X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Faculdades dão desconto para quem não passar na Ufes


Imagem ilustrativa da imagem Faculdades dão desconto para quem não passar na Ufes
Fabrício obteve desconto no curso de Moda e conseguiu montar ateliê |  Foto: Beto Morais/ AT/ 23/01/2020

Com a nota do Enem divulgada, a corrida é para tentar uma vaga em instituições federais, através do Sisu. Para aqueles que não conseguirem, as faculdades particulares disponibilizam, além dos programas de bolsas e financiamento do governo federal e do Estado, como o Fies, Prouni e Nossa Bolsa, outras possibilidades de desconto.

O que pode ajudar nessa decisão é conhecer as opções de financiamento e desconto disponíveis em cada instituição de ensino superior.

No Centro Universitário Faesa, por exemplo, a nota de Redação que o candidato conseguiu no Enem pode render descontos de até 25% em todo o curso. Além disso, estudantes de escola pública também têm 25% de desconto.

Aluno do quarto período de Moda, Fabrício Gomes Pimenta, 33 anos, estudou em escola pública e ao ingressar na faculdade particular precisou trabalhar meio expediente para pagar a mensalidade.

“Era muito pesado para mim, pois precisava sair da faculdade e correr para o trabalho, chegava sempre atrasado.”

Foi então que ficou sabendo do desconto oferecido para estudantes vindos do ensino público e viu uma oportunidade de conseguir pagar o curso.

“Quando obtive o desconto, só precisei trabalhar por um semestre até juntar dinheiro e abrir meu próprio ateliê. Hoje, ganho mais trabalhando para mim e consigo flexibilizar meus horários.”

Na Católica de Vitória, o estudante da rede pública tem 25% de desconto durante todo o curso. De acordo com a pontuação do candidato no Enem, é possível conseguir até 100% de desconto durante o curso.

Já o Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV) tem o Programa Bolsa Social voltado para pessoas de baixa renda (até dois salários mínimos). Ele garante até 70% de desconto para quem quer ingressar no ensino superior. Quem está desempregado também tem condição diferenciada.

Há ainda opção de financiamento para que não optou pelo Fies. No Faça Acontecer é possível parcelar o pagamento com o dobro do tempo de duração do curso escolhido. Diferente dos outros financiamentos estudantis, o Faça Acontecer permite que familiares sejam avalistas.

AS OPORTUNIDADES

Desconto com nota de Redação

  • Com a nota da Redação do Enem o estudante pode conseguir até 25% de desconto nas mensalidades no Centro Universitário Faesa: 600 a 699 pontos = 10%; 700 a 799 pontos = 15%; 800 a 899 pontos = 20%; a partir de 900 pontos = 25%.

Alunos de escola pública

  • Com o objetivo de facilitar a concessão de bolsas para os cursos de graduação para alunos vindos de escolas públicas, estaduais ou federais, o Centro Universitário Faesa e a Faculdade Católica de Vitória oferecem bolsa de 25% de desconto. Os interessados precisam ser aprovados no vestibular, com ingresso para 2020/1.

Mérito Enem

  • Na Multivix, com o Mérito Enem o estudante consegue descontos que podem chegar a quase 100%, dependendo da nota na prova. De 200 a 300 pontos: primeira parcela gratuita e 50% de desconto na segunda; De 301 a 400 pontos: primeira parcela gratuita e 75% de desconto na segunda; acima de 400 pontos: primeira parcela gratuita e 95% de desconto na segunda. Oferece ainda 50% de desconto durante todo o curso para alunos com idade superior a 60 anos que se matricularem nos cursos da graduação EaD.

Programa Bolsa Social

  • Estudantes de baixa renda - até 2 salários mínimos - sem débitos em semestres anteriores e sem reprovação ganham até 70% de desconto no Programa Bolsa Social do Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV). É necessário comprovação da renda e de residência. O benefício precisa ser renovado a cada seis meses.

Programa Bolsa Social para desempregados

  • Para os estudantes que estão desempregados e precisam ingressar na faculdade, o Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV) oferece até 100% de desconto. Os requisitos são os mesmos do Programa Bolsa Social.

Semana do curso superior

  • A faculdade UCL vai oferecer bolsas de até 25% de desconto nas mensalidades dos cursos, distribuídas entre os participantes da Semana do Curso Superior. O evento acontece de hoje até sexta-feira. O desconto será dado na mensalidade dos cursos de qualificação. No site www.ucl.br é possível se inscrever para participar e conferir as regras para concorrer ao bônus.

Programa Rosa dos Ventos de Responsabilidade Social

  • A faculdade UCL oferece também bolsas de estudo para alunos carentes das comunidades do entorno do Campus Manguinhos, na Serra, dentre os quais estão jovens atletas que participam do Projeto Atleta, Educação, Cultura e Comunidade (Projaec), de Jardim Limoeiro, e pessoas que, em troca da bolsa de estudos, prestam serviços ao projeto social.

Incentivo à Pesquisa

  • O Programa Fucape de Incentivo à Pesquisa oferece cinco bolsas por semestre para os cinco primeiros candidatos que alcançarem mais de 75% no processo seletivo. Os candidatos que optarem em utilizar apenas a nota do Enem como forma de entrada não participam desse programa.

Bolsa Atleta

  • É um benefício estudantil oferecido para incentivar a prática do esporte profissional. Essa modalidade de auxílio pode cobrir até 100% das mensalidades durante toda a graduação. Para usufruir desse benefício, o estudante precisa estar vinculado a alguma entidade de prática desportiva, ter participado de competições esportivas no ano anterior ao pedido de bolsa, estar filiado à Entidade de Administração Nacional (confederação) e Estadual (Federação) da modalidade de esporte praticado. Esse benefício é oferecido pela Doctum e Multivix.

PRAVALER

  • Crédito universitário para cursos de graduação das instituições de ensino parceiras. Com o Pravaler o estudante tem 12 meses para pagar um semestre e as parcelas não se acumulam. Ele é válido para todos os cursos, exceto Medicina. O estudante começa a pagar enquanto estuda, não é necessário ter conta bancária, os contratos são semestrais, com possibilidade de financiar mensalidades em atraso.

Faça Acontecer

  • É o crédito estudantil do Sicoob destinado para o financiamento de cursos de graduação em instituições conveniadas. Para conseguir basta ir até uma agência do Sicoob, fazer a simulação e o cadastro. Os contratos de financiamento são firmados por período (semestre). É necessário manter os pagamentos das parcelas em dia, enquadrar-se nos pré-requisitos e recontratar a operação. Não é necessário o estudante ter renda própria. Será necessário apresentar no mínimo um avalista, sendo que o valor da parcela deve corresponder a no máximo 40% da soma das rendas bruta do estudante e/ou avalista(s).

Fonte: Instituições consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: