X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Exame de graça para detectar câncer de mama


Imagem ilustrativa da imagem Exame de graça para detectar câncer de mama
Paciente faz exame de mama: de janeiro até agosto deste ano foram realizadas 24.815 mamografias no Estado |  Foto: Divulgação

Para reduzir as mortes em decorrência do câncer de mama, especialistas afirmam que é importante o diagnóstico precoce. Recomendado como rotina para mulheres de 50 a 69 anos, o exame de mamografia é um dos mais utilizados.

Dentro da programação do Outubro Rosa, campanha anual de prevenção a esse tipo de tumor, municípios da Grande Vitória estão oferecendo o exame de graça, durante todo este mês.

Em Vitória, segundo a gerente de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Liana Antonucci Reis, até agora, já foram marcadas 750 mamografias e outras 750 devem ser agendadas até o fim do mês.

“A porta de entrada para o exame é por meio das unidades de saúde e pela busca ativa. As mulheres de 50 a 69 anos fazem o exame de rotina. No caso das demais, é feita uma avaliação das mamas e, se for identificado algum sinal suspeito, a paciente é encaminhada para a mamografia”, explicou.

Vila Velha também está fazendo ação de busca ativa de mulheres entre 50 a 69 anos em alguns bairros. Segundo a prefeitura, serão ofertados 60 exames por dia, sendo 1.500 durante todo este mês.

“Nas regiões que não possuem o programa Estratégia Saúde da Família, o público-alvo deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, onde será ofertado agendamento para mamografia dentro da faixa etária estabelecida”, informou a prefeitura por nota.

Na Serra, a prefeitura disse que, após a paciente ser consultada em uma unidade de saúde e o exame ser solicitado, a mamografia poderá ser feita pelo município ou Estado. São ofertados em torno de mil exames por mês, segundo a prefeitura.

Em Cariacica, é disponibilizada a realização de mamografia tanto para diagnóstico, quanto rastreamento de câncer de mama. A orientação é que a moradora procure a unidade básica de saúde mais próxima do seu endereço.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o exame de mamografia é ofertado durante todo o ano e que, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 24.815 mamografias no Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: