Famoso bar e restaurante de Vitória passa por intervenção artística
De frente para a Baía de Vitória, o Bar e Restaurante do Bigode, em Jesus de Nazareth, serve a autêntica culinária capixaba
Escute essa reportagem
A famosa moqueca capixaba, o arroz de polvo, a bela vista da Baía de Vitória e um painel artístico a céu aberto são os atrativos de um tradicional bar em Jesus de Nazareth, Vitória, que comemorou 32 anos de existência.
Artistas, como os músicos do grupo O Rappa, a escritora Elisa Lucinda, a atleta Dayane dos Santos, o ator Marcos Palmeira, além de autoridades do Estado, já foram ao Bar e Restaurante do Bigode para conhecer a culinária.
O dono do estabelecimento, Clemar Viegas da Costa, de 72 anos, conhecido popularmente como “Seu Bigode”, comemora o sucesso do local. Ele conta que, além de abrir o bar, foi o fundador do bairro de Jesus de Nazareth.
Antes de conseguir o sucesso com o restaurante, ele sustentava a família como pescador em alto-mar. A mulher de Clemar, a cozinheira Cândida Maria da Costa – que morreu há alguns anos –, queria que o marido abandonasse a vida de pescador e ajudasse na educação dos seus quatro filhos.
“Ela me dizia: 'Nego, você tem de parar de trabalhar no mar porque os meninos estão crescendo e não me respeitam. Você fala e os meninos respeitam. E morar no morro é complicado'”, conta Clemar.
Ele comprou uma casa que mais tarde se tornou o restaurante da família. Cândida viu que podia ajudar o marido vendendo peixe frito e moqueca capixaba na varanda de casa.
“Os clientes começaram a trazer peixe para a dona Cândida, para fazer moqueca. Eles indicavam o bar e restaurante para as outras pessoas”, destacou Clemar.
Clemar conta que o sucesso do local se deve aos pratos e à bela vista da Baía de Vitória. “A vinda de pessoas famosas faz eu me sentir reconhecido por todo o nosso trabalho”.
Em janeiro, o bar recebeu uma intervenção artística. A pintura foi assinada pelo artista Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como “Nico GDT”, e foi promovida pela Prefeitura de Vitória, para fomentar o turismo local.
Cozinheira abriu o bar na varanda de casa
Atualmente, quem administra o Bar e Restaurante do Bigode é Rodrigo Carvalho da Costa, de 39 anos, filho do fundador, Clemar Viegas da Costa.
Ele conta que foi a sua mãe, Maria Cândida da Costa – que já faleceu – quem tomou a iniciativa de abrir um bar na varanda de casa para tirar o marido do mar, já que o pai era pescador.
“A minha mãe começou fazendo petiscos, peixes, camarão, e os pratos dela foram fazendo sucesso com os clientes”.
A casa foi crescendo e se transformando em um bar. “Com umas reformas fomos ampliando o bar, que se transformou em um restaurante. É o sustento de toda a minha família até hoje”, pontuou.
Cândida elaborava os cardápios com a sugestão dos clientes. “Os clientes pediam e ela cozinhava do jeito que eles queriam. Um dos pratos que está até hoje no cardápio é o famoso Arroz do Pepê, nome de um cliente”, disse. Rodrigo e o pai fazem planos de ampliação do espaço. “Há dias que está tão lotado que faltam mesas para os clientes”.
Reconhecimento
O cantor Marcelo Falcão, vocalista do grupo O Rappa, sempre prestigia o Bar e Restaurante do Bigode quando vem ao Estado. Falcão e o proprietário do bar, Clemar Viegas da Costa, de 72 anos, se tornaram amigos. “O cantor Falcão fica sugerindo pratos e gosta de ser servido pelo Seu Bigode. Teve uma vez que ele queria comer uma rabada com polenta. É um cliente muito querido por nós”, contou o dono do bar, Clemar Viegas.
SERVIÇO
O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11 horas às 17h30.
Comentários