X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Exposição "Com Amor" traz artes contemporâneas para museu no Centro de Vitória

A mostra é composta por 24 obras de linguagens múltiplas como mosaico, instalação e performance


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Exposição "Com Amor" traz artes contemporâneas para museu no Centro de Vitória
A mostra é composta por 24 obras de linguagens múltiplas como mosaico, instalação e performance. |  Foto: Divulgação/Vania Cáus e PMV

A arte é fundamental para que as pessoas passem pela vida com mais leveza e, até o dia 22 de julho, a exposição "Com Amor", da artista plástica Vania Cáus, invade a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória, com obras que trazem muitas cores e reflexões.

Composta por 24 obras de linguagens múltiplas como mosaico, instalação e performance, a exposição percorre a trajetória de vida da artista desde a sua infância, com os desafios de não ser neurotípica, a dislexia e outras comorbidades. Em "Com Amor", Vania retrata como a arte mudou a sua vida.

"Quero proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva e reflexiva sobre a arte na formação do indivíduo. Na mostra será possível analisar o contexto contemporâneo, explorando diferentes técnicas e formas de expressão e suas relações com questões de memória, estética, identidade e cultura", declara a artista.

Na exposição o público encontrará mosaicos contemporâneos influenciados pelas narrativas Drummondianas e obras que assumem vários formatos, algumas chegando até mesmo a extrapolar o espaço cultural e percorrer o entorno da Casa Porto.

"O diferencial deste projeto é a sua abordagem inovadora e contemporânea da arte tátil e sensorial, permitindo que pessoas cegas também possam apreciar e se afastar das ideias tradicionais de sua utilização apenas como objeto decorativo de tendência. O mosaico é uma linguagem artística milenar e contemporânea, portanto, ela evolui desde 3500 anos a.C., até chegar ao QR Code", completa Vania.

A visita é gratuita. Os interessados devem ir ao local durante seu horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.

A exposição conta com recursos de acessibilidade, como descrição em QRCode, obras táteis e sensoriais, e as mediadoras são treinadas para receber todos os públicos.

Serviço

Exposição "Com Amor" de Vania Cáus

Quando: Até 22 de julho de 2024.

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas. Praça Manoel Silvino Monjardim, 66. Centro Histórico de Vitória.

Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 18h. Sábados das 10h às 14h.

Entrada: Gratuita e classificação indicativa livre.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: