X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fé e diversão em visita a buda gigante


Imagem ilustrativa da imagem Fé e diversão em visita a buda gigante
Tâmara Soares, 26, gosta de fazer meditação: “Tenho ansiedade e esse lugar me acalma” |  Foto: Beto Morais/ AT

Símbolo de fé e realização espiritual, a segunda maior estátua de Buda do mundo, localizada às margens da BR-101, na altura de Ibiraçu, no Norte do Espírito Santo, vem recebendo muitos turistas que vão ao local em busca de paz e também diversão.

Mesmo sem ter sido oficialmente inaugurado, o monumento de 38 metros de altura já se tornou um dos principais pontos turísticos do Estado e atrai pessoas de todos os cantos do País.

Adepta de vários tipos de meditação e amante de filosofia e religião, a advogada Tâmara Soares, de 26 anos, saiu de Vila Velha, onde mora, e foi até o local onde está o monumento para conhecê-lo. Para ela, o lugar tem um significado especial.

“Tenho ansiedade e esse lugar me acalma. Além de ser lindo, é um monumento que tem um significado importantíssimo, principalmente para quem conhece a religião. Estar hoje aqui me traz uma paz muito grande. É uma ótima opção de lazer”, disse.

A autônoma Fernanda Moraes, de 28 anos, enxerga a estátua como um objeto que transmite serenidade e grandiosidade. A ida ao ponto turístico também tem um motivo especial.

“Eu estava passando por alguns momentos difíceis em minha vida e, como gosto dessa cultura, optei por fazer turismo em um local que me trouxesse paz de espírito. Estar aqui me faz querer crescer como ser humano”, destacou.

A grandiosidade da estátua também vem atraindo os turistas que passam de carro pela BR-101 e acabam surpreendidos com o monumento. É o caso do auxiliar contábil Tony Oliveira, 29 anos.

“Fiquei curioso. Nós temos poucos pontos turísticos no Estado, principalmente um com 38 metros de altura. Chama a atenção e, por isso, quis conhecê-lo”.

Inauguração

O monumento religioso fica na entrada do Mosteiro Zen Budista, que é o maior da América Latina, e levou mais de um ano para ficar pronto. Para sua construção, foram necessários pelo menos 350 toneladas de ferro, aço e concreto.

A inauguração oficial da obra só deve acontecer em abril do ano que vem, com a presença de uma comitiva de monges que virão diretamente do Japão.

Atração para as famílias

Imagem ilustrativa da imagem Fé e diversão em visita a buda gigante
Elder Sell, 36, (ao centro) com a irmã Ana Clara, 16, e os filhos Benjamin, 3, e Gabriel, 18, durante visita ao buda gigante: “É um lugar onde você sente uma paz muito grande” |  Foto: Beto Morais/ AT

A tranquilidade e a paz que a segunda maior estátua de Buda do mundo representa está atraindo a presença de pais, mães, filhos, sobrinhos e sobrinhas para o Mosteiro Zen Budista — onde fica o monumento.

Pessoas que já tiveram a oportunidade de conhecer o local estão fazendo questão de apresentar o monumento a parentes. É o caso do administrador condomínio Elder Sell Nunes, de 36 anos.

Pai do pequeno Benjamin Gobbi Sell Nunes, de 3 anos, e de Gabriel Coutinho Nunes, 18, o administrador fez questão de levar a irmã, a estudante Ana Clara Sell Martins, 16, para conhecer a estátua.

“Ela mora em Florianópolis (SC). Como chegou há poucos dias aqui no Estado, eu fiz questão de trazê-la. É um lugar onde você sente uma paz muito grande”.

Para a estudante, o que mais chamou a atenção foi o tamanho do monumento. “Chegar perto da estátua me traz um sentimento bom”.


SAIBA MAIS


  • O Mosteiro de Ibiraçu tem a segunda maior estátua de Buda do mundo, atrás apenas de construções existentes na China e na Tailândia.
  • O Peso aproximado da estátua é de 350 toneladas. Entre os materiais usados estão aço, ferro e concreto.
  • O Monumento alcança 38 metros, a mesma altura do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A Estátua faz parte dos Caminhos da Sabedoria, um trajeto espiritual com 108 kms de extensão, que combina elementos cristãos com a filosofia budista.
  • O Mosteiro foi construído em 1974, o 1º da América Latina.

Fonte: Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: