Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Exame de graça para detectar câncer de mama

| 06/10/2020 17:19 h

Paciente faz exame de mama: de janeiro até agosto deste ano foram realizadas 24.815 mamografias no Estado
Paciente faz exame de mama: de janeiro até agosto deste ano foram realizadas 24.815 mamografias no Estado |  Foto: Divulgação

Para reduzir as mortes em decorrência do câncer de mama, especialistas afirmam que é importante o diagnóstico precoce. Recomendado como rotina para mulheres de 50 a 69 anos, o exame de mamografia é um dos mais utilizados.

Dentro da programação do Outubro Rosa, campanha anual de prevenção a esse tipo de tumor, municípios da Grande Vitória estão oferecendo o exame de graça, durante todo este mês.

Em Vitória, segundo a gerente de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Liana Antonucci Reis, até agora, já foram marcadas 750 mamografias e outras 750 devem ser agendadas até o fim do mês.

“A porta de entrada para o exame é por meio das unidades de saúde e pela busca ativa. As mulheres de 50 a 69 anos fazem o exame de rotina. No caso das demais, é feita uma avaliação das mamas e, se for identificado algum sinal suspeito, a paciente é encaminhada para a mamografia”, explicou.

Vila Velha também está fazendo ação de busca ativa de mulheres entre 50 a 69 anos em alguns bairros. Segundo a prefeitura, serão ofertados 60 exames por dia, sendo 1.500 durante todo este mês.

“Nas regiões que não possuem o programa Estratégia Saúde da Família, o público-alvo deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, onde será ofertado agendamento para mamografia dentro da faixa etária estabelecida”, informou a prefeitura por nota.

Na Serra, a prefeitura disse que, após a paciente ser consultada em uma unidade de saúde e o exame ser solicitado, a mamografia poderá ser feita pelo município ou Estado. São ofertados em torno de mil exames por mês, segundo a prefeitura.

Em Cariacica, é disponibilizada a realização de mamografia tanto para diagnóstico, quanto rastreamento de câncer de mama. A orientação é que a moradora procure a unidade básica de saúde mais próxima do seu endereço.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o exame de mamografia é ofertado durante todo o ano e que, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 24.815 mamografias no Espírito Santo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS