “A experiência com a Olimpíada de Português foi uma ótima oportunidade. Quando a notícia da medalha de ouro chegou, a felicidade tomou conta dele. Ele ficou muito feliz!”. |  Foto: Leone Iglesias / AT

Estudantes das redes pública e privada podem se inscrever para a Olimpíada de Português (OP) a partir de amanhã. Para participar, as escolas fazem suas inscrições diretamente no site olimpiadadeportugues.org.

Com o objetivo de refletir sobre a linguagem por meio de problemas, jogos e desafios, a competição irá premiar os melhores alunos com medalhas de ouro, prata e bronze, em cada categoria.

A competição, que avalia o nível de conhecimento dos estudantes em Língua Portuguesa, visa incentivar o bom uso do idioma e contribuir para o fortalecimento da capacidade interpretativa e expressiva dos estudantes por meio da promoção do uso padrão da Língua Portuguesa e da reflexão acerca de textos clássicos e de provérbios da sabedoria popular.

A disputa ocorre em duas fases. A primeira, em maio, terá provas aplicadas na própria escola dos estudantes. Já a segunda acontece em polos de aplicação, somente para os mais bem colocados da primeira fase. As categorias englobam o ensino fundamental e médio.

O professor, empresário e coordenador geral da Olimpíada de Português (OP), Luiz Alberto Speltz, analisa que a competição incentiva o bom uso da Língua Portuguesa e revela que um dos objetivos práticos da OP é possibilitar que alunos de destaque na área consigam uma nova forma de ingresso no ensino superior.

“Com a participação, o estudante se depara com questões que despertam a reflexão sobre a língua. Futuramente, queremos conseguir vagas olímpicas em universidades a partir do resultado dos estudantes. É algo possível, visto que alunos de destaque em outras olimpíadas já ingressam no ensino superior desta forma”.

Imagem ilustrativa da imagem Feras do Português se preparam para disputa
Desde pequena, a estudante Luiza Izaita Pinto Sava, de 17 anos, participa de olimpíadas escolares para o desenvolvimento de novos aprendizados. No ano passado, a estudante do Centro de Ensino Charles Darwin competiu na Olimpíada de Português e se surpreendeu com o resultado: a capixaba foi medalhista de prata na categoria voltada ao ensino médio. “O que eu mais gostei da Olimpíada de Português foi a abordagem da prova. Não se tratava apenas de perguntas referentes à norma padrão da língua, mas de questões que realmente nos fazem refletir sobre o português. Não esperava ser medalhista. Foi uma ótima surpresa!”, comemorou. |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Em sua primeira edição, realizada em 2023, a iniciativa contou com a participação de cerca de 1,1 mil escolas e 130 mil alunos do ensino fundamental e médio.

O diretor pedagógico do Centro de Ensino Charles Darwin, Marcos Cardoso, analisa o potencial da Olimpíada de Português de atrair os estudantes e de promover uma boa relação com a disciplina.

“O desafio de uma olimpíada ajuda a humanizar a relação com as regras e formalidades que a disciplina possui no cotidiano da escola. É uma forma lúdica de aprendizado, que valoriza o aluno que já gosta da Língua Portuguesa e atrai o aluno que, de certa forma, não tem uma boa relação com a disciplina”, ressaltou Marcos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: