X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Famoso bar e restaurante de Vitória passa por intervenção artística

De frente para a Baía de Vitória, o Bar e Restaurante do Bigode, em Jesus de Nazareth, serve a autêntica culinária capixaba


Ouvir

Escute essa reportagem

A famosa moqueca capixaba, o arroz de polvo, a bela vista da Baía de Vitória e um painel artístico a céu aberto são os atrativos de um tradicional bar em Jesus de Nazareth, Vitória, que comemorou 32 anos de existência.

Artistas, como os músicos do grupo O Rappa, a escritora Elisa Lucinda, a atleta Dayane dos Santos, o ator Marcos Palmeira, além de autoridades do Estado, já foram ao Bar e Restaurante do Bigode para conhecer a culinária.

O dono do estabelecimento, Clemar Viegas da Costa, de 72 anos, conhecido popularmente como “Seu Bigode”, comemora o sucesso do local. Ele conta que, além de abrir o bar,  foi o fundador do bairro de Jesus de Nazareth.

Imagem ilustrativa da imagem Famoso bar e restaurante de Vitória passa por intervenção artística
Bar e Restaurante do Bigode foi fundado por Clemar da Costa e recebeu intervenção artística em janeiro |  Foto: Douglas Schneider/AT

Antes de conseguir o sucesso com o restaurante, ele sustentava a família como pescador em alto-mar. A mulher de Clemar, a cozinheira Cândida Maria da Costa – que morreu há alguns anos –, queria que o marido abandonasse a vida de pescador e ajudasse na educação dos seus quatro filhos. 

“Ela me dizia: 'Nego, você tem de parar de trabalhar no mar porque os meninos estão crescendo e não me respeitam. Você fala e os meninos respeitam. E morar no morro é complicado'”, conta Clemar. 

Ele comprou uma casa que mais tarde se tornou o restaurante da família. Cândida viu que podia ajudar o marido vendendo peixe frito e moqueca capixaba na varanda de casa.

“Os clientes começaram a trazer peixe para a dona Cândida, para fazer moqueca. Eles indicavam o bar e restaurante para as outras pessoas”, destacou Clemar.

Clemar conta que o sucesso do local se deve aos pratos e à bela vista da Baía de Vitória. “A vinda de pessoas famosas faz eu me sentir reconhecido por todo o nosso trabalho”. 

Em janeiro, o bar recebeu uma intervenção artística. A pintura foi assinada pelo artista Nicholas Marcos Duarte do Nascimento, conhecido como “Nico GDT”, e foi promovida pela Prefeitura de Vitória, para fomentar o turismo local. 

Cozinheira abriu o bar na varanda de casa

Atualmente, quem administra o Bar e Restaurante do Bigode é Rodrigo Carvalho da Costa, de 39 anos, filho do fundador,   Clemar Viegas da Costa. 

Ele conta que foi a sua  mãe, Maria Cândida da Costa – que já faleceu –  quem tomou a iniciativa de abrir um bar na varanda de casa para tirar o marido do mar, já que o pai era pescador. 

Imagem ilustrativa da imagem Famoso bar e restaurante de Vitória passa por intervenção artística
Rodrigo e Clemar: família unida |  Foto: Douglas Schneider/AT

“A minha mãe começou fazendo  petiscos, peixes, camarão, e os pratos dela foram fazendo sucesso com os clientes”.

A casa foi crescendo e   se transformando em um bar. “Com umas reformas fomos ampliando o bar, que se transformou em um restaurante. É o sustento de toda a minha família até hoje”, pontuou.

Cândida elaborava os cardápios com  a sugestão dos clientes. “Os clientes pediam e ela cozinhava do jeito que eles queriam. Um dos pratos que está até hoje no cardápio é o famoso Arroz do Pepê, nome de um cliente”, disse. Rodrigo e o pai fazem planos de ampliação do espaço. “Há dias que está tão lotado que faltam mesas para os clientes”.

Reconhecimento

O cantor Marcelo Falcão, vocalista do grupo O Rappa,  sempre prestigia o Bar e Restaurante do Bigode quando vem ao Estado. Falcão e o proprietário do bar, Clemar Viegas da Costa, de 72 anos, se tornaram amigos. “O cantor Falcão fica sugerindo pratos e gosta de ser servido pelo Seu Bigode. Teve uma vez que ele queria comer uma rabada com polenta. É um cliente muito querido por nós”, contou o dono do bar, Clemar Viegas.

Imagem ilustrativa da imagem Famoso bar e restaurante de Vitória passa por intervenção artística
|  Foto: © Divulgação

SERVIÇO

O bar funciona de terça-feira a domingo, das 11 horas às 17h30.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: