Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Faixa de areia na Praia de Camburi já está 10 vezes maior

| 02/06/2020 11:54 h | Atualizado em 02/06/2020, 12:05

Principal balneário de Vitória, a Praia de Camburi já está com uma faixa de areia 10 vezes maior. A obra de ampliação tem como objetivo conter o avanço do mar por um período de 20 anos, de acordo com a prefeitura.

Assim como a Curva da Jurema, Camburi vem sofrendo com a erosão há anos. Por lá, a situação ficou mais crítica na região entre o píer de Iemanjá e na altura da Ilha do Socó. O avanço da água derrubou coqueiros e fez a areia ficar irregular, afastando os frequentadores.

A obra está concentrada justamente nesta região. Ao todo, serão colocados 200 mil metros cúbicos de areia, fazendo com que a praia passe a ter cerca 59 metros de areia entre o calçadão e o mar, dependendo da maré. Próximo ao píer, por exemplo, essa faixa de areia era de apenas cinco metros.

A areia, para aumentar a extensão da praia, vem de uma jazida marinha localizada próximo à Ilha do Boi.
“A durabilidade é de cerca de 20 anos”, garantiu o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, ressaltando, ainda, a necessidade de manutenção.

Obras contra erosão em Camburi:  a praia passa a ter 59 metros de areia entre o calçadão e o mar
Obras contra erosão em Camburi: a praia passa a ter 59 metros de areia entre o calçadão e o mar |  Foto: Fábio Nunes/ AT

“Em Miami (nos EUA), que também é um aterro, o trabalho de manutenção das praias é periódico para que elas não cheguem no ponto que chegou em Vitória. A nossa ideia é trabalhar nesse sentido para que se tenha sempre a faixa de areia disponível, pois o processo erosivo continua de forma lenta”, destacou.

As obras na Praia de Camburi tiveram início no dia 15 de maio e estão 70% concluídas. Na altura do píer de Iemanjá, o serviço já foi finalizado, segundo Barbosa. O visual na região já é diferente, com o mar ficando mais distante do calçadão. O trabalho agora está concentrado na altura da Ilha do Socó. “O serviço está avançado e vamos concluir tudo ainda este mês. Após o fim da pandemia, teremos um bom retorno em turismo durante o verão”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

Obra semelhante já foi realizada na Curva da Jurema, onde a praia ganhou 33 metros a mais de areia. O serviço faz parte do mesmo investimento e ficou pronto no mês passado. A durabilidade por lá é de 10 anos. O investimento total foi de R$ 13 milhões.

Saiba mais

Ampliação da praia

  • Estão sendo colocados 200 mil metros cúbicos de areia na Praia de Camburi, entre o píer de Iemanjá e a região próximo à Ilha do Socó (numa extensão de 1,2 km).
  • Com isso, a praia passa a ter 59 metros de areia entre o calçadão e o mar. Hoje, a faixa tem cerca de cinco metros nos pontos mais críticos.
  • A obra está 70% concluída. A previsão é de que o serviço seja finalizado este mês.

Avanço do mar

  • A obra tem como objetivo conter o avanço do mar, que nos últimos anos atingiu a Praia de Camburi, derrubou coqueiros e deixou a areia irregular.
  • A expectativa da Prefeitura de Vitória é de que a durabilidade seja de 20 anos.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS