X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Faixa de areia na Praia de Camburi já está 10 vezes maior


Principal balneário de Vitória, a Praia de Camburi já está com uma faixa de areia 10 vezes maior. A obra de ampliação tem como objetivo conter o avanço do mar por um período de 20 anos, de acordo com a prefeitura.

Assim como a Curva da Jurema, Camburi vem sofrendo com a erosão há anos. Por lá, a situação ficou mais crítica na região entre o píer de Iemanjá e na altura da Ilha do Socó. O avanço da água derrubou coqueiros e fez a areia ficar irregular, afastando os frequentadores.

A obra está concentrada justamente nesta região. Ao todo, serão colocados 200 mil metros cúbicos de areia, fazendo com que a praia passe a ter cerca 59 metros de areia entre o calçadão e o mar, dependendo da maré. Próximo ao píer, por exemplo, essa faixa de areia era de apenas cinco metros.

A areia, para aumentar a extensão da praia, vem de uma jazida marinha localizada próximo à Ilha do Boi.
“A durabilidade é de cerca de 20 anos”, garantiu o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Ademir Barbosa Filho, ressaltando, ainda, a necessidade de manutenção.

Imagem ilustrativa da imagem Faixa de areia na Praia de Camburi já está 10 vezes maior
Obras contra erosão em Camburi: a praia passa a ter 59 metros de areia entre o calçadão e o mar |  Foto: Fábio Nunes/ AT

“Em Miami (nos EUA), que também é um aterro, o trabalho de manutenção das praias é periódico para que elas não cheguem no ponto que chegou em Vitória. A nossa ideia é trabalhar nesse sentido para que se tenha sempre a faixa de areia disponível, pois o processo erosivo continua de forma lenta”, destacou.

As obras na Praia de Camburi tiveram início no dia 15 de maio e estão 70% concluídas. Na altura do píer de Iemanjá, o serviço já foi finalizado, segundo Barbosa. O visual na região já é diferente, com o mar ficando mais distante do calçadão. O trabalho agora está concentrado na altura da Ilha do Socó. “O serviço está avançado e vamos concluir tudo ainda este mês. Após o fim da pandemia, teremos um bom retorno em turismo durante o verão”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

Obra semelhante já foi realizada na Curva da Jurema, onde a praia ganhou 33 metros a mais de areia. O serviço faz parte do mesmo investimento e ficou pronto no mês passado. A durabilidade por lá é de 10 anos. O investimento total foi de R$ 13 milhões.

Saiba mais

Ampliação da praia

  • Estão sendo colocados 200 mil metros cúbicos de areia na Praia de Camburi, entre o píer de Iemanjá e a região próximo à Ilha do Socó (numa extensão de 1,2 km).
  • Com isso, a praia passa a ter 59 metros de areia entre o calçadão e o mar. Hoje, a faixa tem cerca de cinco metros nos pontos mais críticos.
  • A obra está 70% concluída. A previsão é de que o serviço seja finalizado este mês.

Avanço do mar

  • A obra tem como objetivo conter o avanço do mar, que nos últimos anos atingiu a Praia de Camburi, derrubou coqueiros e deixou a areia irregular.
  • A expectativa da Prefeitura de Vitória é de que a durabilidade seja de 20 anos.

Fonte: Prefeitura de Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: